Análise da qualidade da água: o que é e como é feita?
Um dos principais desafios de empresas dos mais variados segmentos é, justamente, realizar a análise da qualidade da água. Na prática, esse processo é responsável por verificar se o recurso hídrico disponível atende os atributos básicos de segurança.
Para isso, são avaliados todos os componentes da água, assim como o tipo e nível de armazenamento, infraestrutura hidráulica de distribuição, filtros e outros equipamentos semelhantes.
Essa iniciativa não é apenas obrigatória dentro das organizações de diversos setores, mas também cumpre um papel fundamental para a sustentabilidade desses negócios. Entenda abaixo a importância de realizar a devida análise da qualidade da água e como implementar esse processo.
Você pode se interessar: Controle de manutenção preventiva: veja as vantagens de fazer uma análise RAM
Qual é a importância de realizar a devida análise da qualidade da água?
O primeiro ponto que denota a importância dessa análise, sem dúvidas, é o bem-estar e a saúde dos ocupantes de um determinado espaço.
Uma água mal tratada ou com qualidade duvidosa pode não somente causar a proliferação de vírus e bactérias, mas também provocar doenças e reações alérgicas, comprometendo a segurança das pessoas.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, em todo o planeta, cerca de 2 milhões de indivíduos morrem anualmente por conta de água contaminada. Além disso, todos os anos, cerca de 290 mil crianças de até 5 anos também vêm a óbito por causa de doenças associadas à qualidade da água, segundo a Unicef.
Dados do Ministério da Saúde também nos revelam que o Brasil tem um custo anual de US$ 2,7 bilhões para tratar doenças transmitidas por águas contaminadas.
Outro ponto importante quando falamos sobre a análise da qualidade da água é, sem dúvidas, a adequação aos órgãos regulamentadores.
As empresas precisam estar em conformidade com uma série de normas, caso contrário, estão sujeitas a diversas sanções, que variam desde multas até pausa parcial ou total da operação.
Por fim, ao garantir a qualidade da água, a organização atende às expectativas dos seus stakeholders, minimizando riscos e alcançando mais estabilidade no mercado.
Como realizar a análise da qualidade da água?
O primeiro passo é compreender quais são as regras e normas de avaliação da qualidade da água do seu setor de atuação.
O que isso significa? Recursos hídricos para consumo humano precisam atender um padrão de qualidade, que é diferente, por exemplo, das águas utilizadas para irrigação.
Após entender esse aspecto, é preciso levar em consideração que a análise da qualidade da água é feita com base nos resultados de algumas características, são elas: cor, turbidez, odor, sabor, pH, dureza, alcalinidade, oxigênio dissolvido, nitrato e fosfato, metais e componentes inorgânicos.
Esses aspectos são detectados por meio de três tipos de testes: físicos, químicos e microbiológicos. É fundamental que todos eles sejam realizados por profissionais experientes, que sejam capazes de identificar essas informações com segurança e efetividade.
Veja também: Como analisar a qualidade do ar em ambientes internos hospitalares?
Conte com a TDGI!
Você quer implementar um processo de análise da qualidade da água qualificado e efetivo? Conte com a TDGI!
Com mais de 20 anos de experiência no setor, somos uma empresa especializada em Análise e diagnóstico de instalações, em que realizamos não somente a avaliação da qualidade do recurso hídrico da sua organização, mas também do ar e outros componentes.
Contando com uma equipe técnica preparada, a TDGI garante ao seu negócio segurança, qualidade, eficiência e produtividade, além de alta conformidade com as legislações e normas regulamentadoras. Quer saber mais? Acesse e entre em contato agora mesmo!