4 tipos de manutenção para aplicar na sua indústria

Os processos de vistorias são fundamentais para o alto desempenho das fábricas e, por essa razão, os gestores estão buscando cada vez mais compreender os detalhes a respeito dos tipos de manutenção e como implementá-los.

Sabemos que o mundo inteiro passou por um desafio imenso ligado à crise sanitária que tem assolado a humanidade desde 2020. No entanto, o setor industrial tem sido um dos mais resilientes. 

Para se ter uma ideia, segundo uma pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria), em 2021, a participação do segmento no PIB brasileiro cresceu 22,2%.

Isso significa que as fábricas estão mais competitivas e, aderir a processos internos apropriados, incluindo a implementação de diferentes tipos de manutenção, é fundamental para garantir diferencial e apoiar a expansão sustentável dessas empresas.

Diante disso, confira abaixo quais são as principais vistorias adotadas na indústria e suas características. 

Você pode se interessar: 5 dicas para otimizar a manutenção nas instalações elétricas industriais

4 tipos de manutenção para aplicar na sua indústria

Dentre os principais tipos de manutenção que devem ser adotados em uma indústria, podemos citar:

 

  • Manutenção preventiva: conhecida como MP, a manutenção preventiva é responsável por realizar vistorias de rotinas nos equipamentos e sistemas da fábrica. A principal função dessa iniciativa é prever falhas, garantindo sempre que esses maquinários estejam limpos, calibrados e possuam todos os recursos para funcionarem adequadamente. Para que ela seja implementada de maneira correta, é preciso elaborar um planejamento robusto, definir um checklist e estabelecer a frequência dessas manutenções, tudo de acordo com as necessidades de cada equipamento;
  • Manutenção preditiva: responsável por identificar o tempo de vida útil dos maquinários. A manutenção preditiva depende diretamente da atuação de ferramentas de gestão e outros recursos que acompanham o desempenho dos equipamentos, servindo como uma “bússola” para os gestores identificarem quando é o momento certo de substituir uma peça ou maquinário;
  • Manutenção corretiva agendada: trata-se do processo implementado quando é reconhecido algum tipo de problema nos sistemas ou equipamentos da fábrica, porém, eles ainda não apresentaram falhas. Nesse cenário, os gestores conseguem estabelecer prioridades e agendar o conserto de acordo com a disponibilidade da equipe;
  • Manutenção corretiva emergencial: por fim, a manutenção corretiva emergencial ocorre quando o equipamento já parou de funcionar, impactando gravemente a operação. Com isso, os gestores precisam enviar uma equipe técnica com agilidade para resolver a situação e garantir o estabelecimento rápido das atividades industriais.

Saiba mais: Como funciona a termografia elétrica?

Conheça a TDGI!

A TDGI pode ajudar a sua indústria na implementação dos mais diversos tipos de manutenção. 

Com mais de 20 anos de experiência no setor, a TDGI conta com técnicos qualificados e processos completos, totalmente adequados às necessidades da sua operação.

Focando em fluxos de excelência, a TDGI implementa serviços de Manutenção Técnica de Gestão de Facilities Integrada, cuidando do gerenciamento de toda a sua indústria. Com isso, a empresa garante redução de custos, melhor gestão dos fluxos internos e alta disponibilidade dos ativos.

Quer saber mais? Acesse agora mesmo e converse com o nosso time.

Baixe nosso “Guia prático para redução de custos no setor industrial” e saiba as principais boas práticas para economizar e ter maior competitividade.