Manutenção corretiva do ar-condicionado: a importância da renovação do ar
Em ambientes industriais fechados, é essencial que o ar seja de qualidade. Isso porque, pessoas que passam muitas horas no mesmo local, respiram o mesmo ar e ficam expostas ao risco de contaminação por diversas doenças. Para isso, é muito importante fazer a manutenção corretiva do ar-condicionado.
Em tempos de pandemia, trazer melhorias para a qualidade do ar dentro das empresas é ainda mais importante. É preciso manter a atenção na ventilação e adotar medidas para promover uma melhor circulação e renovação do ar, em todos os ambientes. Vamos entender mais sobre esse assunto?
Como manter a qualidade do ar em ambientes industriais fechados?
A pandemia, causada pela Covid-19, levou discussões sobre a qualidade do ar nas empresas para outro patamar. O coronavírus é um agente infeccioso que ataca as vias respiratórias, portanto, é transmitido por meio de micropartículas de ar.
Em muitas empresas, a única forma de renovação do ar em ambientes fechados é pelo ar-condicionado. Nessa situação, a manutenção do aparelho é ainda mais fundamental.
Pessoas com doenças crônicas como asma, rinite, sinusite e bronquite, são ainda mais suscetíveis à doenças transmitidas pelo ar, e podem ter seus quadros de saúde bastante prejudicados.
Vale lembrar que, não basta apenas instalar os dispositivos de climatização: é preciso manter a manutenção e higienização regulares desses aparelhos.
Leia mais: Como a manutenção aumenta a eficiência operacional
Como realizar a manutenção corretiva do ar-condicionado?
Os processos de manutenção corretiva de ar-condicionado foram impactados nos últimos anos, com normas focadas em estabelecer uma série de diretrizes que possibilitam uma melhor segurança e higiene dos aparelhos de climatização.
A Lei do Plano de Manutenção, Operação e Controle, (PMOC), foi sancionada em janeiro de 2018, e determina normas obrigatórias a serem cumpridas com esses equipamentos. Dessa forma, é possível garantir que os aparelhos de ar-condicionado e climatizadores se mantenham adequados para as funções.
Mas afinal, quais as principais diferenças entre os serviços de manutenção preventiva e manutenção corretiva de ar-condicionado?
Manutenção preventiva e corretiva: principais diferenças
Enquanto na manutenção preventiva, a intenção é antecipar qualquer possível problema por meio do planejamento de inspeções periódicas, a manutenção corretiva do ar-condicionado, como o próprio nome sugere, é feita com o intuito de corrigir eventuais problemas.
Sendo assim, esses dois tipos de manutenção podem (e devem) ser associados para que não haja problemas maiores nos equipamentos e a qualidade do ar não diminua.
Saiba ainda: Manutenção corretiva e preventiva: qual a mais indicada para minha empresa?
Principais objetivos da manutenção corretiva do ar-condicionado
A manutenção corretiva tem como principal tarefa realizar quatro tipos de serviço. São eles: o conserto das peças e reparos gerais, a troca do filtro para o ar-condicionado, a limpeza e higienização do equipamento e, por fim, a troca de peças que estão com algum defeito, desgaste ou outro tipo de problema.
Com essas operações realizadas adequadamente é possível garantir que os dispositivos, como ar-condicionado e climatizadores, se mantenham 100% aptos para as suas funções (e sem resíduos ou impurezas que possam prejudicar a qualidade do ar e a saúde das pessoas que frequentam o ambiente).
Além de melhorar a qualidade do ar e evitar a proliferação de doenças, como a Covid-19, existem ainda mais benefícios em manter a manutenção corretiva do ar-condicionado sempre em dia. Separamos alguns deles:
- Aumenta a vida útil do equipamento;
- Minimiza o consumo de energia e os custos da empresa;
- Impede que o equipamento tenha falhas repentinas ou até pare de operar;
- Proporciona maior conforto térmico aos colaboradores presentes no local;
- Conserva o equipamento limpo e evita a proliferação de fungos e bactérias.
Veja também: Como evitar desperdícios no serviço de manutenção
Conte com a ajuda da TDGI!
Para ter total segurança na manutenção corretiva do ar-condicionado, é fundamental contar com uma empresa parceira e especializada em cada uma das etapas da manutenção.
A TDGI é uma empresa multinacional de engenharia, que fornece as melhores soluções e promove a excelência na manutenção técnica, possibilitando às empresas um maior foco no core business – ou seja, nas atividades que realmente interessam.
Quer saber mais sobre nossas soluções e como podemos ajudar o seu negócio a se destacar no mercado? Entre em contato conosco ainda hoje!