manutenção 4.0

Manutenção 4.0.: tudo o que você precisa saber

Com a transformação digital, as empresas estão passando por mudanças e processos revolucionários. Indústrias estão adotando uma série de recursos tecnológicos, que caracterizam um fenômeno chamado Indústria 4.0 e, com esse movimento, vemos também o crescimento da manutenção 4.0.

A partir de tecnologias específicas como a Inteligência artificial (AI), robótica, internet das coisas (IoT), sistemas em nuvem, entre outros, a indústria chega a novas fases de desenvolvimento e, no artigo de hoje, vamos falar um pouco sobre esse assunto.

Veja também: Checklist de manutenção preventiva: saiba as informações que não podem faltar

Manutenção 4.0.: o que você precisa saber? 

Na manutenção 4.0. a ideia é que cada vez mais o software otimize as operações nos equipamentos, ajudando a organização a eliminar os prejuízos com trocas repentinas de peças, por exemplo. Dessa forma, também é possível diminuir o tempo de pausa nas máquinas.

O que caracteriza a indústria e a manutenção 4.0.?

A indústria 4.0, também conhecida como quarta revolução industrial, é o nome dado à tendência de automação de processos e interligação de dados em tecnologias industriais, como:

  • Internet das Coisas (IoT);
  • Sensores sem fios;
  • Computação em nuvem;
  • Inteligência artificial (IA);
  • Machine learning;
  • Big Data.

O grande desafio desse novo formato é olhar para os processos existentes e encontrar formas de modernizá-los. A tecnologia é o elemento agregador e está justamente na conexão entre máquinas, operações, equipamentos e pessoas.

Por meio desse conjunto de tecnologias, controlar e acompanhar as operações dentro de uma fábrica se torna mais simples. 

Esse acompanhamento tem o nome de manutenção 4.0, uma operação que funciona como um complemento na manutenção convencional, que pode ser preventiva, preditiva ou corretiva, como já falamos algumas vezes aqui no blog.

A diferença da manutenção 4.0. para essas outras mais convencionais é que na primeira, as tarefas que antes eram realizadas de forma periódica ou apenas com a quebra do equipamento passam a ser feitas com a instrução do próprio sistema. 

Quais são os benefícios da manutenção 4.0.?

Os benefícios de contar com tecnologias específicas para realizar a manutenção nas indústrias, são muitos. Separamos alguns deles, a seguir:

  •  Aumento na disponibilidade do ativo;
  • Aumento da duração das peças;
  • Melhora na utilização da mão-de-obra;
  • Redução do custo de manutenção do ativo;
  • Redução nos custos de armazenamento, conservação, preservação e aquisição de peças e materiais;
  • Melhora nos planos de trabalho e manutenções planejadas.

Veja também: Como garantir a redução de consumo de energia elétrica industrial

Como ter acesso a essas tecnologias?

A princípio, o que torna a indústria 4.0. mais avançada que os outros modelos de produção é a transformação dos ativos em equipamentos mais inteligentes. 

Porém, a indústria e a manutenção 4.0. não estão relacionadas apenas às altas tendências tecnológicas. Um processo sem definição e uma equipe despreparada pode não levar a inovação a diante. Dessa forma, as empresas consomem mais recursos, tempo e dinheiro, e não conseguem se desenvolver. 

Para encarar os desafios e ter acesso às tecnologias da manutenção 4.0., é preciso contar com os serviços de uma empresa terceirizada, especialista em desenvolvimento e inovação nas indústrias. 

Conte com a tecnologia da TDGI!

Para superar todos os desafios na manutenção 4.0. e adotar as melhores práticas e soluções do mercado na sua empresa, conte com a TDGI

Somos uma empresa multinacional de engenharia, especializada em serviços de manutenção técnica preventiva, preditiva e corretiva. Atuamos com profissionais altamente capacitados na operação e gestão de instalações a fim de assegurar o funcionamento correto, evitar quebras e manter a segurança de todos.

Estamos sempre empenhados em valorizar os ativos de nossos clientes, cumprir com os mais altos níveis de serviço e garantir uma relação de longo prazo com nossos parceiros.

Quer saber mais detalhes? Entre em contato agora mesmo!

Baixe nosso “Guia prático para redução de custos no setor industrial” e saiba as principais boas práticas para economizar e ter maior competitividade.