Relatório de inspeção de manutenção predial: o que deve constar?

O relatório de inspeção de manutenção é o resultado documental na análise técnica de um prédio, seja residencial ou comercial, sendo indispensável à segurança e conformidade legal.

Por meio do relatório, é possível mapear as irregularidades e inconformidades relacionadas aos equipamentos e instalações, aumentando o controle sobre as atividades e também garantindo vistorias mais direcionadas e objetivas.

Veja mais: 5 dicas do que analisar durante a manutenção elétrica predial

O que é o relatório de inspeção de manutenção na prática?

O relatório de inspeção de manutenção é um documento que registra e reúne as informações referentes à integridade, segurança e qualidade de instalações prediais.

Durante a vistoria, a equipe coleta uma série de informações que, por meio do relatório de inspeção de manutenção, são traduzidas para um entendimento mais objetivo e focado.

O documento permite identificar estruturas e equipamentos que não estão em conformidade e dar diretrizes sobre como regularizar a situação predial, atendendo às diretrizes legais.

Saiba ainda: Manutenção de prédios: 5 serviços que não podem faltar

Quais etapas do relatório de inspeção de manutenção?

Para a elaboração do relatório de inspeção de manutenção, podem ser necessárias diferentes etapas. São elas:

  • Entrevistas: etapa inicial que inclui a verificação junto ao síndico ou responsáveis para obter informações preliminares sobre as condições prediais;
  • Análise documental: inclui todos os registros do prédio, como regimento interno, relação de proprietários, ata de eleição do síndico, CNPJ, projeto e muitos outros que permitem uma avaliação completa da situação legal do local;
  • Inspeção de campo: consiste na avaliação de cada sistema que compõe o prédio, como fachada, hidráulica, elétrica, telhados, pisos, áreas de lazer, piscina, fundação, vedação, forro, parede e outras;
  • Relatório fotográfico: trata do registro fotográfico das irregularidades com devido complemento das informações, como grau de criticidade, sistema, recomendações técnicas, classificação e outros dados adicionais.

Portanto, o relatório de inspeção de manutenção predial é um documento imprescindível à regularidade do local.

Leia mais: Manutenção de prédios: conheça os 5 principais EPIs

6 itens que devem constar no relatório de inspeção

É sempre importante verificar as diretrizes regionais quanto aos itens obrigatórios do relatório de inspeção de manutenção predial, mas alguns dos elementos básicos incluem:

  • Dados básicos: são as informações relacionadas ao nome do responsável pelo relatório, responsável pelo prédio, dados cadastrais do prédio, como nome, endereço, CNPJ e outras informações do tipo;
  • Objetivo: deve incluir as áreas e sistemas verificados e se a proposta do relatório é contemplar uma revisão de vistoria prévia ou algum sistema específico;
  • Resultados da inspeção: deve apresentar de forma clara e objetiva quais os sistemas estão em conformidade ou não com as diretrizes legais;
  • Serviços executados: visa indicar o antes e depois dos serviços executados, principalmente em caso de correção de uma irregularidade apontada em vistoria anterior;
  • Conclusão: indica todos os achados relevantes da inspeção de forma resumida;
  • Recomendações: apresenta todas as recomendações técnicas relacionadas às estruturas que não estão em conformidade, indicando o grau de criticidade e como o responsável do prédio deve proceder para regularizar a situação.

Leia também: O que você precisa saber sobre serviços de manutenção predial 

Como a TDGI pode ajudar

Como visto, o relatório de inspeção de manutenção é um documento de grande importância e pode ter implicações graves ao prédio quando fora dos padrões exigidos.

Devido à relevância do documento, é fundamental que haja a contratação de uma empresa qualificada para realização dos serviços de manutenção do prédio, tanto para segurança dos usuários, profissionais que lá trabalham, frequentadores, clientes e fornecedores, quanto para conformidade legal.

A TDGI é especializada em serviços de manutenção predial, garantindo a conformidade de todas as estruturas e relatório de inspeção de manutenção mais completo e adequado aos padrões exigidos. Conheça os serviços de manutenção realizados pela empresa aqui!

Baixe nosso “Guia prático para redução de custos no setor industrial” e saiba as principais boas práticas para economizar e ter maior competitividade.