eficiência operacional

Como a manutenção aumenta a eficiência operacional

A eficiência operacional consiste nas estratégias e ferramentas adotadas por uma empresa para que seja possível produzir mais com menores custos e a mesma qualidade.

Diversos processos devem ser desenvolvidos para garantir a eficiência operacional de um negócio, como gestão de pessoas, serviços de manutenção, monitoramento dos indicadores-chave de desempenho (KPIs) e outros. Entenda melhor a seguir! 

Saiba mais: Indicadores de produtividade nas empresas: conheça os principais desafios

Qual a importância da eficiência operacional nas empresas?

Como visto, a eficiência operacional viabiliza que a empresa produza e venda mais, enquanto reduz os custos de operação. Para que esse resultado seja possível, no entanto, estratégias sólidas e alinhadas devem ser adotadas.

Um primeiro passo é o mapeamento do atual cenário do negócio, uma vez que só é viável otimizar processos conhecidos. Para tal, o monitoramento de KPIs é fundamental.

Os KPIs são indicadores estratégicos que permitem conhecer elementos-chave da operação, identificando gargalos e oportunidades de melhoria. Alguns exemplos incluem:

  • Overall Equipment Efficiency (OEE): permite verificar se um equipamento está operando no máximo da sua capacidade, incluindo tanto a quantidade quanto à qualidade dos produtos;
  • Overall Labour Efficiency (OLE): possibilita analisar o desempenho dos trabalhadores, garantindo uma atuação mais produtiva.

Ao acompanhar tais indicadores, os gestores podem avaliar o potencial para aprimoramento dos processos, equipamentos e atuação dos colaboradores.

Os benefícios resultantes do aumento da eficiência operacional incluem a redução de custos, melhor mapeamento de gargalos, otimização de processos e ganhos de produtividade.

Vale lembrar que existem diferentes problemas que limitam a eficiência, como:

  • Uso de equipamentos obsoletos;
  • Ausência de planejamento;
  • Ineficiência da gestão de manutenção;
  • Falta de automação;
  • Processos truncados, entre outros.

Então, é essencial adotar ferramentas e processos que permitem identificar essas limitações e solucioná-las. E um dos principais meios é a manutenção.

Qual a importância da manutenção para eficiência operacional?

A gestão da manutenção é um dos pilares para alcançar mais eficiência operacional, uma vez que ajuda a identificar e contornar problemas recorrentes.

Os serviços relacionados à manutenção podem ser preventivos, preditivos ou condicionados e corretivos e atuar nas instalações, estruturas e equipamentos, funcionando de modo estratégico para apoiar as empresas. 

Alguns aspectos fundamentais dos processos de manutenção incluem:

  • Avaliação das máquinas 

A análise especializada permite mapear a base do maquinário, identificando oportunidades de otimização, capacidade de utilização e riscos de parada. Assim, se tornam medidas preventivas para evitar problemas que se agravem no futuro e ações corretivas caso seja necessário.

  • Investimento descentralizado 

Um problema comum nas empresas é a questão de investimentos pontuais em serviços de manutenção. No entanto, tais atividades e processos contribuem de forma efetiva para melhorar a situação global da companhia em termos de eficiência operacional. Ou seja, demanda-se um investimento contínuo e planejado na gestão de manutenção.

  • Uso de tecnologias

As incorporações tecnológicas fazem parte das ações de manutenção condicionada, viabilizando ganhos de produtividade e performance, como por meio da automação de processos e melhor capacidade analítica da operação.

  • Suporte técnico qualificado

Contar com suporte técnico integral especializado é essencial para que os processos relacionados à manutenção sejam mais satisfatórios e eficazes, atendendo às demandas das empresas para inspeções e consertos de equipamentos, além de viabilizar o aumento da eficiência operacional.

Leia ainda: Como escolher a empresa de manutenção ideal

Conte com o apoio da TDGI

A TDGI é uma empresa de engenharia multinacional que conta com uma equipe interdisciplinar para prestar serviços diversos de manutenção de maquinários, da área elétrica, hidráulica, civil, entre outros.

Garantimos os mais altos níveis de excelência na operação e gestão de manutenção preventiva, preditiva e corretiva. Tudo para garantir a valorização dos seus ativos e deixar que os gestores só precisem se preocupar com o core business.

Com os serviços de manutenção da TDGI, a sua empresa pode alcançar maior eficiência operacional e ganhos de produtividade, redução de custos e previsibilidade.

Quer saber mais sobre os serviços de manutenção da TDGI? Confira aqui!

Baixe nosso “Guia prático para redução de custos no setor industrial” e saiba as principais boas práticas para economizar e ter maior competitividade.