5 fatores da produtividade industrial

5 fatores que influenciam os indicadores de produtividade industrial

Ferramentas para mensurar e medir a eficiência dos processos, colaboradores, equipes e até mesmo das instalações, os indicadores de produtividade industrial permitem otimizar o desempenho de cada um desses aspectos. Assim, é possível melhorar os resultados da indústria como um todo e aumentar a lucratividade.

Dessa forma, os indicadores de produtividade são essenciais para os gestores que devem se atentar aos números para garantir melhorias nos processos de produção. Então, as empresas conseguem produzir com mais qualidade e em maior quantidade, com menos custos, diminuição de desperdícios e o mesmo número de funcionários.

Vale destacar que, no Brasil, entre 2018 e 2019, a produtividade na indústria cresceu 0,7%, segundo dados da CNI. Esta taxa é menor somente do que a registrada pela Coreia do Sul (1,4%), em um levantamento com 11 países analisados. 

Para manter essa evolução contínua na produtividade e promover maior competitividade, é preciso identificar tudo o que acontece na produção. E são os indicadores de produtividade industrial que monitoram a operação e geram essas informações para o conhecimento dos líderes. 

Com tais dados, os gestores podem embasar suas decisões de modo confiável, rápido e seguro, observando pontos fracos, oportunidades e direcionando novas estratégias na organização para ter um maior rendimento.

Leia também: O que são e como funcionam os indicadores de produtividade?

Como impactar os indicadores de produtividade industrial?

Neste cenário apresentado, os gestores, em busca de qualificar os processos produtivos e aumentar a produtividade, podem aperfeiçoar os diversos aspectos que influenciam na fabricação do produto ou serviço. 

Então, veja os 5 principais fatores que geram uma melhora na produção e impactam os indicadores de produtividade industrial:

1. Controle de qualidade

A qualidade dos produtos é o primeiro ponto dessa lista. Afinal, é importante ter parâmetros para avaliar os itens e métricas para analisar se os objetivos desejados são alcançados. Dessa forma, os indicadores são elementos centrais para acompanhar os processos e a operação constantemente a fim de validar a qualidade e melhorar o controle.

Com essa prática, é possível ter um menor número de erros na fabricação e de defeitos nos produtos, garantindo maior confiabilidade da produção e reduzindo gastos.

2. Qualificação dos colaboradores

Promover a capacitação constante e a atualização dos colaboradores é importante para que todos os processos ocorram conforme o esperado. Assim, os produtos são entregues dentro da quantidade e qualidade prevista pela gestão, evitando falhas, desperdícios, retrabalhos e outros problemas.

Então, se a equipe estiver bem preparada e qualificada, maior será o potencial de bons resultados no que diz respeito à produtividade.

Leia também: Como definir e medir os indicadores de produtividade

3. Capacidade de inovação

Cada vez mais, a inovação é uma necessidade latente das indústrias. Isso porque as empresas do setor precisam investir em tecnologias para alavancar a transformação digital, trazendo melhores resultados tanto para a operação e produção industrial, quanto para outros processos, como a manutenção.

Portanto, com a maior capacidade de inovação da indústria, é possível impactar positivamente os indicadores de produtividade industrial.

Saiba mais: Redução de custos na indústria: como as tecnologias podem ajudar

4. Flexibilidade

Outra questão importante em relação ao nível de produtividade é a capacidade de flexibilidade da indústria. Afinal, o mercado tem sofrido mudanças constantemente, seja pelo uso de tecnologias ou com novas demandas e diferentes comportamentos dos consumidores.

Ou seja, é preciso se adaptar rapidamente e ser flexível para atender às diversas necessidades de operação, clientes, colaboradores e gestão. Como consequência, a empresa vai ficar sempre atualizada e na vanguarda, se destacando da concorrência.

5. Sustentabilidade

Quando se fala em sustentabilidade, muitas pessoas só pensam em ações em prol do meio ambiente, mas esquecem o impacto positivo gerado dentro da organização. Por exemplo, ao adotar uma mentalidade e gestão sustentável na indústria, é possível diminuir desperdícios e reduzir a geração de resíduos.

Dessa forma, as indústrias alcançam uma otimização dos processos e minimização dos custos de produção. O que vai garantir um aumento na produtividade.

Assim, com controle de qualidade, inovação, flexibilidade, capacitação e sustentabilidade, os gestores têm em mãos alguns fatores para evoluir os indicadores de produtividade industrial e gerar melhores resultados.

Leia também: 6 indicadores de manutenção nas indústrias e empresas

Principais indicadores de produtividade industrial para ficar de olho

Agora que os gestores já conhecem aspectos que influenciam na produtividade, é importante saber alguns dos principais indicadores que devem ser adotados. 

Produção por hora: a quantidade de produtos fabricados pode afetar a capacidade de vendas e o controle de estoque, assim como está associada às aquisições de matéria-prima, ao atendimento da demanda e ao faturamento da indústria. 

Tempo de ociosidade: este índice mostra os impactos dos intervalos na linha de produção nos resultados. Ou seja, o indicador revela quanto tempo os colaboradores ficam sem produzir ou se estão com excesso de trabalho. Assim, é possível saber, por exemplo, sobre a necessidade de contratação de novos funcionários.

Treinamento e capacitações: como falamos anteriormente, a qualificação da equipe é primordial para melhorar a performance. Então, este é um indicador de produtividade industrial valioso, já que é possível monitorar o número de funcionários capacitados em determinado período, o investimento feito nos treinamentos e os retornos gerados para a empresa.

Cumprimento de prazos: uma das principais métricas de produtividade em empresas de todos os segmentos é o atendimento a prazos. Isso vale desde a produção de um produto no período correto e a entrega para o consumidor final até o tempo médio de atendimento para resolver um problema de cliente.

Leia também: 7 estratégias para melhorar os indicadores de produtividade industrial

Conte com parceiros especializados

Para as indústrias terem melhor produtividade, é fundamental que a gestão possa se concentrar exclusivamente no core business, enquanto parceiros especializados realizam atividades de gestão e operação de instalações industriais.

Empresa de engenharia multinacional, a TDGI conta com serviços de manutenção técnica, facilities e construção civil para auxiliar os clientes e garantir o bom desempenho da indústria como um todo.

Estamos focados em implementar as melhores soluções do mercado para valorizar os ativos da sua indústria e promover serviços de excelência. Assim, proporcionamos maior transparência, cumprimento dos níveis de SLA acordados e adotamos relações de longo prazo com nossos clientes.

E os gestores ficam livres de preocupações para desenvolver novas estratégias de produtividade. Quer saber mais detalhes sobre como podemos te ajudar? Entre em contato agora mesmo com nossos especialistas!

Baixe nosso “Guia prático para redução de custos no setor industrial” e saiba as principais boas práticas para economizar e ter maior competitividade.