4 técnicas de manutenção preditiva que você precisa conhecer

As técnicas de manutenção preditiva são responsáveis por acompanhar a vida útil dos equipamentos de uma empresa com base em dados. Ou seja, são realizados diagnósticos de toda a operação e coleta de informações acerca desses maquinários. 

Por sua vez, esses registros constantes facilitam o cruzamento de dados e o monitoramento estratégico de toda a organização.

Nesse sentido, as técnicas de manutenção preditiva cumprem um papel fundamental para a eficiência e alta produtividade da empresa, isso porque os problemas provindos de quebras e paradas dos equipamentos são minimizados, evitando prejuízos.

Segundo a McKinsey & Company, esse tipo de manutenção pode aumentar a disponibilidade da linha de produção de uma organização em até 15%, assim como reduzir custos em até 25%.

Mas, afinal, quais são as principais técnicas de manutenção preditiva aplicadas nas empresas? Para te ajudar a descobrir, elaboramos esse conteúdo. Continue com a sua leitura e confira. 

4 técnicas de manutenção preditiva que você precisa conhecer

Dentre as principais técnicas de manutenção preditiva importantes para garantir efetividade das operações, podemos citar:

Análise de vibrações

A análise de vibrações verifica a frequência dos sistemas rotativos dos maquinários por meio de sensores. Com base nesse diagnóstico, é possível identificar se os equipamentos estão funcionando como deveriam e com toda a sua capacidade.

Por meio dessa técnica, os gestores conseguem coletar dados e antecipar problemas caso alguma análise esteja fora do padrão, minimizando os riscos de que o componente quebre ou pare de funcionar.

Nesse sentido, caso seja identificada alguma situação fora do normal, é possível agendar uma manutenção preventiva ou corretiva para verificar no detalhe e corrigir o problema sem afetar a eficiência da operação.

Análise de trincas

Por meio de um ensaio de partículas magnéticas, a análise de trincas permite identificar uma série de defeitos nos equipamentos, como: junta e gota fria, inclusões, trincas, dupla laminação, dobramentos, falta de penetração e segregações.

Essa técnica de manutenção preditiva é bastante específica e viabiliza o reconhecimento rápido de qualquer característica do maquinário que não esteja em conformidade.

Termografia

A termografia, como o próprio nome já indica, é um processo que mede a temperatura de uma determinada superfície.

Por meio dessa técnica, os gestores conseguem identificar áreas superaquecidas sem que a equipe entre em contato direto com o maquinário, tudo isso é feito por meio de equipamentos de medição específicos.

Além disso, é possível também detectar problemas nas infraestruturas elétricas, vazamentos de equipamentos selados ou sobrecargas de disjuntores. 

Monitoramento de ruídos

Por fim, temos o monitoramento de ruídos. Essa técnica é usada para identificar problemas por meio dos sons produzidos pelos maquinários, que são captados por instrumentos específicos, como estetoscópio eletrônico e sondas ultrassônicas.

 

Leia também: 5 dicas para otimizar a manutenção nas instalações elétricas industriais

Conheça a TDGI! 

A TDGI pode ajudar a sua empresa a implementar as melhores técnicas de manutenção preditiva. Contando com profissionais especializados, a TDGI tem mais de 20 anos de experiência no setor e oferece uma gama de soluções focadas em Manutenção Técnica.

Dentre os principais serviços implementados pela TDGI, estão:

  • Manutenção preventiva, preditiva e corretiva;
  • Manutenção elétrica, mecânica e civil;
  • Gestão e operação das instalações;
  • Suporte completo do planejamento à sustentação.

Por meio dessas soluções, a TDGI garante alta produtividade e eficiência da sua operação, assim como redução de custos e gestão estratégica dos equipamentos.

Você quer saber mais? Acesse agora mesmo e converse conosco!

Baixe nosso “Guia prático para redução de custos no setor industrial” e saiba as principais boas práticas para economizar e ter maior competitividade.