detecção de vazamentos

Como fazer a detecção de vazamentos industriais?

No universo industrial, os sistemas de ar comprimido, gás e vácuo estão, provavelmente, em todas as fábricas modernas. Com a presença de gases em diversos processos industriais, é necessário atenção extra com a detecção de vazamentos.

A detecção de vazamentos é um método de controle utilizado para identificar, monitorar e medir a entrada ou fuga não intencional de fluídos e gases. Devido às diferenças de pressão entre o interior e o exterior de um equipamento, líquidos e gases podem escapar ou invadir um aparelho.

A detecção de vazamentos localiza o escape, determina a extensão e acompanha os aumentos ou diminuições do vazamento. É um procedimento essencial, especialmente para sistemas industriais que dependem de componentes ou equipamentos sensíveis e que podem ser danificados por contaminantes externos.

Você pode se interessar por: Como fazer uma boa gestão da manutenção industrial

Importância da detecção de vazamentos

Os aparelhos dependentes de gases e fluídos para o funcionamento podem ser acometidos pelo desgaste e por práticas de manutenção ineficazes, que contribuem para o aparecimento de vazamentos. A detecção de vazamentos surge, então, com a finalidade de evitar o desperdício de insumos e diminuir a degradação dos equipamentos.

A qualidade de um produto e o nível de segurança envolvido em sua produção podem ser grandemente influenciados pela eficácia da detecção de vazamentos. Esse processo auxilia na redução de custos gerais de fabricação, reduzindo o desperdício de energia e a necessidade de reparos ou refação de produtos. 

Contudo, mais importante que os benefícios materiais e financeiros resultantes da preocupação com a detecção de vazamentos, é a proteção das pessoas e do meio ambiente. 

A exposição prolongada à substâncias tóxicas pode causar sérios problemas de saúde aos funcionários de uma produção, além de aumentar os riscos de contaminação ambiental. Em ambos os casos, há também consequências financeiras: multas e indenizações por negligência na detecção de vazamentos e sua correção.

Como fazer a detecção de vazamentos industriais 

O processo mais eficaz de detecção de vazamentos são os testes de vazamento, que, na verdade, são uma etapa preventiva que deve ser parte do processo de verificação de qualidade na fabricação de equipamentos. Os testes devem identificar defeitos como furos, rachaduras, vedações inadequadas ou áreas permeáveis que podem resultar em vazamentos.

Infelizmente, os testes de vazamento nem sempre são suficientes. É essencial que todas as plantas industriais contem com sistemas de detecção de vazamentos eficientes. Alguns dos sistemas mais comuns disponíveis são:

  • Detecção catalítica e eletrocatalítica, que podem medir baixas concentrações de gases combustíveis no ar;
  • Detecção eletroquímica,  que responde a gases tóxicos como sulfeto de hidrogênio, cloreto de hidrogênio e monóxido de carbono;
  • Detecção com infravermelho, que pode identificar o percurso de gases como hidrocarboneto;
  • Detecção por ultrassom, que pode detectar uma variedade de gases combustíveis, tóxicos ou inertes.

Vazamentos de gases e fluidos podem ser perigosos se contiverem substâncias tóxicas, inflamáveis ou combustíveis. A detecção de vazamentos ajuda a atender aos padrões de qualidade e prevenir lesões a funcionários, danos materiais e mau funcionamento de equipamentos.

Leia também: Como reduzir custos na indústria: entenda como diminuir a depreciação de ativos

Faça um diagnóstico de vazamento industriais com a TDGI

Expert e líder em serviços técnicos, a TDGI oferece a solução de análise e diagnóstico de vazamentos para instalações industriais, disponibilizando uma equipe de especialistas em engenharia e acesso aos equipamentos e tecnologias mais modernas. 

A análise e diagnóstico da fábrica é o primeiro passo para investir em um sistema eficiente de detecção de vazamentos industriais. Entre em contato e agende o diagnóstico de sua planta industrial.

Baixe nosso “Guia prático para redução de custos no setor industrial” e saiba as principais boas práticas para economizar e ter maior competitividade.