planejamento de projetos e execução de obras

5 motivos para terceirizar o planejamento de projetos e execução de obras

Toda empresa, ao realizar um processo de reforma do escritório ou modernização do espaço de trabalho, precisa contar com uma equipe de profissionais habilitados para fazer o planejamento de projetos e execução de obras

Até aí, tudo bem, afinal, todo mundo sabe disso, não é mesmo? Mas a grande pergunta é a seguinte: o ideal é ter funcionários internos para atuar em todo o projeto ou contar com uma terceirizada para o gerenciamento da obra.

Vamos tirar essas dúvidas a seguir!

Desafios do planejamento de projetos e execução de obras internamente

Imagine só você, como gestor do setor de compras de uma empresa, tendo todo o trabalho do planejamento, execução e até a entrega do projeto de reforma. Você vai ter que cuidar de uma série de tarefas, que vão dar uma boa dor de cabeça, como por exemplo:

– Lidar com orçamentos, custos e aprovação de compras de materiais da obra.

– Fazer o planejamento inicial de como ficará a disposição do espaço, englobando todos os itens, como iluminação, elétrica, hidráulica e outros aspectos.

– Verificar os riscos existentes para a realização da obra, como perigo de furar encanamentos, de ocorrer curto-circuito em fiação etc.

– Gerenciar um time multidisciplinar, com diversos profissionais, envolvendo desde o engenheiro e o arquiteto até o eletricista, pintor e demais responsáveis por cada função dentro do projeto.

– Atuar de forma efetiva na cadeia de suprimentos para garantir que os insumos para a obra cheguem a tempo para os trabalhadores usarem em cada etapa do projeto.

– Organizar sua empresa internamente de modo que as obras não prejudiquem as atividades dos profissionais. Se for uma indústria, por exemplo, não se pode parar a produção. Já, no escritório, é muito provável que seja preciso organizar dias de trabalho em home office para que a reforma tenha bom andamento.

– Alinhar os prazos de entrega da cada tarefa relacionada ao projeto e à obra.

– Cobrar os funcionários de executarem as obras de forma adequada, com as ferramentas apropriadas, os equipamentos de proteção, usando boas práticas e de olho nos prazos.

– Verificar se todos os profissionais comparecem ao trabalho nos dias corretos. Afinal, toda falta pode acarretar em um atraso na entrega final.

– Revisar cada etapa concluída para que possa avançar para o estágio seguinte do projeto de obra, sem falhas e com tudo dentro do planejamento.

– Realizar uma conferência final, assegurando que tudo está entregue do jeito que foi planejado lá no início do projeto. E, se por acaso algum item estiver errado ou faltando, já se deve avisar aos profissionais para fazer as correções necessárias.

Leia também: 5 passos para um planejamento e controle de obras infalível

Por que terceirizar o planejamento de projetos e execução de obras?

Fica claro que todos esses processos e trabalhos demandam muito tempo e esforços do gestor responsável, mesmo que ele tenha ajuda de algum funcionário, para o planejamento de projetos e execução de obras.

Sem contar que podem ocorrer erros, problemas e até graves riscos de realizar o projeto dessa forma, internamente.

Por isso, ao invés de tentar fazer tudo sozinho ou usar um dos seus funcionários como apoio, você pode contratar uma empresa especializada nesse tipo de serviço. Veja os principais motivos para investir na terceirização:

1. Economia de tempo e dinheiro

O planejamento de projetos e execução de obras são muito desgastantes e envolvem muito tempo dedicado e recursos financeiros. Porém, com uma equipe terceirizada dedicada, é possível empregar melhor sua equipe interna para lidar com atividades como negociação com fornecedores para conseguir compras de insumos com melhor custo-benefício.

Ao mesmo tempo, ao invés de você ter que contratar 10 ou até 15 profissionais para todo o projeto, você só adquire o serviço de uma empresa e ela se faz responsável por toda essa operação de seleção, treinamento e capacitação.

Saiba mais: Empresa de gerenciamento de obras: como elaborar o cronograma de reforma

2. Equipe com profissionais especializados

As empresas focadas em gestão de projetos e obras contam com profissionais especializados, experientes e qualificados para cada função dentro da reforma. Imagine só você tendo que selecionar tais pessoas. É normal que você contrate alguém que não tenha as habilidades necessárias, ou que cometa erros que prejudiquem o andamento da obra.

Sem contar que a terceirização ajuda na possibilidade de substituir funcionários que faltaram ou que não atenderam às expectativas.

3. Responsabilidade ética

Com uma terceirizada regulamentada dentro dos conselhos de construção civil, engenharia ou arquitetura, você possui a garantia de ter uma empresa confiável e responsável para atuar no seu projeto.

4. Experiência com o serviço

As obras em empresas, escritórios, indústrias, salas comerciais e afins podem sofrer diversos entraves até por conta das normas e legislações. Mas, com um negócio com know-how e experiência no serviço de obras, ele vai saber como lidar com cada obstáculo para superá-los rapidamente.

Veja aqui: Como fazer a gestão de projetos na reforma de escritório

5. Maior foco no negócio

Por fim, certamente, a maior vantagem de ter uma terceirizada atuando no planejamento de projetos e execução de obras é a possibilidade de garantir maior foco no negócio. Assim, você não precisa se preocupar com todas as etapas e situações mencionadas no início do texto.

O terceirizado contratado faz todo o acompanhamento do andamento das obras e você só precisa aprovar o resultado final.

Conte com a TDGI no planejamento de projetos e execução de obras

Empresa de engenharia multinacional, a TDGI possui uma ampla equipe de profissionais qualificados para trabalhar na execução e no gerenciamento de obras.

Atuamos com as melhores práticas e soluções do mercado, garantindo a valorização da estrutura da sua empresa e atendendo a todas as suas necessidades. Nossos serviços de gestão de espaços e obras englobam:

  • Estudo de Soluções de Ocupação de Espaço
  • Avaliação e Adaptação de Necessidades
  • Orçamentação
  • Gestão, Supervisão e Execução de Obra
  • Controle e Acompanhamento
  • Supervisão de Fornecedores e Terceiros
  • Análise de Resultados
  • Entrega de obra

Quer saber mais detalhes? Acesse aqui e fale conosco agora mesmo!

Baixe nosso “Guia prático para redução de custos no setor industrial” e saiba as principais boas práticas para economizar e ter maior competitividade.