Como fazer um orçamento para uma obra? Confira 3 dicas!

Entender como fazer um orçamento para uma obra é um dos primeiros passos da execução de um projeto na construção civil. De modo geral, esse documento levanta todos os custos necessários para tirar uma obra do papel, desde a compra do espaço até a sua entrega. 

Elaborar corretamente esse planejamento orçamentário permite estimar os gastos exatos envolvidos na aplicação do projeto, promovendo uma série de benefícios, como:

  • Minimização de riscos;
  • Melhor negociação com os fornecedores;
  • Melhor controle orçamentário;
  • Redução de custos;
  • Minimização de desperdícios ou erros;
  • Registro de todo o histórico do projeto. 

Com o objetivo de te ajudar a compreender como fazer um orçamento para uma obra e implementá-lo com efetividade, separamos algumas dicas abaixo. Continue com a sua leitura e confira. 

Você pode se interessar: 3 benefícios de um cronograma de execução de obras bem elaborado

Como fazer um orçamento para uma obra? Confira 3 dicas!

Dentre as principais iniciativas para elaborar um orçamento para uma obra, podemos citar:

1. Elabore um projeto executivo e memorial descritivo

O primeiro passo é produzir um projeto executivo e um memorial descritivo da obra. 

O primeiro consiste em toda a infraestrutura do projeto, com todas as informações detalhadas para execução da construção, incluindo plantas, desenhos, elevações, tabelas de áreas, cortes e cálculos estruturais.

Por sua vez, o memorial descritivo é um documento que define todos os materiais que serão utilizados na obra, desde a fundação até o revestimento, passando pelas instalações elétricas e hidráulicas.

2. Considere os custos diretos e indiretos

Em seguida, é preciso considerar os custos diretos e indiretos do projeto. No caso do cálculo dos custos diretos, é necessário analisar os gastos de todos os materiais levantados anteriormente com base no metro quadrado do projeto. 

Por outro lado, os custos indiretos estão relacionados com as despesas com mão de obra terceirizada, uso de água e energia elétrica, transportes e equipamentos. Para evitar surpresas, é preciso somá-los também ao seu orçamento.

3. Some os impostos e taxas

Por fim, chegamos aos impostos e taxas. Toda obra necessita de uma série de licitações para que consiga operar legalmente e isso envolve custos. 

Além disso, existem impostos municipais, estaduais e, até mesmo, federais que a empresa responsável deve arcar e esses gastos precisam estar previstos no seu planejamento. 

Leia também: Riscos de não contar com um projeto e execução de obras

Conte com a ajuda da TDGI!

Você quer implementar tudo que aprendeu em como fazer um orçamento para uma obra com a ajuda de uma empresa experiente no mercado? Conheça a TDGI! 

Com mais de 20 anos de vivência no setor, a TDGI oferece aos seus clientes a solução de Gestão de Espaço e Obras (GEO), em que desenvolve e executa projetos completos.

Dentre os principais serviços oferecidos, estão:

  • Estudos, gestão e coordenação de projetos;
  • Definição de orçamento e planejamento de obra;
  • Execução de obras de adaptação;
  • Remodelação de espaços interiores.

Contando com uma equipe multidisciplinar de arquitetos, engenheiros e encarregados técnicos, garantimos eficiência, produtividade e segurança desde o planejamento até a entrega da obra.

Você quer saber mais? Acesse agora mesmo e converse com o nosso time!

Baixe nosso “Guia prático para redução de custos no setor industrial” e saiba as principais boas práticas para economizar e ter maior competitividade.