controle de manutenção preventiva

Controle de manutenção preventiva: veja as vantagens de fazer uma análise RAM

Ter à disposição constantemente todos os equipamentos da empresa é fundamental para garantir uma produção efetiva. Por isso, é fundamental manter o controle de manutenção preventiva.

Isso porque, com essa estratégia, é possível evitar que pequenos incidentes nos aparelhos possam atrapalhar a rotina e trazer prejuízos. 

Leia mais: Como evitar desperdícios no serviço de manutenção

Um planejamento adequado, nesse sentido, tira o foco da correção de erros que já aconteceram e colocam em evidência a prevenção das falhas nos estágios iniciais, antes que cresçam e virem dor de cabeça para os gestores.

Dessa maneira, um controle de manutenção preventiva pode impulsionar as empresas, uma vez que reduz consideravelmente os custos de operação por meio de ferramentas, como a análise RAM

Mas o que é a análise RAM? Para saber mais sobre essa questão e como esse procedimento pode ajudar o seu negócio, continue a leitura. 

Controle de manutenção preventiva: o que é a Análise RAM?

Antes de tudo, é preciso saber o significado da sigla RAM, originada de três palavras em inglês. São elas: Reliability, Availability e Maintainability, traduzidas para o português como Confiabilidade, Disponibilidade, Manutenibilidade, respectivamente.

Entenda como cada uma das três palavras representa um ponto importante do controle de manutenção preventiva:

Confiabilidade

Um dos aspectos mais importantes para ter sucesso ao lidar com os equipamentos essenciais para o funcionamento de uma empresa é a confiabilidade, isto é, a confiança que pode-se ter em cada aparelho.

Nesse sentido, é preciso fazer uma série de estudos que permitam conhecer a fundo o maquinário e determinar se ele estará disponível para uso em um determinado período de tempo.

Para garantir maior exatidão nesse cálculo, são utilizadas técnicas como:

FMEA: Failure Modes e Effects Analysis, ou Análise dos Modos e Efeitos de Falha, na tradução. Permite reconhecer os incidentes com os equipamentos, organizando informações como a data exata do erro, todos os problemas encontrados e se houve alguma possibilidade de detectar anteriormente as imperfeições.

Árvore de Falhas: focada em destrinchar as falhas desde seu início, podendo assim descobrir as causas básicas que resultaram nos incidentes.

Diagrama de Blocos de Confiabilidade: funciona por meio de um processo regressivo com o objetivo de rever todos os processos que levaram a um determinado erro.

Disponibilidade

Outro ponto importante da análise RAM para o controle de manutenção preventiva é a disponibilidade, que foca em descobrir o tempo que um aparelho se manterá disponível para uso.

Para isso, deve ser feito um diagnóstico mais aprofundado sobre o histórico de todos os incidentes ocorridos com os dispositivos.

Nesse sentido, são consideradas principalmente duas métricas. 

  • MTTR (Mean Time to Repair, sigla para Tempo Médio de Reparo);
  • MTBF (Mean Time Between Failures, traduzido como Tempo Médio entre Falhas). 

Veja também: Manutenção corretiva e preventiva: qual a mais indicada para minha empresa?

Mantenabilidade

Completando a tríade aparece a Mantenabilidade, que coloca em pauta uma questão importante: qual a probabilidade de um equipamento atender aos padrões necessários para uso após uma reparação?

Pode-se dizer, também, que esse tópico fala da facilidade para a manutenção de um maquinário. Para isso, leva em consideração aspectos como a posição do item em relação ao layout da empresa e o acesso dos técnicos de reparação no processo.

Conheça os benefícios da análise RAM para o controle de manutenção preventiva:

  • Melhoria na tomada de decisões por conta do uso de dados.
  • Otimização dos recursos empregados, como tempo, ferramentas e orçamento.
  • Minimização de desperdícios.
  • Diminuição dos gastos em reparação de equipamentos.
  • Redução do tempo de inatividade por problemas nos maquinários.

Conte com a TDGI para ter sucesso no controle de manutenção preventiva

As empresas que buscam os melhores serviços para manter o controle de manutenção preventiva devem ter à disposição parcerias estratégias com marcas estabelecidas no mercado.

Nesse sentido, a melhor opção é a TDGI, que há duas décadas oferece as melhores soluções de manutenção técnica. 

Presente em 9 países, a TDGI é especializada em manutenção técnica e sabe trabalhar a gestão e a execução da manutenção, seja ela preventiva, corretiva ou preditiva. Tudo isso com assistência técnica 24/7.

Quer saber mais sobre como podemos ajudar o seu negócio? Entre em contato agora mesmo e tire suas dúvidas.

Baixe nosso “Guia prático para redução de custos no setor industrial” e saiba as principais boas práticas para economizar e ter maior competitividade.