7 principais desafios da manutenção industrial na indústria 4.0
A manutenção industrial é essencial em todos os momentos nas empresas do setor, seja na forma de processos preventivos, atuação preditiva ou consertos e reparos. No entanto, as práticas passam a enfrentar novos desafios em tempos de crescimento e expansão da indústria 4.0.
Por isso, neste conteúdo, vamos explicar o que é a indústria 4.0, as necessidades de adaptação das fábricas às novas tecnologias, os desafios relacionados à manutenção industrial e os demais problemas da área.
Leia também: Como organizar um departamento de manutenção industrial: conheça o fluxo de trabalho
O que é a indústria 4.0?
Vamos começar pelo conceito da indústria 4.0. Trata-se da quarta revolução industrial amparada pela transformação digital e o uso de tecnologias, com o objetivo de implementar melhorias no ciclo produtivo, otimizar os processos, aumentar o nível de automatização das indústrias e tornar a empresa mais ágil e econômica.
Para proporcionar todos esses benefícios e garantir maior conectividade nas indústrias, algumas das inovações tecnológicas empregadas são big data, nuvem, inteligência artificial, análise de dados, internet das coisas e outras.
Inclusive, ao evoluir sua indústria para a era 4.0, é grande a chance de promover maior economia, sair na frente da concorrência e ganhar um diferencial competitivo.
Segundo pesquisa da CNI, apenas 48% das indústrias no Brasil utilizam alguma tecnologia digital. E, de acordo com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a indústria 4.0 pode ajudar na redução de R$ 73 bilhões em custos industriais por ano.
Mas, ao mesmo tempo em que gera vantagens, a indústria 4.0 também traz necessidade de adaptação a novos formatos de trabalho ligados a essas inovações. Entre as principais adequações, estão os campos de:
- Contratação e/ou capacitação de profissionais;
- Mudança de processos industriais;
- Implementação de novos equipamentos e tecnologias;
- Novidades e desafios na manutenção industrial.
Saiba mais: 7 estratégias para melhorar os indicadores de produtividade industrial
Quais as principais mudanças na manutenção industrial?
Com os procedimentos da indústria 4.0, a manutenção industrial também precisa se adequar às ideias de otimizar custos e processos. Além, claro, de continuar a promover a disponibilidade e a confiabilidade dos equipamentos e instalações.
Neste sentido, as tecnologias vêm para ajudar, promovendo tanto desafios como oportunidades. Vamos ver a seguir os principais impactos:
1. Automação
A automação traz os benefícios de garantir maior agilidade e eficiência nos processos de manutenção industrial de máquinas e instalações. A diferença é a necessidade de ter programadores dedicados para ajustar os equipamentos e sistemas autônomos. Logo, a gestão precisa capacitar a força produtiva para atuar na automação da manutenção.
2. Internet das Coisas
O conceito de internet das coisas (IoT) envolve a conexão entre dispositivos, máquinas e aparelhos. No caso da manutenção, a tecnologia pode ser uma ótima aliada, pois detecta alterações no funcionamento de equipamentos por meio da comunicação entre máquinas e emite alertas para a gestão de manutenção averiguar.
O desafio aqui fica por conta da introdução da própria ferramenta na empresa, já que demanda um certo investimento.
Saiba mais: Como a manutenção condicionada reduz custos: veja 6 técnicas
3. Monitoramento em tempo real
O acompanhamento da operação industrial em tempo real demanda sistemas inteligentes e permite prever e identificar com exatidão as falhas nos equipamentos. O que facilita para realizar as manutenções necessárias, evitando quebras, aumentando a eficiência e garantindo maior produtividade.
Essa é uma das tecnologias mais palpáveis e o desafio para os gestores neste ponto é implementá-la o quanto antes.
4. Virtualização
Não adianta apenas colocar todas as tecnologias para rodar e adotar os melhores processos de manutenção industrial. Isso porque tais práticas exigem a presença de colaboradores ou gestores para mapear e acompanhar a produção e as demandas de manutenção.
Então, a aplicação de ambientes virtuais, ou na nuvem, é fundamental para promover o fácil e rápido acesso dos profissionais envolvidos aos sistemas de manutenção, a qualquer hora e de qualquer lugar.
Veja também: 6 principais indicadores de manutenção para indústrias e empresas
5. Custos
Questão recorrente na manutenção, o custo ganha um papel de destaque neste novo momento da indústria 4.0, já que as empresas buscam fontes de investimento em tecnologias e no próprio crescimento.
Portanto, é necessário avaliar estratégias mais inteligentes e eficientes para reduzir perdas, desgastes e problemas em equipamentos, maquinários, instalações e infraestruturas
6. Sustentabilidade
Em tempos de transformação digital e indústria 4.0, as fábricas também precisam refletir sobre estratégias que gerem sustentabilidade e responsabilidade ambiental, maior eficiência, redução de consumo de energia, água e papel.
Isso engloba também a manutenção industrial, que, principalmente, com processos preventivos e preditivos, pode realizar inspeções e verificações a fim de evitar problemas que causem excesso de consumo e prejudiquem o meio ambiente.
7. Tomada de decisão
Com essas tecnologias presentes no dia a dia das indústrias, duas tendências ocorrem com a análise de dados em tempo real e automatizada:
- Melhoria na tomada de decisão, com dados precisos, confiáveis e possíveis de acessar rapidamente;
- Descentralização das decisões, já que o foco é tomar as medidas necessárias o mais breve possível e tanto profissionais da linha de frente, como gestores, ou até mesmo programações das máquinas podem fazer essas escolhas.
Exemplos práticos da indústria 4.0 na manutenção industrial
Toda a teoria apresentada acima pode parecer muito bonita, mas como funciona a aplicação na prática? É o que veremos a seguir!
Caso 1
Um compressor centrífugo operando com baixa eficiência não é suficiente para garantir a capacidade de refrigeração da câmara em 6ºC. Então, com o monitoramento em tempo real e a análise de dados gerada por dispositivos de IoT, é emitido um alarme automático para a sala de controle da indústria, avisando do problema.
Ou ainda, é possível enviar este aviso diretamente a um profissional da linha de frente da manutenção, que poderá rapidamente analisar de perto o que está acontecendo.
No entanto, o equipamento não continua apenas operando com problema ou simplesmente para, interrompendo a produção. O sistema, automaticamente, altera a posição da válvula de admissão de ar para melhorar o funcionamento. E, além disso, faz uma varredura interna para identificar possíveis falhas, como um entupimento do filtro.
Caso 2
As peças podem sofrer desgastes, que afetam a eficiência dos maquinários e podem até impactar a qualidade dos produtos acabados. Então, é preciso identificar essa situação o quanto antes, atuando de forma preventiva, para agravar o problema.
Com o monitoramento e sensoriamento da planta industrial, as informações em tempo real e a virtualização dos dados, um desgaste prematuro pode ser visualizado, avisando a gestão de manutenção. Assim, é possível recuperar os componentes ou fazer a substituição da peça.
Tal atuação das tecnologias da indústria 4.0 ajuda também a diminuir o índice de falhas e aumentam o tempo médio entre falhas (MTBF). Ou seja, melhora os indicadores de manutenção da organização.
Outros desafios comuns na gestão de manutenção
Além dessas mudanças, novidades e até oportunidades trazidas pela indústria 4.0, a manutenção industrial também enfrenta problemas corriqueiros, como por exemplo:
- Desorganização do setor de manutenção;
- Falta de comunicação da equipe;
- Fornecedores de equipamentos e serviços de baixa qualidade;
- Ausência de planejamento e cronograma de manutenção;
- Falta de capacitação dos profissionais responsáveis;
- Entre outros.
Leia também: Saiba como calcular o ROI da manutenção preventiva
Como uma empresa especializada pode ajudar
Para superar todos os desafios na manutenção industrial e adotar as melhores práticas e soluções do mercado na sua empresa, conte com a TDGI.
Somos uma empresa multinacional de engenharia, especializada em serviços de manutenção técnica preventiva, preditiva e corretiva. Atuamos com profissionais altamente capacitados na operação e gestão de instalações a fim de assegurar o funcionamento correto, evitar quebras e manter a segurança de todos.
Estamos sempre empenhados em valorizar os ativos de nossos clientes, cumprir com os mais altos níveis de serviço e garantir uma relação de longo prazo com nossos parceiros.
Quer saber mais detalhes? Entre em contato agora mesmo!