energia elétrica industrial

Como garantir a redução de consumo de energia elétrica industrial

Os altos custos associados à energia elétrica no Brasil também incidem sobre as indústrias, que usam diversos maquinários, contam com extensa linha de produção e necessitam de diferentes sistemas para garantir a produção. Então, já fica clara a importância de buscar a redução de consumo de energia elétrica industrial.

Afinal, além dos gastos acima relacionados à energia, há outros como a iluminação e o uso de vários componentes eletrônicos que demandam energia para o funcionamento. Isso mostra o grande impacto do consumo de energia para as despesas mensais das indústrias.

Segundo pesquisa da Firjan, a energia elétrica é responsável por mais de 40% dos custos na produção industrial do país. O valor da energia, inclusive, já chegou ao patamar de R$487,14 por MWh. 

Outro dado interessante do consumo de energia nas indústrias mostra que os motores elétricos, os sistemas de refrigeração, ar comprimido e a iluminação representam mais de 50% dos custos com energia elétrica, de acordo com o levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Leia também: 7 estratégias para redução de custos nas indústrias na crise

Importância de promover redução de consumo de energia elétrica industrial 

Neste cenário apresentado, os gestores das indústrias precisam adotar ações para promover maior eficiência energética e a redução de consumo de energia elétrica industrial.

Assim, é possível obter inúmeros benefícios, como por exemplo:

Maior economia na indústria: as medidas de eficiência e redução de consumo vão proporcionar menos gastos com energia elétrica e, consequentemente, a indústria vai atingir objetivos de redução de custos.

Sustentabilidade: seja pela introdução de energias renováveis ou pela otimização no consumo de eletricidade, as empresas podem promover maior sustentabilidade. O que impacta positivamente até a imagem da indústria.

Diminuição de custos no produto final: o alto gasto com energia acarreta em um produto final mais caro para o consumidor. No entanto, ao reduzir esta despesa, também é possível aumentar a produtividade e diminuir os preços praticados.  

Maior competitividade: como consequência da queda dos preços dos produtos, as indústrias conseguem aumentar sua competitividade no mercado e melhorar as vendas. O que pode gerar uma maior lucratividade no médio e longo prazo.

Leia também: 7 estratégias para melhorar os indicadores de produtividade industrial

Principais medidas para redução de consumo de energia

Depois de conhecer os impactos do alto custo da energia elétrica industrial e saber os benefícios de implantar ações para promover maior eficiência, vamos às principais medidas. Vale destacar que as estratégias vão desde as mais simples até outras especializadas.

1. Iluminação

Este é um dos aspectos mais básicos e que pode ser colocado em prática já. Entre os pontos relativos à luz, os gestores industriais podem, por exemplo, colocar grandes janelas para aproveitar melhor a iluminação natural. Também é importante substituir as lâmpadas incandescentes pela tecnologia LED, que é muito mais econômica.

Utilizar sensores de presença, que ligam as luzes automaticamente quando os ambientes estão ocupados, é outra boa prática. Além disso, os gestores podem conscientizar a equipe sobre apagar luzes e desligar aparelhos ao sair de uma sala.

2. Inspeções nos motores das máquinas

Para evitar desperdícios de energia no uso de máquinas, há uma série de ações que podem ser realizadas, como desligar os motores de equipamentos fora de operação, verificar o alinhamento e a lubrificação dos motores para minimizar ruídos e vibrações, que impactam o consumo.

Não se esqueça também de usar os motores com 75% a 90% da potência nominal, evitando superdimensionar a carga utilizada. Também realize a manutenção frequente para eliminar o mau funcionamento, reduzindo o risco de elevar o consumo.

3. Manutenções preventivas e preditivas

Para garantir a redução de consumo de energia elétrica industrial, as manutenções preventivas e preditivas são peças chave. Isso porque elas evitam problemas mais graves, que interrompam as atividades industriais. 

Mas, com os serviços de inspeção periódica e análise inteligente de dados e performance, é possível evitar problemas elétricos, prolongar a vida útil de máquinas e contribuir para um consumo mais eficiente.

4. Superaquecimento

O superaquecimento, seja de conexão ou de cabos, provoca perdas em eficiência energética e aumenta a corrente elétrica consumida por máquinas. O que pode causar faíscas, incêndios e colocar a vida dos colaboradores em risco.

Portanto, o dimensionamento e o balanceamento dos circuitos de distribuição de energia ajudam a aumentar a segurança, diminuir os problemas nos materiais e estender sua vida útil. Para identificar esse superaquecimento em diversos componentes elétricos e eletrônicos, as análises termográficas são uma alternativa válida.

Saiba mais: Redução de custos nas indústrias: como as tecnologias podem ajudar?

5. Lubrificação de sistemas e máquinas

A incorreta lubrificação das máquinas ou a sua ausência pode aumentar a incidência de atritos mecânicos. Isso vai forçar o sistema e elevar o consumo elétrico. Então, os gestores devem ficar de olho na periodicidade da lubrificação para garantir que tudo funcione adequadamente.

6. Refrigeração

É possível atingir a redução de consumo de energia elétrica industrial com a manutenção adequada dos refrigeradores ou sistemas de resfriamento, usados nos ambientes que precisam de refrigeração como câmaras frias e frigoríficas. Para isso, é possível adotar ações como:

  • Evite a proximidade com fornos, estufas e outras fontes de calor;
  • Regule o termostato para garantir o resfriamento adequado dos produtos;
  • Garanta as portas e antecâmaras fechadas e bem vedadas;
  • Mantenha as medidas certas de água gelada, vazão de ar e fluido frigorífico.

7. Ar comprimido

Os sistemas de ar comprimido usados nas linhas de produção industrial são responsáveis por transmitir e armazenar energia em processos de equipamentos pneumáticos, no resfriamento de equipamentos e na limpeza sob pressão.

Então, eles precisam estar bem conservados para evitar desperdícios e aumentar a eficiência energética. Neste caso, é importante fazer a manutenção dos dispositivos, verificando o circuito de arrefecimento, possíveis vazamentos internos e desgastes em válvulas.

Leia também: Como aplicar a gestão da manutenção na indústria? Tire suas dúvidas

8. Ar-condicionado

Por último, no quesito de redução de consumo de energia elétrica industrial, vamos falar do ar-condicionado, que é bastante empregado para garantir conforto térmico aos colaboradores e também em processos específicos, como controle de temperatura em data centers.

Para aumentar sua eficiência e otimizar o uso do equipamento, vale a pena seguir algumas instruções, como:

  • Conscientizar a equipe sobre manter as portas e janelas fechadas durante o uso do equipamento;
  • Desligar o ar-condicionado em ambientes sem ninguém;
  • Substituir equipamentos antigos e defasados que consomem mais energia;
  • Fazer a limpeza e a manutenção frequente nos equipamentos, garantindo o melhor funcionamento;
  • Inspecionar o tratamento de água e a condensação, bem como verificar vazamentos.

Como a TDGI pode auxiliar a sua indústria

Como vimos, a maioria dos itens mencionados acima traz a manutenção como ponto primordial para melhorar a eficiência energética e ajudar na redução de consumo de energia elétrica industrial.

Por isso, neste contexto, a TDGI é o parceiro ideal para a sua indústria. Atuamos na gestão e execução de manutenção técnica e contamos com serviços de eficiência energética.

Possuímos assistência 24/7 para gestão e operação de instalações industriais com suporte técnico de engenharia e estamos prontos para realizar estudos de energia e apresentar soluções, que aumentem a eficiência dos equipamentos e instalações.

Com isso, valorizamos os ativos dos nossos clientes e auxiliamos na economia das indústrias. Tudo isso sem que os gestores precisem se preocupar em colocar tais medidas em prática, já que nós fazemos todo o planejamento, controle e monitoramento dos resultados.

Ficou interessado? Entre em contato agora mesmo com nossa equipe de especialistas!

Baixe nosso “Guia prático para redução de custos no setor industrial” e saiba as principais boas práticas para economizar e ter maior competitividade.