controle de manutenção preventiva

Controle de manutenção preventiva: 5 motivos para investir em mobilidade

O controle de manutenção preventiva consiste em um trabalho de gestão, que analisa e faz o planejamento dos segmentos que precisam de inspeções nas instalações e equipamentos, reparos ou de eventuais substituições, de forma programada, garantindo a eficiência dos serviços, a redução de paradas e o melhor desempenho do trabalho.

Por esse motivo, ter um plano de controle de manutenção preventiva tornou-se algo indispensável para todos os segmentos do mercado, incluindo indústrias, hospitais, comércios e empreendimentos. 

Dessa maneira, é possível evitar a necessidade de serviços de emergência, que podem diminuir a produtividade, aumentar os custos ou até comprometer a integridade e saúde dos colaboradores.

Controle de manutenção preventiva: por que investir em mobilidade?

Com a transformação digital, o controle de manutenção preventiva foi extremamente beneficiado. Afinal de contas, os gestores agora podem contar com o auxílio de ferramentas que monitoram o tempo de vida útil dos sistemas e maquinários e, além disso, fornecem informações relevantes para a tomada de decisões.

Entre as novidades, tendências e tecnologias, destaca-se a mobilidade. Ou seja, a capacidade que o gestor tem de fazer o controle de ativos de qualquer lugar, por meio de aplicativos e dispositivos móveis, como smartphones e tablets. A seguir, conheça os 5 motivos para investir nesse recurso e ter um melhor controle de manutenção preventiva do seu negócio.

Você pode se interessar: Como tornar a gestão de manutenção preventiva mais eficiente

1 – Ajuda no levantamento de informações

Os aplicativos móveis de controle de manutenção preventiva fazem um levantamento de todas as informações importantes sobre o funcionamento dos sistemas e máquinas, como histórico de troca de peças, consertos já realizados, tempo médio entre reparos, tempo médio de inatividade, entre outros.

Dessa forma, os gestores podem consultar esses dados, em tempo real, no momento de fazer compras de peças ou repor componentes em stand-by, por exemplo. Além de melhorar o controle de manutenção preventiva, essas informações orientam o departamento financeiro, colaborando com a redução de gastos da empresa.

Leia também: Gestão de manutenção preventiva: entenda como as peças stand-by podem ajudar as indústrias

2 – Diminuição de investimentos 

As aplicações móveis eliminam a necessidade do investimento em uma nova infraestrutura de TI. Isso porque, basta ter acesso à internet, conexão com um dispositivo móvel e o aplicativo de controle de ativos para acessar as informações sobre o equipamento do seu negócio.

Com a mobilidade, tudo pode ser feito online, sem a necessidade de instalação de outras tecnologias da informação, como data centers. Assim, o gestor pode acompanhar os dados, monitorar o desempenho das máquinas e acessar o histórico, a qualquer lugar ou hora.

3 – Maior segurança no armazenamento de informações

Os aplicativos móveis armazenam todas as informações em nuvem, ou seja, por meio de um sistema online altamente criptografado e seguro. Dessa maneira, evita-se a perda de dados relevantes, ou mesmo o extravio de informações, que prejudicam o controle de manutenção preventiva.

Além do mais, devido à criptografia de ponta, somente os gestores devidamente autorizados têm acesso aos dados e permissões de compartilhamento. 

Veja aqui: Gestão da manutenção na indústria: conheça as vantagens da telemetria

4 – Investimento em inovação

A mobilidade está diretamente relacionada com os investimentos em inovação. Atualmente, sabemos o quão importante é ter um planejamento avançado e contar com ferramentas tecnológicas que melhoram a produtividade e promovem a redução de custos.

Sem contar que, com o investimento em inovação, sua empresa passará a ser vista com melhores olhos no mercado, podendo expandir o seu reconhecimento e notoriedade perante à concorrência.

5 – Tudo na palma da mão!

Com os aplicativos móveis para controle de manutenção preventiva, você tem acesso aos relatórios diretamente no seu dispositivo ou smartphone. Ou seja, não é preciso carregar um monte de documentos, arquivos e folhas, já que tudo está na palma da mão.

Dispositivos móveis na prática: Controle de manutenção preventiva: veja as vantagens de fazer uma análise RAM

Como a TDGI pode te ajudar no controle de manutenção preventiva?

Para te ajudar no planejamento e controle de manutenção preventiva, a TDGI oferece uma solução completa de gestão e operação de manutenção, além de profissionais capacitados para as melhores práticas do mercado no que diz respeito à manutenção técnica.

O nosso principal objetivo é valorizar os ativos de nossos clientes e, em conjunto, oferecer um serviço de qualidade, para garantia da eficiência nos processos e otimização dos custos. Dessa maneira, você pode focar no seu core business, enquanto cuidamos de toda a parte de manutenção.

Quer conhecer mais sobre nossas soluções de controle de manutenção preventiva? Fale agora mesmo com um de nossos especialistas!

Baixe nosso “Guia prático para redução de custos no setor industrial” e saiba as principais boas práticas para economizar e ter maior competitividade.