indicadores de produtividade industrial

Como definir e medir os indicadores de produtividade industrial

O uso de indicadores de produtividade industrial é fundamental para apoiar as empresas do setor. Afinal, as métricas e os dados da operação são capazes de otimizar os processos, as rotinas da organização e melhorar a gestão como um todo, tornando a fábrica mais eficiente.

Entre os principais objetivos para empregar os indicadores, está aumentar a produção sem impactar a qualidade dos produtos e/ou serviços entregues.

Para atingir tais resultados na sua indústria, é preciso estabelecer indicadores-chave (KPIs) de produtividade, que sirvam como um norte para os fluxos de trabalho. Isso porque esses índices precisam ser alinhados ao segmento industrial, às particularidades e especificidades da empresa, às exigências e às metas de negócio.

Assim, é possível avaliar toda a indústria, processos específicos, equipes e até mesmo colaboradores individualmente. Com os números e as análises, os gestores podem tomar medidas confiáveis para mudar estratégias e ajustar o que estiver abaixo dos parâmetros estabelecidos.

Neste sentido, vamos apresentar os principais indicadores de produtividade industrial, quais as vantagens de utilizá-los, como defini-los e medi-los. Continue a leitura!

Leia também: 7 estratégias para redução de custos na indústria

Principais tipos de indicadores de produtividade industrial

Para determinar quais indicadores você precisa monitorar, é preciso, em primeiro lugar, conhecê-los. Vamos lá aos principais tipos!

Capacidade 

Neste indicador, as metas de produção são comparadas à real capacidade da indústria e à quantidade produzida em um período de tempo. Com isso, é possível saber se as metas estão irreais, se a empresa promete o que não consegue entregar ou se existe algum setor sobrecarregado.

Qualidade

Para saber o nível de qualidade nos produtos e serviços, deve-se monitorar índices como cumprimento de prazos, reclamações, devoluções, retrabalhos, entre outros. Tudo para garantir a satisfação dos clientes.

Produção

O número de produtos produzidos, as horas trabalhadas na produção e outras métricas ajudam a garantir a eficiência da produção. Dessa forma, a gestão consegue reduzir custos, melhorar a produtividade e aumentar o lucro.

Produtividade

Os indicadores de produtividade industrial propriamente ditos estão relacionados à utilização de recursos como espaço, ferramentas, mão de obra, insumos, horário de trabalho, entre outros, identificando problemas que podem trazer prejuízos para a empresa e os clientes.

Manutenção

As métricas de disponibilidade, confiabilidade e produtividade de equipamentos, assim como os custos de manutenção, são de suma importância para evitar interrupções na operação e garantir o máximo de desempenho.

Saiba mais: 6 principais indicadores de manutenção para indústrias e empresas

Turnover 

Também conhecido como índice de rotatividade, mostra quantos colaboradores entraram e saíram da empresa em determinado período e indica a satisfação dos funcionários. Se este indicador estiver elevado, provavelmente, vai ficar complicado manter o padrão de produção e qualidade.

Econômicos

Neste caso, são muitas as métricas que podem ser usados pelos gestores da indústria, como por exemplo lucratividade, margem líquida, rentabilidade, ticket médio e outras. Estes números revelam como está a geração de resultados econômicos da empresa.

Estratégicos 

Esses indicadores mostram as prioridades da gestão para manter a produtividade e lucratividade da indústria, tomando ações preventivas e corretivas para evitar problemas com uma queda recorrente de vendas e impactos de uma crise por exemplo. Assim, é possível melhorar a gestão da qualidade ou inovar em novos produtos.

Quais as vantagens de usar os indicadores de produtividade industrial?

Como vimos, são muitos tipos de indicadores e, além de melhorar a produtividade industrial, eles podem trazer inúmeros benefícios para a fábrica como um todo. Veja:

  • Visão 360 de tudo o que acontece na indústria;
  • Melhora no entendimento das operações e identificação de gargalos;
  • Maior eficiência e minimização de desperdícios;
  • Padronização e otimização de processos;
  • Acesso a informações mais precisas e confiáveis;
  • Tomada de decisões rápidas e embasadas em dados;
  • Melhora da qualidade dos produtos, serviços e entregas;
  • Maior satisfação de colaboradores e clientes.

8 passos para definir os indicadores a serem usados

Por fim, é fundamental estipular quais os indicadores de produtividade industrial que a gestão vai mensurar. Uma prática essencial aqui é que as métricas estejam alinhadas aos objetivos de negócio. Só assim, é possível ter números assertivos para melhorar a produção e a operação e os resultados da organização.

Veja então 8 características essenciais para definir e medir os indicadores na sua indústria:

  1. Estabeleça o propósito do indicador e o grau de aderência com a empresa;
  2. Defina a periodicidade para que ele seja calculado;
  3. Defina também o tempo de validade do indicador. Isto é, se ele pode servir de informação para uma ação imediata ou para que seja tomada uma decisão em uma semana por exemplo;
  4. Determine os responsáveis pela coleta de dados, sejam funcionários, sistemas ou outros;
  5. Escolha como será feita a avaliação do indicador, seja porcentagem, número ou estatística;
  6. Trace a relevância do indicadores em todos os níveis da empresa;
  7. Adote indicadores fáceis de serem entendidos e que gerem dados possíveis de serem calculados;
  8. Os indicadores devem servir como insumo para o desenvolvimento de estratégias ou um plano de ações.

Leia também: Redução de custos na indústria: conheça os benefícios da terceirização

Conte com um auxílio especializado

Para otimizar a gestão e a operação de instalações industriais, aumentar a produtividade e reduzir custos, conte com um parceiro especializado.

Empresa de engenharia multinacional, a TDGI fornece serviços inovadores e completos na manutenção, gerenciamento de facilities e construção civil de indústrias, melhorando os índices e garantindo maior produtividade. 

Com o time de engenheiros e técnicos experientes e com conhecimento no setor industrial, a TDGI promove o bom funcionamento de todas as instalações e valoriza os ativos dos clientes, sempre com ágil atendimento.

Entre em contato agora com o nosso time de especialistas e saiba tudo sobre nossos serviços para evoluir a sua indústria.

Baixe nosso “Guia prático para redução de custos no setor industrial” e saiba as principais boas práticas para economizar e ter maior competitividade.