cronograma de execução de obra

3 benefícios de um cronograma de execução de obras bem elaborado

O cronograma de execução de obra é um dos primeiros documentos a serem elaborados pelo engenheiro responsável, principalmente por tratar com clareza todos os passos e estabelecer os prazos que devem ser cumpridos durante a sua duração.

Ele poderá ser dividido em semanas, quinzenas, meses, ou da forma que for mais interessante para o seu andamento. Essa decisão varia de acordo com o tamanho e do tempo estimado para a sua conclusão.

Veja também: 5 falhas para nunca cometer no seu planejamento de obras

Qual a sua importância?

Além de visualizar cada etapa, um cronograma de execução de obra tem a função de impedir atrasos e também de evitar que ocorram desperdícios, afinal, nele deve constar todos os detalhes de mão de obra e de materiais necessários em cada momento.

Com isso, o gestor das equipes pode solicitar mais urgência em certos momentos, quando notar que não vai conseguir cumprir com o estabelecido no seu projeto e execução de obras, por exemplo.

3 benefícios de contar com este cronograma

Agora que entendemos que o cronograma de execução de obra é uma peça fundamental para o bom trabalho dos seus colaboradores, veja mais alguns de seus benefícios.

Redução de custos

Um dos impactos mais visíveis de um bom gerenciamento de obras, é a redução nos custos globais que ele vai te proporcionar, já que com o seu auxílio, o responsável pode fazer uma estimativa e um gerenciamento de pessoas e materiais mais preciso.

Com isso, ele será capaz de acompanhar o cronograma de execução de obra em tempo real, ganhando em organização interna e prevendo eventuais necessidades, evitando que a sua equipe de trabalhadores fique parada.

Maior controle nos prazos

Assim como já citamos acima, o planejamento e controle de obras também vai te ajudar a entregar tudo no prazo correto.

Isso acontece porque o nível de detalhamento do cronograma de execução de obra é muito alto, mostrando o que deve ser feito em cada etapa, identificando também qual é a ordem que elas devem seguir ao longo do tempo.

Dessa forma, os responsáveis pelo avanço e pela conclusão do projeto conseguem analisar o dia a dia, verificando a evolução do que foi previamente planejado.

É possível, inclusive, identificar se haverá qualquer tipo de problema futuro, podendo se antecipar e analisar onde deve haver um esforço maior, a fim de manter tudo dentro da data estipulada, evitando atrasos e acréscimos no custo final.

Facilidade na gestão de documentos

Para que os dois itens acima sejam possíveis de serem realizados, é preciso que o gestor tenha acesso rápido e fácil aos documentos da obra propriamente dita, para que o cronograma de execução de obra seja bem elaborado.

Portanto, é vital deixar toda a documentação pertinente o mais acessível possível, para que ela seja consultada sempre que surgir alguma dúvida ou questão, e não apenas em casos em que algo deu errado.

Leia também: Gerenciamento de obras: como ter maior sustentabilidade nas empresas

Conte com a TDGI para fazer o seu planejamento

Como vimos, o cronograma de execução de obra é uma peça fundamental para que a sua obra não tenha imprevistos e fique parada de maneira desnecessária.

Com a TDGI, você vai contar com uma equipe experiente e especializada, que vai te dar todo o suporte necessário para que tudo saia conforme o planejado.

Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas.

Baixe nosso “Guia prático para redução de custos no setor industrial” e saiba as principais boas práticas para economizar e ter maior competitividade.