Riscos de não contar com um projeto e execução de obras
Elaborar um projeto e execução de obras exige que o responsável aplique uma série de técnicas, usando ferramentas e habilidades, que têm o objetivo de garantir que a construção seja entregue no prazo, sem gastar mais do que o orçamento prevê. Tudo isso com uma boa qualidade.
Fazê-lo de qualquer jeito, sem o devido cuidado, pode trazer uma série de problemas no futuro, e neste artigo iremos falar dos maiores riscos que você corre quando deixa de dar importância a ele.
Leia também: 3 benefícios de um cronograma de execução de obras bem elaborado
Riscos de não criar um projeto e execução de obras
Como consequência de um mal planejamento de projetos e execução de obras, ou mesmo da falta de um, podem ocorrer alguns eventos indesejados com o passar do tempo. Veja alguns deles, a seguir.
Grande desperdício de materiais
Quando não se tem um projeto e execução de obras, os trabalhadores não terão uma explicação minuciosa do que e quando usar, fazendo com que o responsável tenha de imaginar a quantidade de materiais, estimando muitas vezes o número errado.
Com isso, é comum que a compra dos materiais seja maior do que realmente era necessário, acarretando em um acúmulo exagerado e em um prejuízo financeiro para quem está pagando.
Contar com uma gestão de qualidade em obras te ajuda na negociação de compra, no seu valor total, no cálculo do frete e também na forma de pagamento.
Veja também: 5 falhas para nunca cometer no seu planejamento de obras
Segurança comprometida
Mesmo quando estamos falando de profissionais experientes, cada construção tem as suas próprias particularidades, fazendo com que as histórias delas sejam diferentes entre si.
Ter um projeto e execução de obras também colabora para elaborar como será a estrutura do local, analisando e identificando as ferramentas e melhores materiais para cada situação.
Quando ele não é feito, a integridade física dos seus funcionários, e de quem vai usar o local no futuro, correm um grande risco.
Perda de qualidade e de tempo
Seja em obras de remodelação, de manutenção ou mesmo de uma construção nova, é vital prezar pela qualidade do serviço, dos materiais usados e de toda a estrutura que os compõem, como o sistema elétrico, hidráulico e os acabamentos, por exemplo.
Ter de quebrar novamente para consertar algo que foi feito errado, indica a falta de um projeto e execução de obras, forçando os trabalhadores a retrabalhos, que seriam facilmente evitados em outras circunstâncias.
Dessa forma, o tempo gasto também aumenta e pode resultar no atraso da entrega final, já que os erros durante o processo serão mais comuns do que o desejado.
Leia também: 5 passos para um planejamento e controle de obras infalível
Prejuízo financeiro
E a consequência natural de todos os elementos acima citados, é ter um prejuízo no orçamento total da obra propriamente dita, afinal, contar com um projeto e execução de obras pode ter um custo no início, mas evita problemas maiores durante todo o percurso.
Este planejamento ajuda a prevenir erros, a comprar a quantidade e qualidade correta de materiais, a ter um cronograma bem estabelecido e, por fim, a entregar tudo dentro do prazo estipulado.
Para te apoiar no desenvolvimento do seu projeto, conte com a TDGI
Como vimos, ter um projeto e execução de obras bem feito evita uma série de contratempos para todos os envolvidos e, para te ajudar, a TDGI presta assessoria para o seu planejamento.
Somos uma empresa multinacional, com profissionais experientes e qualificados, para que você não tenha prejuízo em sua obra.
Com a nossa solução de Gestão de Espaços e Obras (GEO), te auxiliamos a:
– Ter controle sobre cada passo;
– Monitorar todas as etapa;
– Analisar resultados;
– Entregar no prazo.
Para mais detalhes sobre os nossos serviços, acesse aqui e fale com um de nossos especialistas!