5 principais práticas da manutenção em hospitais
Para as instituições de saúde oferecerem o melhor atendimento médico aos pacientes, é preciso que elas estejam funcionando perfeitamente com as instalações e estruturas em ordem. Por isso, a manutenção em hospitais é um setor fundamental que deve ser visto como estratégico para garantir a operação total do estabelecimento.
Afinal, imagine que ocorra um problema elétrico em uma ala do hospital e tenha que interditar todo este local para um reparo de emergência na fiação. Além dos custos elevados de uma manutenção corretiva, há ainda os transtornos para os pacientes que serão locomovidos, a perda de tempo dos funcionários com as mudanças e a diminuição da capacidade operacional da instituição.
O mesmo acontece se uma falha hidráulica gerar um vazamento em um leito ou na sala de espera para atendimento. É um problema e tanto para a gestão de manutenção.
Então, para evitar tais incidentes, a manutenção em hospitais se faz tão necessária, já que ela foca na continuidade operacional, mantendo as estruturas prontas, disponíveis e a postos para o uso 24 horas por dia. Assim, os médicos, funcionários e pacientes terão os equipamentos, aparelhos e instalações em perfeitas condições.
Conheça os principais benefícios da manutenção em hospitais
Antes de mais nada, vale lembrar que as despesas com manutenção e assistência técnica hospitalar cresceram 15,6% entre 2013 e 2014, segundo o relatório da Associação Nacional de Hospitais Privados. Hoje, esses gastos chegam a 2% do total de custos hospitalares, de acordo com a edição mais recente da Anahp.
Então, isso mostra a importância de realizar a manutenção em hospitais, mas levanta a questão se esse investimento tem sido suficiente ou se tem sido empregado corretamente. Uma vez que, se os gastos forem em reparos, é possível diminuir essas despesas.
Em contrapartida, se os hospitais não estiverem colocando verba em planejamento, manutenção preventiva e gestão de manutenção completa, provavelmente ainda falta um investimento mais assertivo.
Assim, ao empregar a manutenção preventiva, preditiva e corretiva da melhor forma possível nas instituições, é possível não só otimizar os custos incluídos em todos os processos, como também usufruir de outros benefícios, como por exemplo:
- Melhor conservação das instalações prediais;
- Menor risco de problemas e acidentes;
- Garantia de segurança dos pacientes, funcionários e demais envolvidos;
- Maior durabilidade, integridade e confiabilidade das instalações;
- Ampliação do tempo de vida de estruturas e equipamentos;
- Minimização do custo do ciclo de vida das estruturas;
- Facilidade no monitoramento de consumos, como água, energia elétrica e outros;
- Otimização de estoques, com peças de reposição e materiais de consumo.
Isso vale tanto para estruturas civis, hidráulicas e elétricas, como para equipamentos de ar-condicionado, contra incêndio, de segurança, automação e até mesmo os equipamentos hospitalares.
Leia também: 3 melhores práticas para gestão de manutenção preventiva em hospitais
Quais são os principais processos da manutenção em hospitais?
Apesar de todas as vantagens listadas acima, somente 49% das unidades hospitalares possuem um contrato de manutenção predial vigente, segundo estudo do Tribunal de Contas da União (TCU).
Então, vale a pena conhecer as principais práticas da manutenção em hospitais para garantir que sua instituição funcione adequadamente. Veja!
1. Hidráulica
A parte hidráulica é essencial em hospitais, já que os locais contam com uma grande quantidade de banheiros, torneiras, chuveiros, vasos sanitários, bebedouros, entre outros utensílios usados pelas pessoas. Além disso, toda a estrutura conta com encanamentos, hidrantes e caixas d’água
O que demanda uma atenção redobrada do setor de manutenção em hospitais para verificar se está tudo em ordem e o que apresenta falhas, necessitando de substituição.
Veja mais: 5 dicas para a eficiência da gestão da manutenção hospitalar
2. Elétrica
Outro elemento indispensável em todos os tipos de empresas, a manutenção elétrica é responsável por garantir o funcionamento de toda a iluminação, com troca e manutenção de lâmpadas e demais equipamentos.
Além disso, os profissionais aqui devem cuidar de adequações elétricas e de inspeção da fiação para garantir que não ocorram incidentes, como curto-circuitos, problemas de ligação elétrica, entre outros. Afinal, tais problemas podem gerar consequências mais graves, como incêndios e até explosões.
3. Manutenção civil
Estes serviços de manutenção englobam desde a inspeção das áreas comuns e do piso até a verificação de sistemas de segurança, elevadores, instalações de gás, equipamentos, integridade da fachada e da cobertura do prédio do hospital.
Assim, para qualquer problema ou indício de falha na estrutura predial, o setor de manutenção deve realizar a manutenção preventiva e/ou os reparos adequados.
Leia também: Como reduzir custos com manutenção hospitalar?
4. Ar-condicionado
O ar-condicionado é um elemento essencial nos hospitais, já que é responsável por climatizar os ambientes e garantir o conforto de todos os pacientes e funcionários. Então, os aparelhos devem receber manutenção frequente para evitar que consumam energia em excesso e também para que não propaguem sujeiras e microrganismos presentes nos ambientes.
Dessa forma, diversos componentes podem ser trocados para garantir o funcionamento adequado, como filtros de ar, bandejas e outros utensílios. Vale destacar que os aparelhos também possuem ligação elétrica e hidráulica, necessitando de verificação constante.
5. Energia
No Brasil, apenas os hospitais representam 10,6% do consumo de energia de uso comercial, segundo estudo da KPMG. Então, é preciso adotar boas práticas de manutenção de equipamentos, eficiência energética, substituição de sistemas de iluminação e uso de fontes alternativas de energia.
Com isso, é possível otimizar a utilização de energia, promover economia e manutenção adequada em hospitais.
Como a TDGI pode ajudar
Para assegurar a conservação das estruturas e instalações prediais com os melhores serviços e processos de manutenção em hospitais, conte com um parceiro sólido, confiável, experiente e com conhecimento de mercado.
Empresa multinacional de engenharia, a TDGI promove o funcionamento adequado das instalações e reduz custos com os serviços de gestão e execução de manutenção técnica.
Atuamos com as melhores práticas do mercado, cumprimos os SLAs estabelecidos e garantimos que o cliente foque exclusivamente no seu core business. Tudo com o objetivo de valorizar os ativos dos nossos clientes e criar relacionamentos de longo prazo.
Ficou interessado em saber mais detalhes? Entre em contato com nossos especialistas agora mesmo!