termografia elétrica

Manutenção condicionada: como funciona a termografia elétrica

A manutenção condicionada, ou preditiva, é de fundamental importância para as empresas de todos os segmentos. Afinal, ela é responsável por prever problemas, falhas e quedas de desempenho em equipamentos e instalações a fim de corrigi-los o quanto antes.

Assim, é possível evitar defeitos graves futuramente, que poderiam causar muito mais danos nas estruturas e gerar um elevado custo para fazer os reparos emergenciais e a manutenção corretiva adequada.

Vale destacar que existem diversos processos de manutenção preditiva, como análise de vibração, balanceamento dinâmico, alinhamento a laser, termografia elétrica, entre outros. E, neste conteúdo, vamos entrar em detalhes sobre esse último item da lista.

Também conhecida como inspeção termográfica ou análise termográfica, a termografia elétrica é uma importante técnica relacionada à manutenção preditiva elétrica. Entenda melhor a seguir!

O que é a termografia elétrica?

Este método de manutenção condicionada trata-se de um teste usado para detectar problemas em potencial em sistemas, equipamentos e componentes elétricos energizados. Algumas falhas identificadas são:

  • Conexões deficientes;
  • Desequilíbrio de cargas;
  • Deterioração no isolamento;
  • Entre outros.

É essencial verificar tais problemas com antecedência para evitar o consumo excessivo de energia, diminuir o risco de falhas e danos dos equipamentos e minimizar os custos de manutenção. 

Isso sem falar que a falta de uma manutenção preditiva apropriada pode acarretar em paradas não programadas na empresa, prejudicando as operações e a produção.

Leia também: Como a manutenção condicionada reduz custos: veja 6 técnicas!

Como funciona a manutenção condicionada com termografia elétrica

Este tipo de manutenção condicionada usa de técnica não destrutiva e não invasiva, já que funciona a partir de radiação infravermelha e instrumentação. Assim, os gestores conseguem medir a temperatura e visualizar imagens térmicas de componentes e equipamentos.

Na prática, a radiação infravermelha usa a percepção do calor emitido da superfície de um objeto. Então, os aparelhos de teste convertem a radiação em valor de temperatura ou imagem térmica. O que possibilita avaliar a condição térmica do componente naquele exato momento.

Esse monitoramento permite que o departamento de manutenção tenha os dados necessários para fazer uma análise de tendências. Dessa forma, sua principal característica é a fácil e rápida inspeção, permitindo a verificação de uma série de equipamentos em pouco tempo.

Outro aspecto importante é que a termografia elétrica garante resultados precisos nos monitoramentos e não interrompe a continuidade do fluxo de trabalho para medir e mapear os diferentes sistemas e equipamentos.

Principais aplicações na manutenção condicionada elétrica

Basicamente, a termografia elétrica é empregada para detectar as diferenças de temperatura associadas a possíveis problemas em equipamentos. Ou seja, as chamadas anomalias térmicas. 

Por exemplo, quando os componentes elétricos sofrem deterioração, a resistência aumenta e provoca o crescimento do calor no local. Já uma conexão com má formação também indica uma resistência mais elevada e uma temperatura mais alta.

Então, esta técnica pode ser aplicada para identificar tais pontos problemáticos e inícios de defeitos em circuitos gerais, quadros de energia, instalações elétricas, cabines de entrada de energia, equipamentos dinâmicos, entre outros.

Neste sentido, confira os problemas que podem ser diagnosticados com a manutenção condicionada por meio da análise termográfica:

  • Mau contato de fiação;
  • Oxidação dos componentes;
  • Desgaste de peças e elementos;
  • Sobrecarga de circuitos elétricos;
  • Atrito entre peças;
  • Falta de lubrificação dos equipamentos;
  • Desalinhamento entre os eixos.

Leia também: Como aplicar a gestão da manutenção na indústria? Tire suas dúvidas

Conheça os benefícios desta técnica de manutenção condicionada

Grande aliada para a detecção eficiente de problemas em instalações elétricas, a termografia elétrica traz inúmeras vantagens para as empresas que adotam a prática. 

Em primeiro lugar, vamos falar sobre o aumento da segurança. Afinal, segundo levantamento da National Fire Protection Association (NFPA), 10% dos incêndios que acontecem nas empresas estão relacionados às falhas no sistema elétrico, englobando desde a perda de isolamento elétrico e problemas de conexão até defeitos nos componentes. 

Ao evitar tais incidentes, é possível melhorar tanto a segurança da empresa como um todo, quanto a segurança dos funcionários.

Mas não é só isso. Outros benefícios estão atrelados a esta prática, como:

  • Redução de gastos com manutenções corretivas;
  • Diminuição de interrupções e paradas não programadas;
  • Maior economia por evitar o alto consumo de energia;
  • Aumento da vida útil dos equipamentos e sistemas elétricos;
  • Melhoria na confiabilidade das instalações.

Veja mais: Como escolher a empresa de manutenção ideal

Como uma empresa especializada em manutenção pode ajudar

Para garantir os melhores serviços de manutenção condicionada na sua empresa, incluindo a termografia elétrica, conte com o apoio de um parceiro especializado, experiente e com conhecimento total do assunto.

Empresa de engenharia multinacional, a TDGI está pronta para ajudar o seu negócio, com profissionais altamente qualificados, assistência técnica 24/7 e as práticas adequadas de manutenção.

Enquanto cuidamos da manutenção, disponibilidade e valorização dos ativos dos nossos clientes, os gestores podem se focar no core business. O que contribui para os melhores resultados da organização como um todo.

Atuamos em nossos serviços de manutenção com responsabilidade técnica e o cumprimento das SLAs acordadas. 

Então, obtenha todos os benefícios da inspeção termográfica na sua empresa o quanto antes com o auxílio da TDGI. Entre em contato com nossos especialistas!

Baixe nosso “Guia prático para redução de custos no setor industrial” e saiba as principais boas práticas para economizar e ter maior competitividade.