Produtividade industrial

Indicadores de produtividade industrial: o que são e como funcionam?

Muito se fala em melhorar a produtividade, otimizar processos e gerar maior eficiência na produção industrial. Mas como os gestores podem fazer isso? Por intermédio dos indicadores de produtividade industrial, é possível dar o primeiro passo neste sentido monitorando todas as etapas do ciclo produtivo.

Por isso, vamos entender melhor a definição e o conceito de produtividade industrial e como os indicadores podem ajudar neste contexto.

Diferença entre produção industrial e produtividade

Mencionamos acima produção e produtividade industrial e muitos profissionais podem se confundir a respeito dos temas. Então, em primeiro lugar, vamos separar tais definições.

Produção é o resultado do fluxo produtivo, mostrando a capacidade total de entrega de uma equipe ou da empresa como um todo, especificamente neste caso da indústria.  

Produtividade está relacionada aos processos e ações dos colaboradores para chegar à entrega. Aqui, são observadas estratégias, protocolos e ferramentas que colaboram para atingir o resultado final e podem ser melhorados.

Assim, a produtividade pode estar associada tanto aos profissionais de forma individual e coletiva e dos resultados da empresa, como nos processos realizados, no maquinário e outros itens.

Leia também: 7 estratégias para redução de custos na indústria durante a crise

Qual a importância da produtividade industrial?

Como dissemos, a produtividade industrial está sempre em busca de aperfeiçoar o trabalho desenvolvido na fábrica e, por consequência, os resultados. Logo, este conceito visa realizar o máximo com o menor esforço possível, no menor tempo, com o mínimo de recursos e o mínimo de gastos.

Dessa maneira, a produtividade está ligada à quantidade de produtos produzidos e à qualidade da produção, com os custos envolvidos neste processo. Logo, esta prática engloba muito mais o planejamento dos processos do que a realização da produção.

Portanto, para garantir a qualidade, otimizar as despesas e garantir processos mais assertivos, os indicadores de produtividade industrial se tornam elementos chave. Essas métricas são responsáveis por auxiliar no sucesso de indústrias de todos os portes e segmentos.

O que são os indicadores de produtividade industrial?

Basicamente, os indicadores são ferramentas usadas com o objetivo de avaliar o desempenho e a eficiência dos processos, bem como o rendimento dos colaboradores. Para isso, são mensurados diferentes aspectos da produção industrial para gerar determinado produto, como por exemplo:

  • Total de produtos produzidos;
  • Quantidade de horas trabalhadas;
  • Capacidade instalada na indústria;
  • Custo de produção;
  • Giro de estoque;
  • Margem de lucro;
  • Disponibilidade de equipamentos;
  • Entre outros.

Então, com monitoramento constante da operação, os gestores podem obter dados confiáveis e atualizados sobre a produção para identificar possíveis gargalos e corrigir problemas, evitando impactos negativos.

Veja também: Conheça as principais métricas de produtividade industrial/

Como funcionam os indicadores de produtividade industrial?

Para promover a máxima eficiência, a indústria deve estabelecer parâmetros mínimos de produtividade, como por exemplo, a produção de 3 mil sapatos por semana em uma fábrica de calçados. A partir daí, os gestores podem adotar novas ações a fim de usar menos recursos nessa produção, diminuir os custos, reduzir a quantidade de mão de obra ou até aumentar o nível de produção.

Por outro lado, se os números ficarem abaixo desse mínimo, é sinal que são necessárias medidas corretivas para reajustar a produção, superando possíveis problemas no ciclo produtivo.

Para isso, entram nesta conta os indicadores de produtividade industrial, que atuam da seguinte maneira:

  • A gestão define o índice padrão de avaliação dos processos;
  • Os processos são monitorados e mensurados, gerando resultados que podem ser analisados;
  • É preciso comparar os dois números obtidos para ver se os resultados estão dentro dos objetivos ou fora das expectativas;
  • Por fim, é possível tomar ações para melhorar a produtividade.

Leia também: 7 estratégias para melhorar os indicadores de produtividade

Como elaborar os indicadores de produtividade industrial

Com o conhecimento até aqui, os gestores devem se perguntar como elaborar os indicadores. Para isso, é importante considerar dois pontos centrais: os objetivos de negócio e os processos internos.

Afinal, os objetivos refletem os resultados que devem ser atingidos. O que impacta diretamente no que é produzido e em como é produzido. Então, se o objetivo é por exemplo reduzir os custos da indústria em 30% mantendo o mesmo nível de produção, é preciso analisar tudo que pode ser otimizado nos processos para gerar tal economia.

Com isso, os processos precisam ser conhecidos a fundo pelos gestores. Assim, a identificação, documentação e detalhamento dos processos ajudam a indicar os recursos, profissionais envolvidos e demais elementos de cada operação no ciclo de produção. Não se pode esquecer também do encadeamento de ações para a sequência dos processos produtivos.

Só com todas essas características, é possível mensurar e avaliar os processos com indicadores de produtividade industrial eficientes. 

Toda essa capacidade de análise e melhoria contínua proporcionada pelos indicadoras promovem o aumento dos resultados e do desempenho da indústria, facilitam o planejamento de produção e garantem o crescimento da empresa.

Leia também: Como definir e medir os indicadores de produtividade

Como a TDGI pode ajudar a sua indústria

Para otimizar a produtividade na sua indústria, é importante melhorar a gestão e a operação das instalações. Para isso, conte com uma empresa especializada na manutenção de infraestruturas, linhas de produção, equipamentos de apoio à produção e utilidades.

Empresa de engenharia multinacional, a TDGI disponibiliza serviços completos de manutenção, gerenciamento de facilities e construção civil para indústrias, com as melhores práticas do mercado.

Assim, promovemos o bom funcionamento de todas as instalações, valorizamos os ativos dos clientes, cumprimos os níveis de serviço acordados e desenvolvemos parcerias de longo prazo com nossos clientes.

Estamos prontos para ajudar os gestores com tudo para melhorar os índices de produtividade industrial na sua fábrica.

Entre em contato agora mesmo conosco e fale com nossos especialistas!

Baixe nosso “Guia prático para redução de custos no setor industrial” e saiba as principais boas práticas para economizar e ter maior competitividade.