Planejamento da manutenção preventiva: por que você precisa de um no varejo?
O planejamento da manutenção preventiva para o varejo tem como objetivo reduzir o número de ocorrências, como problemas em instalações e falhas em equipamentos, que geram prejuízos e comprometem a operação básica do negócio.
Apesar de ser mais difundido em áreas como indústrias, hospitais e shoppings, por exemplo, o plano de manutenção preventiva pode contribuir efetivamente na redução de custos e otimização das práticas no varejo. Saiba mais a seguir.
Veja mais: Manutenção corretiva e preventiva: qual a mais indicada para minha empresa?
Como funciona o planejamento da manutenção preventiva?
No varejo, o planejamento da manutenção preventiva permite que haja previsibilidade no cronograma de conservação dos equipamentos e instalações, de forma que as intervenções antecipem e evitem problemas operacionais, como panes, quebras e outros.
A prática envolve a avaliação periódica do maquinário usado. O que pode incluir desde computadores, detectores de metal, terminais de autoatendimento e impressoras até aparelhos de ar-condicionado, entre outros.
Em relação às instalações, vale a pena ficar de olho em estruturas elétricas, hidráulicas, mecânicas e civis.
Quando o planejamento da manutenção preventiva estiver em andamento, os gestores terão mais clareza sobre os investimentos necessários, intervalos de verificação e insumos de uso recorrente.
Leia também: Como tornar a gestão de manutenção preventiva mais eficiente
Principais vantagens do planejamento da manutenção preventiva no varejo
Existem diversos benefícios que explicam como o plano de manutenção preventiva colabora estrategicamente na operação do varejo, como:
- Reduz gastos com energia elétrica devido à regulação dos equipamentos;
- Evita gastos imprevistos com consertos emergenciais e compra de novos maquinários;
- Reduz a interrupção do atendimento ao cliente em decorrência de panes e quebras;
- Aumenta a vida útil dos equipamentos, evitando trocas precoces;
- Otimiza o funcionamento dos aparelhos, gerando ganhos de produtividade;
- Permite montar um estoque de insumos de uso recorrente, viabilizando menores preços para aquisição;
- Padroniza as práticas de manutenção, aumentando o controle sobre os processos.
Portanto, são diversos benefícios associados ao planejamento da manutenção preventiva, mas, para tais resultados, é importante investir em um plano confiável.
Como elaborar um plano de manutenção preventiva?
O plano de manutenção preventiva envolve diferentes etapas, principalmente no desenvolvimento, sendo mais simples de sustentar após o esforço inicial.
Fazer inventário
O primeiro passo do planejamento da manutenção preventiva é fazer um inventário elencando todos os equipamentos que devem passar por verificação periódica.
Além dos maquinários, é importante considerar a manutenção da infraestrutura predial, incluindo elétricas, hidráulicas, de acabamento e outras.
Gerenciar prioridades e recursos
Após mapear todos os equipamentos, é preciso estabelecer um orçamento para a execução do plano de manutenção preventiva e definir quais são prioritários.
Nem sempre é economicamente viável fazer a manutenção preventiva da totalidade dos equipamentos de uma vez. Dessa forma, devem ser identificados aqueles mais problemáticos na operação ou que limitem os processos atuais do estabelecimento.
Listar tarefas e definir cronograma
Devem ser definidas todas as ações envolvidas na manutenção preventiva de cada equipamento e, considerando as instruções do fabricante, verificar os intervalos de cada prática.
Criar KPIs para o plano de manutenção preventiva
Os indicadores-chave de desempenho (KPI) são estratégicos para o sucesso do planejamento da manutenção preventiva.
Eles permitem acompanhar o desempenho do maquinário para acompanhar oscilações que motivem uma manutenção.
Além disso, os KPIs contribuem no cálculo do retorno sobre o investimento (ROI) do plano de manutenção preventiva, permitindo que os gestores avaliem, em números, os benefícios conquistados.
Revisar e melhorar
Todo planejamento pode ser monitorado e revisado. Por meio dos KPIs, será possível mapear gargalos da operação e corrigi-los. O que gera ganhos financeiros no médio e longo prazo.
Saiba mais: Passo a passo para montar o plano de manutenção preventiva
Terceirizar atividades
As atividades do planejamento da manutenção preventiva são trabalhosas e demandam conhecimento específico sobre os diferentes maquinários para garantir maior rendimento e vida útil.
Dessa forma, uma empresa terceirizada especializada em serviços de manutenção pode ser determinante nos ganhos do plano de manutenção preventiva.
Leia mais: Empresas que terceirizam serviços: como contratar a melhor
A TDGI conta com uma equipe completa para o planejamento da manutenção preventiva em diferentes segmentos e tipos de equipamentos, além de manutenção predial, garantindo resultados otimizados e amplos.
Conheça mais detalhes sobre a gestão de manutenção com a TDGI!