Processo de manutenção

Processo de manutenção: o que é o Planejamento e Controle de Manutenção?

O processo de manutenção é essencial em segmentos como indústrias, hospitais, shoppings, prédios comerciais e outros, devendo ser definido estrategicamente.

Ainda que a área industrial receba mais atenção, os demais segmentos também precisam dos equipamentos funcionando e da manutenção predial em dia para que haja segurança no uso do espaço, eficiência e qualidade operacional.

Dessa forma, o processo de manutenção é necessário para promover o bom funcionamento das instalações, economia de recursos, maior segurança, minimização de falhas e acidentes, entre outras vantagens.

Veja também: Manutenção de instalações: conheça os principais serviços

Como o PCM contribui no processo de manutenção?

Quando se fala em organização do processo de manutenção é comum encontrar o termo PCM, ou melhor Planejamento e Controle de Manutenção. Trata-se de uma área estratégica para gerenciamento dos serviços de manutenção da empresa.

No PCM, devem ser ponderados todos os elementos associados ao processo de manutenção, como custos, intervalos entre as falhas, condições dos equipamentos e maquinários, e tipo de manutenção realizada (preventiva, preditiva e corretiva).

É nesse planejamento que devem ser estabelecidas as melhores estratégias do processo de manutenção, como alocação de recursos, mão de obra, tempo dedicado etc. 

Com isso, é possível estruturar a manutenção de forma mais acertada, alcançando maior controle e confiabilidade dos processos, identificação e superação de gargalos operacionais, além de garantir o desempenho elevado do maquinário.

Veja também: Como organizar um departamento de manutenção e ainda reduzir os custos?

O que deve ser incluído no PCM?

Dada a importância do PCM no processo de manutenção por aumentar a eficiência e a confiabilidade dos processos, o planejamento deve ser desenvolvido minuciosamente. Entre as atribuições dessa área estratégica, destacam-se:

  • Elaboração do cronograma: a partir das informações coletadas da operação, deve-se definir o cronograma de manutenção preventiva e preditiva;
  • Programação da parada: deve-se determinar estrategicamente os melhores momentos para que haja uma interrupção planejada da operação, minimizando perdas;
  • Instrução de serviço: envolve a descrição das atividades englobadas no processo de manutenção e os recursos necessários à execução;
  • Planejamento dos recursos: este plano estipula os recursos necessários à manutenção, como substituição de peças, óleos lubrificantes e outros materiais;
  • Acompanhamento: inclui a definição e monitoramento de indicadores para verificar se o processo de manutenção está sendo eficiente, beneficiando a produtividade e o desempenho do maquinário;
  • Instrumentação: consiste na coleta de dados usados para um plano de manutenção preditiva, considerando, por exemplo, velocidade do equipamento, temperatura, ruídos e outros.

Se o Planejamento e Controle de Manutenção for acertado e englobar todas essas definições estratégicas do processo de manutenção, as chances de uma operação eficiente, sem interrupções não planejadas ou riscos aos usuários/colaboradores, são significativamente maiores.

Quais os benefícios de terceirizar a gestão de manutenção?

Verifica-se, assim, que a gestão de manutenção é estratégica e inclui diferentes etapas como planejamento, compra de recursos, execução, monitoramento dos equipamentos, coleta de dados etc.

Dessa forma, uma opção vantajosa em diferentes segmentos é realizar a terceirização dessa atividade para uma empresa especializada.

Saiba ainda: Terceirização de serviços: vantagens e principais desafios

A TDGI, por exemplo, é uma empresa especializada em manutenção e gestão de instalações e infraestruturas e dispõe de profissionais especializados para realizar desde o planejamento estratégico de acordo com as necessidades dos clientes até a execução e o acompanhamento.

Com isso, seu negócio pode dedicar-se à sua atividade fim, enquanto a TDGI realiza a gestão completa do processo de manutenção.

Quer saber mais? Conheça a gestão de manutenção da TDGI aqui!