Acompanhamento de obra: o que é, importância e como otimizar?

O acompanhamento de obra é um processo que tem como objetivo principal assegurar que todas as etapas previstas nos projetos de arquitetura e engenharia sejam devidamente seguidas durante o processo de construção.

Por sua vez, essa iniciativa é cumprida durante as rotinas de vistorias, em que os responsáveis técnicos levantam informações acerca de toda a obra, assim como quaisquer tipos de desvios do projeto inicial e, até mesmo, possibilidades de atrasos na entrega da construção.

Diante disso, entenda neste texto todos os benefícios de realizar adequadamente o acompanhamento de obra e como otimizar esse relatório.

Você pode se interessar: 5 motivos para contratar uma empresa de terceirização de serviços

Qual é a importância do acompanhamento de obra?

Como visto, o acompanhamento de obra é um processo bastante técnico e complexo que fornece diversas vantagens às construções, como:

  • Identifica quaisquer riscos com agilidade;
  • Permite implementar iniciativas corretivas e paliativas antes que erros ocorram;
  • Aumenta a produtividade e eficiência da operação;
  • Reduz custos e desperdícios;
  • Facilita a criação de um histórico de toda a obra;
  • Simplifica o gerenciamento de materiais;
  • Promove melhor gerenciamento da mão de obra;
  • Aumenta a confiabilidade e segurança do projeto.

Como otimizar o acompanhamento de obra?

Para otimizar o acompanhamento de obra e garantir assertividade e eficiência, algumas iniciativas são cruciais, como:

Fazer um planejamento

O primeiro passo é compreender as características dos seus projetos de engenharia e arquitetura, assim como em qual estágio está a obra. 

Neste plano, é importante delimitar estimativas de gastos financeiros, uso de materiais, mão de obra necessária e os responsáveis por cada área.

A partir dessas informações, não deixe de alinhar metas e expectativas, de modo a garantir o máximo de transparência, qualidade e efetividade do seu projeto.

Além disso, na hora de realizar o seu planejamento é importante estar preparado para a possibilidade de imprevistos. Pensar previamente ajuda a tomar as melhores decisões de maneira estratégica.

Cronograma realista

Outra dica de como otimizar o acompanhamento de obras é ter um cronograma realista e flexível. Todo mundo sabe que imprevistos acontecem e podem acabar atrapalhando todo o planejamento foi feito para aquela obra. 

Para isso, é necessário que você realize um levantamento com todas as atividades necessárias para que o processo do projeto funcione corretamente. Com isso, é possível definir aquelas atividades que exigem interdependência de outras tarefas e que podem atrasar.

Dessa forma, um cronograma realista permite adaptar sua agenda sem ter graves problemas. 

Visitar periodicamente a construção

Com o planejamento em mãos, é momento de definir a periodicidade das visitas ao canteiro de obras. Sabemos que uma construção dura meses e, até mesmo, anos, dependendo do projeto. 

Isso significa que as empresas responsáveis precisam acompanhar de perto o andamento da obra e se todos os processos previstos estão sendo seguidos.

A frequência dessas visitas varia de acordo com o tipo e duração do projeto, podendo ser diárias ou mais espaçadas, como semanais.

Produzir relatórios

Por fim, não existe um acompanhamento de obra efetivo sem relatórios. Apenas a coleta e análise de dados será capaz de prever as condições da construção e permitir a identificação de quaisquer gargalos.

Nesse cenário, faça um Relatório de Acompanhamento de Obras (conhecido como RAO) em cada uma das visitas. Esse documento deve conter algumas informações básicas, como:

  • Número de cadastro da obra e documentos fiscais;
  • Anotações diárias;
  • Registros fotográficos;
  • Dados a respeito do clima;
  • Informações sobre maquinários, mão de obra e materiais;
  • Registro de atividades.

Responsabilidades trabalhistas

Outro ponto fundamental para o bom andamento do acompanhamento de obra é em relação às responsabilidades que a empresa tem com os colaboradores. 

Dessa forma, é importante que a construtora e todas as prestadoras de serviço estejam em conformidade com a legislação e atendam a todas as normas de saúde e segurança no trabalho.

Conte com a ajuda da tecnologia

A tecnologia vem se desenvolvendo em um ritmo muito acelerado e para os próxima anos, a tendência é que continue assim. Com isso, muitas tecnologias novas surgiram para facilitar a vida e o acompanhamento e gestão de obras.

Contar com o auxílio desses novos softwares e ferramentas é fundamental para melhorar a produtividade da sua equipe, além de facilitar o gerenciamento e controle de todo o canteiro de obras.

Leia mais: Principais indicadores de produtividade na construção civil

Principais erros no acompanhamento de obra

Agora que você já sabe tudo sobre acompanhamento de obras e como realizar um da maneira correta, vamos ver alguns dos principais erros que muitas construtoras e gestores cometem.

Falta de planejamento

O primeiro erro e o mais comum é a falta de planejamento. Como já falamos anteriormente, o planejamento é fundamental para que tudo funcione perfeitamente e a obra possa avançar sem grandes problemas.

Além disso, sem um bom planejamento, você não estará preparado para enfrentar as dificuldades que aparecem em uma obra, podendo gerar muitos outros problemas e, consequentemente, atrasar a entrega, aumentar os gastos e muito mais.

Não monitorar os custos

Outro fator ainda ligado ao planejamento é a falta de monitoramento dos custos. Quando esse monitoramento não é realizado frequentemente, os gastos começam a sair do controle e o orçamento, que antes estaria correto, agora não será mais o suficiente.

Todos os custos são relevantes para esse monitoramento, dessa forma, até as pequenas compras precisam ser monitoradas e analisadas.

Conte com a TDGI para gestão da manutenção hospitalar

 

Para remodelar o layout de escritório da sua empresa e adotar um local moderno, conte com o apoio de um parceiro experiente e com sólida atuação no mercado.

Empresa multinacional de engenharia, a TDGI elabora projetos completos de ocupação de espaços, com equipes multidisciplinares compostas por engenheiros, arquitetos, encarregados, técnicos de construção civil e especialidades.

Nossos serviços de gestão de obras e espaços englobam todo o planejamento, estudos de viabilidade, engenharia e orçamentação, execução das mudanças nos layouts e entrega. Garantimos a supervisão e o controle de todas as etapas e profissionais envolvidos nos projetos.

Assim, você não precisa se preocupar com este assunto e apenas aguardar pela conclusão da reforma. Quer saber mais? Entre em contato com nossos especialistas agora mesmo!