gestão da manutenção industrial

Como fazer uma boa gestão da manutenção industrial

Com o avanço da tecnologia e a chegada da Indústria 4.0. nos últimos anos, pudemos perceber um grande desenvolvimento no setor industrial. Sendo assim, fazer uma boa gestão da manutenção industrial nunca foi tão fundamental. No artigo de hoje, vamos falar um pouco mais sobre esse assunto.

Leia também: Redução de custos na indústria: como as tecnologias podem ajudar

O que é gestão da manutenção industrial? 

Falhas nos equipamentos podem representar um grande prejuízo para indústrias, e a gestão da manutenção industrial é um processo que acompanha o funcionamento de máquinas, equipamentos, instalações e ferramentas, com o objetivo de evitar problemas.

Mesmo que uma máquina não pare completamente de funcionar, o estrago ainda pode ser grande. Em algumas áreas, como nas indústrias química e farmacêutica, por exemplo, vazamentos de produtos podem pôr em risco a saúde dos colaboradores, além de ocasionar grandes acidentes, com prejuízos para a saúde pública.

A gestão da manutenção industrial é uma operação fundamental, que impede que todos esses episódios aconteçam em uma empresa. Ela garante o funcionamento de todos os equipamentos, o bem-estar das equipes e a lucratividade da organização.

Saiba mais: 5 fatores que influenciam os indicadores de produtividade industrial

Qual a importância da gestão da manutenção industrial? 

A gestão da manutenção industrial é mais do que reparar equipamentos defeituosos, é um campo que contempla múltiplos benefícios. Dentre eles, podemos destacar:

Trabalho mais eficiente 

O gerenciamento de manutenção é essencial para a produtividade de qualquer empresa. Isso porque, a falta dessa operação pode levar à parada de equipamentos, perda de tempo da equipe, pouca eficiência, gastos desnecessários, entre outros problemas.

Agendamento de tarefas

O gestor de manutenção precisa entender exatamente como a empresa trabalha e quais atividades têm maior prioridade. A partir dessa visão, é possível realizar um agendamento de tarefas, que otimiza o trabalho da equipe e facilita a gestão da manutenção industrial.

Conformidade com as leis

Parte do trabalho de gestão da manutenção industrial consiste em entender todos os regulamentos relevantes e garantir que eles sejam seguidos. Os gestores de manutenção devem garantir que todas as tarefas sejam feitas de acordo com as leis e regulamentações municipais, estaduais e federais.

Dessa forma, a empresa está livre de sofrer com possíveis multas e sanções por não atender devidamente o regulamento.

Leia também: Gestão de fornecedores na indústria: como torná-la mais eficiente

Quais os objetivos da gestão da manutenção industrial?

Podemos entender que as principais metas na gestão da manutenção industrial estão relacionadas à otimização de trabalho, redução de custos e às melhorias do funcionamento das operações.

Além disso, entre os objetivos, está cumprir com todas as regras de manutenção, evitar falhas e quebras, analisar as práticas de manutenção adotadas, o histórico de todas as instalações e buscar melhorias contínuas das estruturas com as melhores soluções de manutenção.

Conte com um parceiro especializado

Para aplicar o que há de melhor na gestão de manutenção na indústria, sua empresa deve contar com um parceiro confiável, experiente e especializado no assunto.

A TDGI é uma empresa multinacional de engenharia e está pronta para te ajudar com a gestão e operação de instalações industriais, com soluções de manutenção. 

Atuamos com profissionais altamente qualificados, suporte técnico, assistência 24/7, planos de manutenção e as melhores soluções do mercado.

Nosso foco é garantir a valorização dos ativos da sua indústria e permitir que os gestores se preocupem única e exclusivamente com o core business, enquanto nós cuidamos de toda a manutenção.

Com transparência, serviços de excelência e cumprimento dos SLAs acordados, visamos estabelecer parcerias de longo prazo. Conheça mais sobre a nossa solução de manutenção e entre em contato conosco!

Baixe nosso “Guia prático para redução de custos no setor industrial” e saiba as principais boas práticas para economizar e ter maior competitividade.