erros no layout de escritório

Layout de escritório: 6 erros para evitar na sua empresa

Já pensou em como o layout de escritório pode influenciar a produtividade, a comunicação e a colaboração da equipe na empresa? De fato, o ambiente de trabalho é um elemento chave para gerar maior eficiência e proporcionar bem-estar dos colaboradores.

Dessa forma, é possível obter alto desempenho e melhores resultados no negócio. Além disso, o layout de escritório saudável, organizado, funcional e acolhedor transmite uma boa imagem sobre a organização, cria engajamento e motivação dos profissionais e aumenta as taxas de atração e retenção de talentos.

Afinal, imagine só um ambiente bagunçado, apertado, com visual poluído, sem cadeiras e mesas adequadas. Certamente, não é isso que os funcionários da empresa vão querer para a sua rotina de trabalho. 

Então, caso o seu negócio se enquadre em alguns dos cenários apresentados acima, a opção mais viável é iniciar o quanto antes um processo de reformulação do layout. Como consequência, você vai garantir a qualidade de vida dos colaboradores no trabalho, melhor fluidez das tarefas e contribuir para os seus objetivos de crescimento dos negócios.

Saiba mais: Como otimizar o espaço organizacional em 6 passos

Como planejar e desenvolver um layout de escritório

Como falamos, o layout de escritório pode ajudar a melhorar a produtividade dos funcionários da empresa. Claro que ele não é o ponto principal na questão produtiva da equipe, mas pode ter um papel de destaque para elevar a qualidade, a eficiência e a motivação no trabalho.

Por isso, veja dicas práticas de como desenvolver o layout do local:

– Organização do espaço

Em primeiro lugar, é fundamental avaliar todas as necessidades do ambiente de trabalho e as demandas dos colaboradores. 

Entre estes aspectos, vale verificar quantas pessoas ficarão presentes, terá espaço de reunião, quais as atividades realizadas, se a equipe usará notebook ou desktop, se é necessário impressora, como é a dinâmica de trabalho, se será preciso arquivo para guardar documentos, entre outros.

– Projeto de desenho do escritório

Aqui, é a hora de representar as possibilidades de layout, incluindo os tamanhos de mesas, os espaços de circulação, a acessibilidade e sem esquecer os pontos de elétrica para dimensionar os cabeamentos. Com isso, é possível ver o conforto das pessoas para trabalhar no local. Então, como passo seguinte, pode-se inserir no projeto os itens adicionais, como armário, gaveteiro, mesa de reunião etc.

– Trabalhar na decoração do escritório

Esta etapa é a responsável por transmitir a personalidade, o estilo e a identidade da empresa. Por exemplo: se é um negócio mais tradicional e que exige seriedade, pode-se usar móveis mais pesados e tons mais escuros. Já, se o escritório tem mais criatividade, você pode colocar mais cores, móveis mais descolados como pufes e até pintar a parede com grafite.

Veja também: Obras de retrofit: qual a diferença para reforma e quando fazer?

– Funcionalidades específicas

Obviamente, cada empresa possui demandas e características específicas e o layout de escritório precisa acompanhar tais necessidades. Isso vale tanto para um negócio do setor financeiro que precisa de armários para arquivamento, como para consultórios e escritórios que contam com sala de espera e devem disponibilizar cadeiras para os clientes.

Quais os principais erros no layout de escritório?

Agora que você já conhece alguns passos importantes para desenvolver o melhor espaço de trabalho, vamos ver erros que podem realmente prejudicar o ambiente.

1. Corredores apertados

Não tem situação pior do que as pessoas esbarrando nas mesas e trombando pelos corredores. Isso prejudica o trabalho e gera insatisfação. Portanto, é essencial estudar o fluxo de pessoas em corredores, os espaços de circulação entre móveis e as áreas de acesso para as mesas.

2. Móveis e equipamentos com defeito

Uma situação que gera grande desconforto nos colaboradores é o ambiente de trabalho com itens quebrados ou com defeito, como mesas, cadeiras, impressora e outros. Neste caso, os gestores de compras devem avaliar muito bem os preços e a qualidade dos materiais que são adquiridos de fornecedores.

3. Falta de organização de cabos

O layout de escritório adequado precisa ter um bom gerenciamento de cabos e equipamentos para evitar improvisos, desorganização, falta de cabeamento e outros problemas. Ao contar com empresas especializadas na gestão de obras, elas já entregam o espaço com separação e passagem de cabos com fácil acesso para o uso dos profissionais.

4. Cadeiras inadequadas

Na maioria dos escritórios, os colaboradores passam horas sentados trabalhando. Ou seja, é necessário investir no conforto, saúde e bem-estar deles com uma cadeira com boa ergonomia e durabilidade. Apesar do valor às vezes ser mais alto para adquirir uma poltrona de qualidade, os ganhos vêm no longo prazo com os colaboradores sem dores nas costas ou pescoço e sempre presentes no trabalho.

5. Problemas na comunicação da marca

Como já comentamos antes, todo o layout de escritório deve representar a imagem da empresa no mercado. Por isso, se o ambiente ou os móveis forem projetados sem análise, é muito possível que eles não reflitam os valores e os objetivos do negócio. 

6. Colaboradores sem espaço

Outro problema comum de um layout mal planejado é a falta de espaço para os colaboradores, seja para movimentos de cadeira ou abaixo das mesas. Estes locais podem ser ocupados por gaveteiros e outros equipamentos, atrapalhando a mobilidade das pernas. Então, uma boa prática é apenas usar o espaço abaixo em mesas com largura superior a 1,20 m.

Leia também: 6 passos para remodelar escritórios de contabilidade

Conte com uma empresa especializada

Para tornar o layout de escritório ideal para a produtividade e a qualidade de vida, conte com o apoio de empresas especializadas na gestão de obras e espaços.

Empresa multinacional de engenharia, com experiência no setor e equipe multidisciplinar, a TDGI é o parceiro ideal para realizar o trabalho de remodelação e desenvolvimento de layout.

Nossos serviços de gestão de obras e espaços englobam todas as etapas necessárias nesse processo, desde o mapeamento das necessidades, o estudo de ocupação de espaços, o planejamento e a definição de orçamento até a execução da obra e a coordenação de projetos.

Assim, garantimos o melhor ambiente e valorizamos os ativos dos nossos clientes. Ficou interessado? Entre em contato agora mesmo!