objetivo da manutenção corretiva

Qual o objetivo da manutenção corretiva e quando fazer?

Embora o serviço seja muito comum nas indústrias, ainda há dúvidas sobre qual o objetivo da manutenção corretiva, bem como os principais procedimentos realizados para a avaliação e consertos de equipamentos.

 

Como o próprio nome sugere, a manutenção corretiva visa corrigir eventuais problemas e falhas dos maquinários, em decorrência de acidentes, quedas, quebras, erros no manuseio, entre outros fatores que podem prejudicar o desempenho das máquinas.

 

Sendo assim, a manutenção corretiva tem caráter emergencial, tendo como principal objetivo resolver os danos de equipamentos o quanto antes para evitar paradas de produção.

 

Apesar de sua eficiência, muitas empresas só realizam o conserto depois que a falha já ocorreu, esquecendo da importância do investimento na manutenção preventiva (em caráter de prevenção) para evitar as falhas.

 

No artigo de hoje, saiba mais sobre qual o objetivo da manutenção corretiva e quando realizar o procedimento. Acompanhe a leitura!

O que são manutenções corretivas?

Manutenções corretivas são ações realizadas para corrigir falhas, defeitos ou problemas que surgem em equipamentos, máquinas, instalações ou sistemas. Essas ações são tomadas após a identificação de um problema que afeta o funcionamento normal do equipamento ou sistema.

 

As manutenções corretivas são realizadas após a falha ter ocorrido e, portanto, são reativas. O objetivo principal é restaurar o equipamento ou sistema ao seu estado operacional normal, minimizando o tempo de inatividade e evitando perdas financeiras ou de produção.

 

Em geral, elas são mais comuns em equipamentos e sistemas mais antigos, que já passaram por várias horas de uso e, por isso, estão mais sujeitos a falhas e defeitos. No entanto, mesmo equipamentos novos podem apresentar problemas inesperados, por isso a manutenção corretiva é uma parte importante da manutenção preventiva de qualquer equipamento ou sistema.

 

Qual o objetivo da manutenção corretiva?

O principal objetivo da manutenção corretiva é restaurar o ativo para a condição em que ele possa funcionar como pretendido, seja com a reparação de sistemas ou substituição de componentes.

 

Normalmente associada às máquinas, a manutenção corretiva pode ser feita em outros itens, como peças, um dispositivos, acessórios, ou até mesmo em um sistema automatizado. No entanto, independentemente do componente, a resposta para qual o objetivo da manutenção corretiva é a mesma: corrigir possíveis falhas dos ativos.

 

Assim, é possível compreender os momentos em que a manutenção corretiva pode ser feita. Em geral, recomenda-se nas seguintes situações:

 

  • Quando as falhas não causam problemas de segurança no ambiente;
  • Quando não há interrupção do processo produtivo;
  • Quando não causam problemas relacionados à qualidade;
  • Quando o custo do reparo é inferior a 10% do valor do equipamento;
  • Quando existem equipamentos de reserva.

 

Tudo isso assegura a qualidade do serviço de manutenção corretiva, além de evitar quaisquer problemas durante o andamento do processo produtivo.

Quais as utilidades da manutenção corretiva?

Embora a manutenção corretiva seja uma ação reativa e, portanto, não seja o método mais ideal de manutenção, ela apresenta algumas utilidades. 

Redução de custos 

A manutenção corretiva pode ser mais econômica em algumas situações em que a manutenção preventiva não é eficaz ou pode ser muito cara. Além disso, ela evita gastos desnecessários em manutenções preventivas em equipamentos que não apresentam problemas.

Rapidez

Outro ponto importante sobre as manutenções corretivas é que são realizadas imediatamente após a falha do equipamento, o que permite que o equipamento volte a funcionar o mais rápido possível, minimizando o tempo de inatividade.

Identificação de problemas

A manutenção corretiva pode ajudar a identificar problemas que podem não ter sido detectados anteriormente durante a manutenção preventiva. Isso pode ajudar a evitar falhas futuras.

Flexibilidade

Por fim, a manutenção corretiva pode ser programada conforme a necessidade do equipamento, o que permite que a manutenção seja realizada de acordo com o cronograma de produção.

 

Mesmo com todos esses pontos que apresentamos, é importante lembrar que a manutenção corretiva não é o método mais adequado de manutenção, pois pode ser mais cara a longo prazo, especialmente se a falha ocorrer com frequência. 

 

A manutenção preventiva é sempre preferível, pois ajuda a evitar falhas e garante que o equipamento esteja sempre em boas condições de funcionamento.


Leia também: Quais são os diferentes tipos de manutenção corretiva?

Como fazer esse processo de manutenção corretiva?

Após conhecer qual o objetivo da manutenção corretiva, é importante saber que ela não deve ser uma regra, mas sim empregada em casos específicos. Por isso, o primeiro passo é realizar um acompanhamento dos equipamentos, com análise das condições de funcionamento e emprego dos processos de manutenção preventiva.

 

Atualmente, é possível encontrar tecnologias, com capacidade para automação e otimização dos trabalhos de reparo. O que traz resultados mais efetivos para a sua empresa. Dessa forma, as soluções podem ser aplicadas para catalogar, programar substituições, analisar custos de reparos e tomar a decisão mais assertiva em relação à manutenção.

 

Assim, fica mais fácil orientar os processos e as equipes, resultando em um trabalho muito mais eficaz, rápido e sem paradas que prejudicam o desenvolvimento das atividades.

 

Para ter sucesso nessa empreitada, é necessário contar com um time alinhado às práticas de manutenção corretiva. De início, crie um cronograma para avaliar as falhas ou avarias dos equipamentos. Posteriormente, tenha um histórico com essas informações, já que esses dados podem contribuir para a criação de um planejamento inteligente e um relatório de manutenção.

 

Em seguida, sabendo qual o objetivo da manutenção corretiva em relação ao conserto de falhas, os próximos passos são:

 

  • Elaborar um cronograma de ações;
  • Ter as ferramentas adequadas para consertos e ajustes;
  • Ter peças à disposição em caso de substituição;
  • Analisar as condições de funcionamento após o reparo.

 

É importante que a equipe de manutenção corretiva esteja sempre treinada e capacitada para lidar com os maquinários, ainda mais com a incorporação de diferentes tipos de tecnologias que existem nos dias de hoje.

 

Leia também: Como organizar um departamento de manutenção

Realize a manutenção corretiva com a TDGI

A TDGI é uma empresa multinacional de engenharia especializada na gestão e execução de serviços de manutenção técnica, como é o caso dos reparos emergenciais em caráter corretivo.

 

Por meio de seus profissionais especializados, a empresa oferece todo o suporte técnico, auxílio integral, planos de manutenção e rápido atendimento para consertos. A prioridade é uma manutenção eficiente, com foco na valorização dos ativos dos clientes.

 

Entre em contato com a TDGI e saiba mais sobre qual o objetivo da manutenção corretiva para o seu estabelecimento!