4 desafios da manutenção em instalações elétricas prediais e como superá-los
A manutenção em instalações elétricas prediais permite que não somente os equipamentos e infraestruturas funcionem adequadamente, mas também minimiza os riscos de acidentes, curtos-circuitos ou incêndios.
Além disso, garante o bem-estar e a segurança de todos os ocupantes do espaço, viabilizando melhores condições para que realizem as suas atividades, aumentando a eficiência e produtividade.
Embora seja uma atividade essencial, existem diversos desafios que permeiam as iniciativas de manutenção nas instalações elétricas. Nesse cenário, veja abaixo quais são essas dificuldades, como superá-las e qual é a importância da terceirização para ajudar o cotidiano das empresas.
Você pode se interessar: O que você precisa saber sobre serviços de manutenção predial
Quais são os principais desafios da manutenção em instalações elétricas prediais?
Dentre os principais desafios envolvidos na manutenção de instalações elétricas prediais, podemos citar:
- Planejamento: o plano de manutenção das instalações devem seguir normas muito específicas, como a NBR 5410, que delimita as condições e padrões de manutenção para cada tipo de instalação, a NR-10, que define medidas de segurança individual e coletiva, e a NR-12, que estabelece ações de proteção para os profissionais que estão envolvidos nas atividades de manutenção. Nesse sentido, é preciso criar um planejamento robusto, levando em consideração todos esses aspectos e, claro, as especificações do seu prédio;
- Registro e acompanhamento das manutenções: outro ponto que, frequentemente, representa desafios para as equipes de manutenção é o acompanhamento dessas atividades. Geralmente, os gestores não possuem informações suficientes para monitorar a equipe, isso porque os devidos registros não são realizados como deveriam. Para superar esse gargalo, é preciso não somente definir indicadores de qualidade efetivos, mas também contar com tecnologias robustas, que permitam um acompanhamento estratégico da operação;
- Cenário atual do país: sabemos que, nos últimos meses, as tarifas de conta de luz aumentaram exponencialmente. Esse cenário tem gerado um desafio extra das equipes de manutenção das instalações elétricas em encontrar melhores oportunidades para minimizar custos e potencializar a eficiência energética das organizações;
- Adequação de medidas mais sustentáveis: por fim, as práticas de ESG (Environmental, social and corporate governance ou Governança social, ambiental e corporativa) chegaram para mudar todo o mercado e estão desafiando empresas dos mais diversos setores a alterarem os seus processos internos com o objetivo de maximizar responsabilidade socioambiental das organizações.
Por que terceirizar os serviços de manutenção?
Quando se deparam com esses desafios, muitas empresas ficam na dúvida se devem ou não recorrer a uma empresa terceirizada. Se esse é um questionamento que ronda a sua mente, trouxemos aqui alguns benefícios de contar com um parceiro especializado no mercado:
- Permite a implementação de serviços técnicos qualificados;
- Mão de obra especializada e treinada;
- Redução de custos com as próprias iniciativas de manutenção e encargos trabalhistas;
- Todos os aspectos de planejamento ficam a cargo da empresa contratada, assim como a implementação e acompanhamento, permitindo que o seu negócio foque em atividades mais estratégicas;
- Aumento da produtividade e diferencial competitivo.
Veja também: Instalações elétricas prediais: conheça as principais classificações e componentes
Conheça a TDGI!
A TDGI é uma empresa com mais de 20 anos de experiência no mercado que oferece aos seus clientes serviços completos de Manutenção Técnica, inclusive para instalações elétricas.
Contando com uma equipe multidisciplinar, a TDGI cuida de todos os processos da manutenção, desde o planejamento até o gerenciamento, garantindo alto desempenho do seu sistema elétrico, eficiência energética e melhor controle de custos.
Quer saber mais? Acesse agora mesmo e converse conosco.