Manutenção corretiva de ar-condicionado

Manutenção corretiva de ar-condicionado: entenda como funciona o PMOC

Os processos de manutenção corretiva de ar-condicionado foram impactados nos últimos anos, com uma legislação focada em estabelecer uma série de diretrizes que possibilitam uma melhor segurança e higiene dos sistemas de climatização.

Leia mais: 7 práticas para realizar a manutenção de ar-condicionado

Sancionada em janeiro de 2018, a Lei do  Plano de Manutenção, Operação e Controle –  ou PMOC, como é chamado – determina normas obrigatórias a serem cumpridas com esses equipamentos.

Dessa maneira, é possível garantir que os dispositivos como ar-condicionado e climatizadores se mantenham adequados para as funções e não contêm com resíduos e impurezas que prejudicam a qualidade do ar.

Essa preocupação é importante, dado que todos os presentes em um escritório, por exemplo, podem sentir os efeitos que um ar-condicionado em mau estado pode gerar, como tosse seca, cansaço, falta de ar e pneumonite de hipersensibilidade.

Pessoas com doenças crônicas como asma, rinite, sinusite e bronquite, por sua vez, são ainda mais suscetíveis e podem ter seus quadros de saúde prejudicados.

Mas, afinal, quais são as novas regras estabelecidas por essa lei? Para responder essa pergunta, nós, da TDGI, preparamos um conteúdo completo. Confira:

Como o PMOC influencia na manutenção corretiva do ar-condicionado? 

Em linhas gerais, pode-se dizer que o PMOC é indispensável, pois regulamenta que empresas públicas ou privadas devem contar com um documento que organize a manutenção corretiva do ar-condicionado.

Para isso, essa declaração deve conter de maneira escrita todas as informações necessárias. Nesse caso, o estado de cada parte do aparelho deve ser registrado e sua limpeza atestada.

Veja também: Ar-condicionado industrial: conheça os principais tipos e sua manutenção

Nesse cenário, é possível dizer que a nova legislação otimiza os serviços e processos do setor, uma vez que institui a necessidade de realizar constantemente a verificação de tais aparelhos.

Como o PMOC pode ajudar a sua empresa?

De maneira geral, companhias de todos os tamanhos que contam com ar-condicionado e climatizadores se beneficiam dessa nova legislação, visto que podem garantir melhores condições para seus funcionários seguindo o plano de manutenção corretiva de ar-condicionado.

Vale destacar que o artigo 3 da Lei prevê que “os sistemas de climatização e ar-condicionado devem obedecer a parâmetros de qualidade do ar em ambientes climatizados artificialmente, em especial no que diz respeito a poluentes de natureza física, química e biológica, suas tolerâncias e métodos de controle, assim como obedecer aos requisitos estabelecidos nos projetos de sua instalação.”

Tais parâmetros necessários à garantia da boa qualidade do ar levam em consideração temperatura, umidade, velocidade, taxa de renovação e grau de pureza. E todos esses padrões estão estabelecidos na Resolução nº 9, de 16 de janeiro de 2003, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Então, no caso de problemas e falhas nos aparelhos, as empresas devem efetuar a manutenção corretiva de ar-condicionado, com os reparos adequados, a fim de restabelecer os padrões presentes nas normas.

Além disso, ter uma lei clara sobre o assunto permite uma maior organização da empresa, que agora sabe exatamente quais passos tomar para certificar-se da segurança dos equipamentos. 

Assim, é possível evitar que inspeções do Ministério do Trabalho encontrem falhas que podem gerar multas de até 300 mil reais. 

Conte com uma empresa especializada para realizar o PMOC

Para ter sucesso em todas as etapas da manutenção corretiva de ar-condicionado, é fundamental ter a parceria de empresas especializadas em cada uma das etapas da manutenção predial.

Assim, pode-se ter maior segurança que o PMOC e todas as outras legislações serão cumpridas, além da confiança de que todas as inspeções e vistorias sejam seguidas adequadamente. Nesse sentido, dispor dos serviços da TDGI é o melhor dos caminhos.

Empresa multinacional de engenharia, a TDGI fornece as melhores soluções e promove a excelência na manutenção técnica, possibilitando às empresas um maior foco no core business. 

Quer saber mais sobre nossas soluções e como podemos ajudar o seu negócio a garantir a vantagem competitiva para destacar-se no mercado?

Entre em contato conosco agora mesmo e tire suas dúvidas!

Baixe nosso Guia “Passo a passo para criar um plano de manutenção hospitalar eficiente ” e saiba as principais boas práticas!