5 dicas para otimizar a manutenção nas instalações elétricas industriais

A manutenção das instalações elétricas industriais está diretamente ligada à produtividade da companhia e seu bom funcionamento garante a segurança necessária para todas as pessoas envolvidas com o processo empresarial.

As instalações elétricas industriais precisam passar por uma constante manutenção. Este processo pode ser classificado como um conjunto de práticas e atividades que buscam zelar pelo bom funcionamento de sistemas, maquinários e instalações elétricas dentro de uma organização de produção.

Neste artigo, você entenderá qual a importância da manutenção nas instalações elétricas industriais e como fazer para otimizar este procedimento tão necessário para todas as indústrias.

É do seu interesse: Como escolher o modelo de cronograma de obra ideal

A importância da manutenção nas instalações elétricas industriais

Como quase tudo o que é feito em uma indústria está ligada à eletricidade, a manutenção elétrica é de suma importância, pois impede eventuais falhas que podem prejudicar o bom funcionamento da empresa.

Em caso de uma eventual falha elétrica, as chances de atraso na entrega dos produtos são consideráveis e este fato pode acarretar imensos prejuízos para todos os envolvidos no processo.

Há ainda a possibilidade de os produtos terem algum defeito de fabricação. Este fator pode ocasionar a insatisfação dos clientes e a consequente queda na credibilidade da empresa.

Além da questão econômica, uma boa manutenção nas instalações elétricas industriais garante a segurança a todos os colaboradores que atuam na indústria.

Para ler depois: Plano de manutenção preventiva: 4 erros comuns que devem ser evitados

Como otimizar a manutenção nas instalações elétricas industriais

Para que a manutenção nas instalações elétricas industriais traga benefícios aos clientes e assim evite mais problemas, há uma série de dicas que ajudam a otimizar o processo. As 5 principais são:

Planejamento de manutenção: elaborar um plano bem estruturado de como deve acontecer a manutenção é primordial para traçar quais os caminhos deverão ser seguidos pela equipe de manutenção.

Análises termográficas: investir em análises termográficas ajuda a diminuir os riscos de superaquecimento das máquinas que podem causar incêndios e acidentes elétricos.

Indicadores de manutenção: fazer relatórios periódicos e acompanhar as diversas fases dos procedimentos da manutenção ajuda a compreender eventuais mudanças no trabalho realizado.

Melhorias contínuas: criar uma rotina que ajude a implementar novas melhorias é fundamental para o processo de manutenção das instalações elétricas, pois facilita o trabalho preventivo.

Equipe especializada: ter o apoio de um time de especialistas no assunto é o mais recomendado nestes casos, porque a equipe oferece o conhecimento necessário para a realização dos trabalhos.

Saiba mais: Como funciona a termografia elétrica?

Conheça a TDGI

Com mais de 20 anos de experiência no mercado, a TDGI oferece diversos serviços para empresas de todos os setores da economia.

Entre os serviços prestados pela empresa, está a manutenção elétrica predial, que conta com uma equipe multidisciplinar para disponibilizar o que há de melhor no mercado.

A TDGI oferece a gestão, a operação das instalações, a execução da manutenção e ainda tem assistência técnica em tempo integral para todos.

Se a sua empresa está em busca de um parceiro que possa realizar os serviços de manutenção nas instalações elétricas industriais, entre em contato conosco e veja o que a TDGI pode fazer para ajudar.

Baixe nosso “Guia prático para redução de custos no setor industrial” e saiba as principais boas práticas para economizar e ter maior competitividade.