gestão da manutenção hospitalar

Tudo o que você precisa saber sobre gestão da manutenção hospitalar

A gestão da manutenção hospitalar consiste em um procedimento de avaliação, reparação e planejamento de consertos, intervenções e outros processos importantes em máquinas e equipamentos de hospitais. Dessa forma, é possível garantir o correto funcionamento dos itens, reduzindo a ocorrência de erros ou acontecimentos inesperados, como falhas e acidentes.

Em tempos de pandemia da Covid-19, adotar um cronograma de gestão da manutenção hospitalar é uma maneira de garantir a completa eficiência dos equipamentos e a disponibilização de leitos adequados, visto que muitos hospitais permanecem com uma alta quantidade de internações.

No entanto, nem sempre a gestão da manutenção hospitalar é realizada da maneira correta. Em 2017, uma inspeção feita pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) nos hospitais da rede pública, apontou a ausência de contratos de manutenção preventiva e corretiva. Além disso, cerca de 80% dos equipamentos não estavam cobertos.

Diante disso, o artigo de hoje vai mostrar tudo o que você precisa saber sobre gestão da manutenção hospitalar, demonstrando como aplicar o planejamento e realizar as intervenções nos sistemas, conforme orientações do fabricante. Acompanhe a leitura!

Você pode se interessar: 5 dicas para a eficiência da gestão de manutenção hospitalar

Onde a gestão da manutenção hospitalar se aplica?

A gestão da manutenção hospitalar é aplicável em todos os maquinários e equipamentos de hospitais, clínicas, UTIs e demais centros de saúde. Sendo assim, todos os componentes devem ser avaliados periodicamente, incluindo:

  • Sistemas de ar condicionado;
  • Sistemas elétrico e hidráulico;
  • Sistemas de gás e aquecimento;
  • Câmeras de monitoramento e segurança;
  • Controle de temperatura e umidade dos medicamentos;
  • Manutenção predial (limpeza e cuidados com a edificação).

Em um hospital, é importante que todos os sistemas estejam operantes 24 horas por dia. Afinal, os pacientes dependem de equipamentos para manutenção da vida e realização dos tratamentos. Por isso, a gestão da manutenção hospitalar torna-se imprescindível.

Leia também: 6 problemas da falta de uma gestão de manutenção preventiva

Quais as melhores práticas para gestão da manutenção hospitalar?

A gestão da manutenção hospitalar inclui procedimentos preventivos, antes do acidente ocorrer, como forma de evitar as falhas, ou corretivos, de caráter emergencial, quando já se constatou o problema e é preciso solucioná-lo. Independentemente do tipo de manutenção, é necessário adotar práticas específicas de gerenciamento. São elas:

Estabeleça prioridades

O primeiro ponto do planejamento da gestão da manutenção hospitalar é estabelecer prioridades para a avaliação e conserto dos equipamentos. Para isso, vale a pena verificar se há algum maquinário necessitando de correção imediata, ou mesmo alguma máquina que não passa por uma verificação há algum tempo.

Utilize a tecnologia

A tecnologia pode ser sua grande aliada na gestão da manutenção hospitalar. Isso porque as ferramentas aprimoradas são capazes de verificar com exatidão quais componentes requerem maior atenção, ou mesmo quais são as falhas. Com isso, os procedimentos são realizados com mais eficácia e menor ocorrência de erros.

Invista na terceirização

A terceirização é uma opção de serviço que assegura a qualidade na gestão da manutenção hospitalar. Afinal de contas, você contará com profissionais especializados e com conhecimento técnico específico para realizar os procedimentos de avaliação dos sistemas. Dessa forma, o hospital pode preocupar-se mais com o core business e sem deixar de lado a eficiência nas atividades de manutenção.

Veja aqui: Passo a passo para montar o plano de manutenção preventiva

Conte com a TDGI para gestão da manutenção hospitalar

A TDGI é uma empresa especializada em serviços de gestão da manutenção hospitalar, com atuação há mais de 20 anos no mercado e em 9 países do mundo, incluindo o Brasil.

Nossa organização conta com uma equipe completa de profissionais responsáveis, que estão dispostos a executar os melhores procedimentos de avaliação e consertos de sistemas.

Entre em contato conosco e conheça mais sobre os serviços de gestão da manutenção hospitalar da TDGI!

Baixe nosso Guia “Passo a passo para criar um plano de manutenção hospitalar eficiente ” e saiba as principais boas práticas!