Passo a passo para implementar a manutenção elétrica industrial

A manutenção elétrica industrial é um processo responsável pelo devido funcionamento das fábricas. Por meio de iniciativas preventivas, preditivas e corretivas, essa iniciativa permite o acompanhamento de toda a infraestrutura desses espaços e a rápida identificação de qualquer tipo de problema.

Com isso, as indústrias alcançam alguns benefícios, como:

  • Melhor desempenho de todos os maquinários e infraestruturas;
  • Minimização do tempo de parada;
  • Aumento da eficiência e produtividade;
  • Garantia de segurança aos colaboradores;
  • Redução de custos e desperdícios. 

Por sua vez, estão inclusos na manutenção elétrica industrial todos os processos referentes às vistorias dos equipamentos, sistemas de iluminação, instalações elétricas, transformadores e proteção contra sobretensão. 

Mas, afinal, como implementar as devidas iniciativas? Com o objetivo de te ajudar, elencamos abaixo algumas boas práticas básicas que você deve considerar na sua fábrica. Continue com a sua leitura e confira.

Você pode se interessar: 5 dicas do que analisar durante a manutenção elétrica predial

Passo a passo para implementar a manutenção elétrica industrial

Dentre as principais iniciativas para implementar a manutenção elétrica industrial estão:

Elaborar um planejamento robusto

O planejamento é a base para qualquer processo e com a manutenção não é diferente. Por essa razão, faça o mapeamento de toda a sua operação, entendendo quantos equipamentos possui e características da sua infraestrutura. 

Com base nessas informações, elabore um plano robusto para as iniciativas de manutenção, considerando os processos preventivos, preditivos e corretivos, níveis de criticidade, responsáveis, atividades envolvidas e outros fluxos. 

Lembre-se que o seu planejamento será o norteador das atividades de manutenção elétrica industrial, por isso, ele deve ser detalhado. Além disso, tenha um plano flexível o suficiente para alterá-lo sempre que necessário. 

Definir e acompanhar indicadores

Em seguida, defina alguns indicadores que precisam ser acompanhados nas suas iniciativas de manutenção, como é o caso do MTBF (Tempo médio entre falhas), MTTR (Tempo médio para reparo) e Availability (disponibilidade).

Para conseguir metrificar esses KPIs (Key Performance Indicators ou Indicadores-chave de performance, na tradução) é preciso registrar todos os processos de manutenção, garantindo uma gestão mais inteligente e baseada em dados.

Se atentar aos EPIS e EPCs necessários

Os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e os EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva) são cruciais para qualquer processo de manutenção.

De maneira prática, eles promovem a segurança da equipe envolvida nessas atividades e outros ocupantes do espaço, minimizando riscos de acidentes e impactos graves.

Alguns EPIs que não podem deixar de fazer parte da rotina do time são: luvas, óculos, cintos, capacetes, vestimentas especiais e protetor facial. Se tratando dos EPCs, os principais são: cones e faixas de sinalização, isolantes, placas de sinalização, grades metálicas dobráveis, manta isolante e extintor de incêndio. 

Preparar devidamente o time

Não podemos falar sobre a manutenção elétrica industrial sem citar a importância de preparar devidamente a equipe. 

É crucial que as empresas realizem treinamentos para orientar os colaboradores acerca das principais iniciativas adotadas, boas práticas de segurança, modos corretos de se utilizar os EPIs e outras informações relacionadas. 

Quanto mais instruídos os funcionários estiverem, menores são as chances de erros que coloquem a proteção deles em risco, assim como a efetividade da sua infraestrutura elétrica.

Contar com um parceiro especializado

Por fim, uma boa opção é contar com uma empresa especializada e terceirizar a manutenção elétrica da sua indústria.

Uma empresa com experiência no mercado pode proporcionar à sua organização toda a segurança, eficiência e produtividade que precisa para funcionar adequadamente. 

Além disso, todos os processos relacionados à manutenção, o que inclui mão de obra, licenças e outras burocracias, ficam a cargo desse parceiro, proporcionando ao seu negócio mais tempo e recurso para investir em outras iniciativas estratégicas para a expansão da empresa.

Leia também: Manutenção elétrica: confira os problemas que podem ser evitados

Conheça a TDGI!

Se você deseja contar com um parceiro de confiança e longa experiência no mercado industrial, conheça a TDGI! Com mais de 20 anos de vivência no setor, a TDGI oferece aos seus clientes soluções completas de Manutenção Técnica e Gestão de Facilities Integrada.

Contando com um time multidisciplinar de especialistas, a TDGI auxilia a sua organização em todos os fluxos envolvidos na manutenção elétrica industrial, garantindo redução de custos, eficiência e produtividade.

Além disso, a TDGI possui as melhores tecnologias para um gerenciamento inteligente da sua operação, o que minimiza riscos de paradas e aumenta a vida útil de toda a infraestrutura.

Quer saber mais? Acesse agora mesmo e converse com o nosso time.

Baixe nosso “Guia prático para redução de custos no setor industrial” e saiba as principais boas práticas para economizar e ter maior competitividade.