indicadores de produtividade industrial

Indicadores de produtividade industrial: conheça as principais métricas

Os indicadores de produtividade industrial são fundamentais para as empresas controlarem seus processos, bem como desenvolverem novas estratégias de produção. 

No entanto, com a pandemia provocada pelo coronavírus, essas métricas tornaram-se ainda mais importantes para a retomada das operações e continuidade da produção e dos negócios.

Leia também: 

Vale citar que, segundo o Portal da Indústria, o ICEI (Índice de Confiança do Empresário Industrial) apontou uma queda de 5,1 pontos em março de 2021, levando em comparação o mês de fevereiro. A razão principal para isso, segundo o estudo, é a preocupação com o coronavírus.

A Confederação Nacional da Indústria (CNI), por sua vez, revelou que a indústria nacional pode sofrer com as consequências da COVID-19. Segundo as previsões do órgão, o crescimento da economia brasileira pode ser de apenas 0,6% em um cenário pessimista. 

Porém, ao analisar de maneira mais otimista, a CNI disse que o aumento do PIB pode ser de 4,5%.

Diante deste cenário, preparamos esse conteúdo com os principais indicadores de produtividade industrial. Saiba mais!

Conheça os principais indicadores de produtividade industrial

Produtos produzidos

Quando se aborda os indicadores de produtividade industrial, uma métrica básica, entretanto fundamental, é o número de produtos produzidos para identificar a quantidade de itens produzidos em um período determinado.

Esse indicador pode ser utilizado para avaliar uma área específica, equipe e até o turno de uma fábrica.

Produtividade

Parecido com a métrica de número de produtos produzidos, a produtividade, tanto individual como coletiva, também deve ser avaliada a partir da quantidade de produtos produzidos em um determinado período.

Assim, pode-se descobrir possíveis gargalos na produção ou quedas de desempenho da equipe. Essas duas possibilidades podem assim ser estudadas e sanadas pelo time de gestores.

Tempo médio para reparo

Um dos indicadores de produtividade industrial importante também é o tempo médio para reparo, que indica o tempo investido para retomar as operações após uma falha. 

Desta forma, é possível medir o tempo do trabalho das equipes de produção e de manutenção de uma indústria.

Essa métrica é fundamental para a eficiente gestão da manutenção de equipamentos e instalações.

Veja mais: 

Tempo de inatividade

O tempo de inatividade também é essencial para calcular o tempo que máquinas e colaboradores ficaram inativos durante um turno. Esse indicador auxilia na identificação de como as falhas afetam a produção de uma fábrica.

Com essa métrica, os gestores de uma indústria medem o desempenho da indústria em um mês, por exemplo.

Tempo médio entre falhas

Outra métrica importante dentre os indicadores de produtividade industrial é o tempo médio entre falhas, que aponta o intervalo entre falhas operacionais.

Esse indicador auxilia uma fábrica a identificar possíveis problemas em maquinários e equipamentos antes mesmo que essas ocorrências aconteçam.

Desta maneira, é possível programar uma revisão para inspeção das máquinas e realizar a manutenção para evitar a interrupção da produção.

Horas trabalhadas na produção

Já as horas trabalhadas na produção indicam o tempo necessário para produção em um determinado período.

Assim, caso seja necessário, os gestores podem rever processos com gargalos e elaborar estratégias para tornar a produção mais eficiente.

Nível de utilização da capacidade instalada

Outra métrica que faz parte dos indicadores de produtividade industrial é o nível de utilização da capacidade instalada, que mede a capacidade total e atual de uma indústria.

Por exemplo, caso a produção tenha capacidade para produzir 20 mil peças, mas atualmente fabrica 15 mil, o nível de utilização da capacidade instalada revela uma capacidade ociosa de 5 mil peças. 

Caso não seja por falta de demanda, com esse indicador, os gestores podem avaliar se o gargalo é um problema operacional, como defeitos nas máquinas ou a falta de otimização na linha de produção, por exemplo.

Custo total de produção

O custo total de produção também indica dados como custos de matéria-prima, das horas trabalhadas por máquinas, dos profissionais da linha de produção e até da depreciação de equipamentos.

Essa métrica auxilia a indústria a identificar os custos operacionais e, consequentemente, o lucro final de cada item.

Giro do estoque

O giro de estoque também é um dos indicadores de produtividade industrial, já que aponta as entradas e saídas de produtos do estoque e avalia o tempo que uma mercadoria fica parada.

Assim, é possível elaborar estratégias para que as peças de menor saída não comprometam a capacidade de armazenamento da fábrica e garantir a eficiência na gestão de estoque.

Margem de contribuição e percentual de lucro

Por fim, a margem de contribuição e percentual de lucro indicam a rentabilidade de cada item após a venda, já descontando todos os custos como produção e logística.

Assim, a indústria identifica os produtos mais rentáveis, além do percentual de lucro de cada um.

Leia também: 

Invista em soluções eficientes para sua indústria

Para garantir uma gestão eficiente da sua fábrica, além de acompanhar todos os indicadores de produtividade industrial, é preciso contar com soluções e serviços que possam otimizar os processos, reduzir os custos e aumentar a lucratividade do negócio.

Para isso, a  TDGI é uma empresa de engenharia multinacional que fornece serviços inovadores e completos na manutenção, gerenciamento de facilities e construção civil de indústrias. 

Estamos presentes em nove países (Portugal, Angola, Moçambique, Espanha, Brasil, Bélgica, Luxemburgo, Argélia e Qatar) e em todos eles somos reconhecidos como uma empresa de qualidade e que apresenta soluções inovadoras e seguras, sempre respeitando as legislações locais e personalizando os serviços para cada cliente. 

Contando com um time de engenheiros e técnicos que possuem ampla vivência no setor, a TDGI garante os melhores resultados aos seus parceiros, como bom funcionamento de todas as instalações internas e externas, além da ágil redução de custos na indústria com ativos.

Deseja mais informações? Entre em contato com o nosso time de especialistas!

Baixe nosso “Guia prático para redução de custos no setor industrial” e saiba as principais boas práticas para economizar e ter maior competitividade.