manutenção de prédios

Manutenção de prédios: entenda a importância de contar com um backlog

A manutenção de prédios é uma atividade essencial para garantir que todos os equipamentos e estruturas estejam funcionando plenamente e atendendo às necessidades dos clientes. Para alcançar esse objetivo, deve-se contar com um backlog de manutenção.

Isso porque, ao utilizar essa estratégia, os gestores podem ter um maior sucesso no gerenciamento de processos, estabelecendo adequadamente atividades como inspeções e reparos, de modo a alocar seus funcionários em um tempo hábil para isso. 

Leia mais: Serviço predial: como reduzir as manutenções corretivas?

Assim, é possível ter um controle mais efetivo de cada uma das etapas da manutenção de prédios e promover de maneira consciente a priorização das tarefas necessárias, diminuindo os períodos exigidos para a realização dos serviços.

Em linhas gerais, pode-se definir um backlog como uma ação primordial e prioritária de manutenção. Assim, é possível reduzir os custos com os serviços adequados, no tempo correto.

Mas, afinal, como é feito um backlog? Para responder a essa questão, reunimos algumas informações para compreender a fundo essa prática e entender como ela pode impactar positivamente o seu negócio.

Manutenção de prédios: entenda como é feito o backlog?

O backlog funciona como uma lista que ordena todas as tarefas necessárias para a manutenção de prédios. E isso engloba desde as atividades feitas com o foco na correção de erros até às inspeções preventivas. 

Nesse documento, devem estar presentes as tarefas, com o dimensionamento das demandas de acordo com todos os equipamentos e instalações do local.

Depois da compilação de todos os processos registrados, cabe ao gestor de manutenção elencar quais devem ser executados inicialmente e, também, as que podem ser deixadas para o final da fila por não terem uma prioridade elevada. 

A ideia principal é que o backlog esteja em harmonia com a hierarquização de problemas disposta no plano de manutenção do negócio. Assim, todos esses procedimentos são facilitados, pois há um conhecimento prévio da equipe.

Veja também: Checklist de manutenção preventiva: saiba as informações que não podem faltar

Como fazer o cálculo do backlog

O cálculo de backlog para a manutenção de prédios é constituído por meio de uma conta simples, a partir da soma da quantidade de horas reservadas para as ordens de serviço planejadas, pendentes, programadas e executadas, dividindo pelo número disponível de horas para a realização desse serviço.

Com essa conta feita, é possível obter um resultado que indica se há ou não uma relação funcional entre as demandas e a mão de obra responsável pela resolução das tarefas.

O número ideal é de 1, que mostra uma ligação proporcional entre os dois fatores. Quaisquer quocientes superiores indicam que há mais atividades a serem executadas do que horas disponíveis para os funcionários as resolverem.

Apesar disso, números inferiores também não são desejados, pois evidenciam que a equipe é superdimensionada, isto é, com tempo disponível muito superior ao necessário para solucionar as dificuldades.

Conheça as vantagens do backlog

  • Maior facilidade para priorizar atividades de manutenção de prédios.
  • Uso mais consciente do tempo para a realização de tarefas.
  • Redução de custos por meio da aplicação de inspeções mais frequentes nos equipamentos.
  • Documentação de todos os incidentes a serem resolvidos.
  • Melhor qualidade da tomada de decisão por conta da estruturação dos processos.
  • Possibilidade de diminuição do tempo ocioso da equipe.

Conte com uma empresa capacitada 

A melhor maneira de atingir todos os objetivos relacionados à manutenção de prédios é ter parcerias com empresas consolidadas no mercado e que ajudem o seu negócio a dar um passo adiante.

Assim, pode-se atingir todo o potencial exigido para destacar-se em um mercado cada vez mais competitivo.

Nesse sentido, é fundamental ter o apoio de parceiros especializados, como a TDGI, que conta com as melhores soluções de manutenção preventiva, corretiva e preditiva e oferece assistência técnica especializada, com suporte 24×7.

Quer saber mais sobre como podemos ajudar a sua marca? Entre em contato e tire suas dúvidas com nossos especialistas!

Baixe nosso “Guia prático para redução de custos no setor industrial” e saiba as principais boas práticas para economizar e ter maior competitividade.