O que é due diligence e quais os benefícios desse processo na sua empresa?

Empresas que desejam alcançar eficiência em seus processos internos precisam entender o que é due diligence e como implementar esse tipo de análise dentro da operação. 

Sabemos que a pandemia desacelerou determinados segmentos do mercado e trouxe impactos significativos para as organizações. No entanto, a expansão da vacinação por todo o mundo vem reaquecendo diversos setores e inspirando as empresas a planejarem possibilidades de expansão.

Para isso, é fundamental alinhar os fluxos internos e, principalmente, acompanhar dados estratégicos da operação, especialmente quando nos referimos às iniciativas de manutenções técnicas

Nesse cenário, confira abaixo o que é due diligence, como esse indicador é utilizado nas empresas e quais os benefícios que promove.

Mais lidos: Técnicas de manutenção preditiva: como a análise de vibração pode ajudar

O que é due diligence?

O termo em inglês “due diligence” (diligência prévia) significa o procedimento de investigação de diferentes fatores de uma empresa. Seu objetivo é analisar possíveis riscos atrelados a diferentes públicos interessados na marca (compradores, investidores, fornecedores etc).

Em outras palavras, estamos falando de um tipo de auditoria a respeito de determinada área ou negócio para tomadas de decisões específicas.

Essa métrica é muito utilizada em situações de fusão ou investimentos em novas empresas, em que os empreendedores avaliam os riscos e as oportunidades dessa negociação. 

No entanto, com a revolução tecnológica, cada vez mais as organizações estão adotando uma posição mais analítica e baseada em dados, o que tem aumentado também o uso de avaliações como o due diligence.

Dentro das iniciativas de manutenção, essa métrica permite alcançar um diagnóstico completo a respeito dos equipamentos, o que inclui vida útil, previsibilidade e vistorias técnicas.

Leia também: Plano de manutenção predial: conheça a estratégia fmea

Quais os benefícios do due diligence?

Agora que você entendeu o que é due diligence, confira os principais benefícios dessa iniciativa para as empresas: 

  • Viabiliza o cumprimento de normas e procedimentos do setor de atuação: o due diligence apenas pode ser implementado a partir da padronização de processos, o que facilita o cumprimento de normas e legislações do seu setor, minimizando perigos de sanções legais que prejudiquem a sua empresa;
  • Garante conformidade e governança: elencando o tópico anterior, ao contar com processos padronizados, a sua organização também consegue elevar o índice de governança e conformidade, garantindo transparência e diferencial competitivo;
  • Previne riscos e acidentes: com diagnósticos robustos, a sua empresa consegue prever a vida útil dos equipamentos, o que minimiza os riscos de paradas, acidentes ou quaisquer situações que afetem tanto a sua operação quanto o bem-estar dos seus colaboradores;
  • Minimiza custos: por fim, o due diligence facilita a criação de planejamentos mais robustos e, consequentemente, melhor alinhamento entre orçamento disponível e processos desenvolvidos, minimizando desperdícios e garantindo redução de custos.

Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre análise da qualidade da água

Qual é a diferença entre due diligence e auditoria?

A principal diferença entre esses dois tipos de análise são os princípios técnicos utilizados.

A auditoria tradicional busca avaliar se a contabilidade da empresa foi feita de forma correta, seguindo a legislação e outras normas. Já a due diligence faz uma análise dos números da empresa e se esses números refletem a sua realidade econômica.

E se tratando de due diligence, existem ainda diversos tipos de análise: financeira, jurídica, trabalhista, contábil e fiscal. Tudo depende das necessidades da organização. 

O que são red flags em Due Diligence?

O relatório de uma due diligence classifica os riscos da empresa de acordo com o grau de exposição, as chamadas “red flags”.

Alguns dos pontos a serem avaliados pelos profissionais durante a análise técnica são:

  • alterações no Contrato Social;
  • pessoas envolvidas com a empresa, mas que não aparecem nos registros;
  • débitos federais, estaduais e municipais;
  • débitos e ações em desacordo com as boas práticas ambientais;
  • processos judiciais e registros em Diários Oficiais;
  • citação em publicações de mídias consideradas negativas;
  • filiações partidárias e contribuições políticas. 

Conte com a TDGI!

A TDGI pode ajudar a sua organização a implementar processos robustos e inteligentes por meio da nossa solução de Análise e Diagnóstico de Instalações.

Com mais de 20 anos de experiência no setor, não apenas auxiliamos a sua empresa a compreender o que é due diligence e como implementar esse processo, mas também disponibilizamos as melhores tecnologias para garantir um controle e diagnóstico preciso da operação.

Desse modo, a sua empresa alcança mais eficiência e redução de despesas, assim como tem acesso a dados atualizados para melhores tomadas de decisões, minimizando qualquer tipo de risco para o funcionamento do seu negócio.

Outras análises técnicas que realizamos são:

  • Auditorias/Certificação Energética;
  • Testes Elétricos;
  • Análise de Vibrações;
  • Inspeção Robotizada;
  • Análise do Rendimento de Combustão.

Quer saber mais? Acesse agora mesmo e conte conosco!

Baixe nosso “Guia prático para redução de custos no setor industrial” e saiba as principais boas práticas para economizar e ter maior competitividade.