7 estratégias para melhorar os indicadores de produtividade industrial
O monitoramento de indicadores de produtividade industrial é um aspecto central na competitividade das empresas, gerando oportunidades para otimizar a performance operacional e a eficiência.
Para isso, a definição e o acompanhamento dos indicadores são aspectos estratégicos. Afinal, precisam atender às diferentes demandas da empresa, como verificar se as metas são batidas, analisar o uso dos recursos industriais, mensurar falhas, ver a produtividade da equipe, desgaste dos equipamentos e outros.
Assim, é possível observar com os indicadores diversos pontos da indústria, como produtos produzidos, horas trabalhadas, produtividade, capacidade instalada, custo de produção e custos de manutenção.
Devido à importância estratégica dos indicadores de produtividade industrial, é preciso sempre investir no aprimoramento dessa área. Saiba mais a seguir!
Leia mais: Indicadores de produtividade industrial: conheça as principais métricas
Como otimizar os indicadores de produtividade industrial?
É possível definir etapas que contribuem na otimização dos indicadores de produtividade industrial, permitindo que essas informações agreguem mais à tomada de decisão e estruturação de processos na indústria. Confira abaixo!
1. Definir os KPIs adequados
O primeiro passo para otimizar a aplicação dos indicadores de produtividade industrial é definir quais KPIs (Indicadores-Chave de Desempenho) serão acompanhados.
O objetivo dos KPIs é fornecer as informações mais relevantes sobre a operação e que contribuam na tomada de decisão inteligente e estratégica.
Caso esses indicadores não sejam bem definidos de acordo com os objetivos da indústria, os gestores terão muitas informações, mas que agregam pouco ao processo decisório.
Saiba também: Como definir e medir os indicadores de produtividade industrial
2. Analisar os dados
Com a definição dos KPIs a serem acompanhados, é preciso analisar os dados gerados e incorporá-los à tomada de decisão da empresa.
Por exemplo, pode-se verificar que determinado turno tem uma produtividade maior que os outros. Para que esses dados sejam realmente úteis, o cenário precisa ser avaliado para identificar os motivos que contribuem para o resultado desse grupo específico ou os fatores que prejudicam os demais.
É esse processo de análise de dados que transforma o indicador em uma informação útil à organização.
3. Estabelecer o planejamento e controle de produção
Os indicadores de produtividade industrial devem ser acompanhados por um planejamento eficiente e controle do processo produtivo para que haja parâmetros válidos de monitoramento e manutenção.
Por exemplo, se por um erro logístico falta matéria-prima em determinado turno, o acompanhamento do indicador de produtividade do time fica comprometido, pois a causa não estava relacionada ao desempenho da área.
Isso não quer dizer que o período de interrupção não deva ser considerado, mas é relevante que seja feita a análise correta do cenário.
4. Usar tecnologias
Atualmente, o monitoramento preciso e confiável dos indicadores de produtividade industrial depende do uso de tecnologias que acompanham as atividades da planta constantemente.
Entre as principais soluções, estão sistemas de controle de estoque, softwares de gestão empresarial, recursos de Internet das Coisas que realizam a manutenção preditiva e coletam dados, drones para visualizar a operação, entre outros.
5. Acompanhar a produção no chão de fábrica
O uso conjunto de tecnologias e a definição estratégica dos KPIs permite um acompanhamento contínuo da produção e das atividades no chão de fábrica, como funcionamento e produtividade dos equipamentos, ritmo produtivo e outros indicadores relevantes.
Veja ainda: Redução de custos na indústria: conheça os benefícios da terceirização de serviços
6. Fomentar uma cultura de resultados
A cultura organizacional é determinante na recepção dos colaboradores às boas práticas gerenciais, como o uso de indicadores de produtividade industrial, mas também para impulsionar as transformações promovidas a partir dos dados gerados.
Dessa forma, todos os colaboradores, desde os gestores até os operários do chão de fábrica e terceirizados, terão claramente qual a proposta organizacional da empresa e como contribuir no alcance de objetivos coletivos.
7. Otimizar a manutenção com parceiros estratégicos
A produtividade industrial está diretamente relacionada à integridade, à qualidade e ao desempenho do maquinário, sendo que a adoção de uma estratégica focada na produtividade deve incluir soluções de manutenção preventiva e preditiva.
Com a manutenção em dia dos equipamentos, há menores chances de interrupções imprevisíveis na operação que comprometam a produtividade, mas também prazos e compromissos firmados com clientes.
É essencial que a manutenção do maquinário industrial seja realizada por parceiros estratégicos, como a TDGI, que atua com inteligência, eficiência e profissionalismo na manutenção técnica.
Leia também: Manutenção de instalações: conheça os principais serviços
Os profissionais da TDGI são especializados na manutenção das instalações e dos equipamentos e comprometidos com o bom desempenho dos indicadores de produtividade industrial.
Portanto, a definição estratégica de KPIs, a modernização tecnológica e os parceiros estratégicos fazem parte do combo necessário ao aumento da produtividade industrial.
Quer saber mais sobre a manutenção técnica industrial da TDGI? Conheça nossos serviços aqui!