Entenda mais sobre sustentabilidade energética

Por definição, a sustentabilidade energética trata de buscar recursos capazes de atender a população, mas sem a necessidade de comprometer o meio ambiente de alguma forma.

Isso pode ser alcançado através de energias renováveis, que não prejudicam o planeta em que vivemos e que são capazes de atender às necessidades do mundo moderno.

Essa preocupação é global, e a prova disso é o plano “Energia Sustentável para Todos”, lançado no ano de 2012, pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, que pede que todos os países alcancem essa meta até 2030.

Já de acordo com um relatório da BP Energy Outlook, até 2040, cerca de 48% da energia consumida no Brasil virá de uma origem limpa e renovável, incluindo a solar, eólica e o uso de combustíveis menos poluentes, como o etanol, por exemplo.

Leia também: Gerenciamento de obras: como ter maior sustentabilidade nas empresas

Qual a sua importância?

A sustentabilidade energética é importante para que o nosso planeta não sinta tanto os efeitos da ação humana.

Existem problemas como o efeito estufa, por exemplo, que estão afetando a todos e essas mudanças climáticas são o resultado de anos da emissão excessiva de CO2 e demais produtos para a atmosfera.

Além disso, também podem ser sentidos efeitos em nossa vida cotidiana, como problemas respiratórios, que são o resultado da alta poluição gerada pelas grandes cidades.

Fontes de energia sustentável

A sustentabilidade energética pode ser conquistada a partir de fontes de energia sustentável e renovável, que consiste em consumir um recurso considerado inesgotável, sobre os quais iremos citar a seguir.

Veja também: O que é a eficiência energética de equipamentos e instalações?

Energia solar

Um dos recursos renováveis mais conhecidos é a energia solar, afinal, é por causa dela que tudo na Terra existe e consegue viver.

Para ter acesso a ela da maneira como precisamos, é necessário recorrer a painéis solares, para que seja possível captá-la e usá-la da maneira que queremos no nosso dia a dia, sem a obrigação de qualquer outro processo ser envolvido.

Essa sustentabilidade de energia é altamente durável, compensando o investimento inicial que é necessário.

Energia eólica

Outro pilar da sustentabilidade energética é a energia eólica, gerada a partir dos ventos, que por sua vez são o resultado do movimento das massas de ar do nosso planeta.

Essa conversão se dá devido à energia cinética que as hélices dão para as turbinas, sendo uma ótima alternativa para a produção de energia elétrica, com o Brasil tendo altos índices de ventos ao longo do ano, principalmente nas regiões Nordeste, Sul e Sudeste.

Leia também: Quais são as principais vantagens de investir em eficiência energética na indústria?

Energia hidroelétrica

Este tipo de fonte é o mais popular em todo o território brasileiro, e consiste em gerar energia a partir do fluxo da água, normalmente se aproveitando de quedas.

Ele é considerado renovável, de início, pela quantidade abundante de rios que temos em todo o planeta Terra, mas para isso é preciso construir uma usina, desviar o seu curso natural e ainda criar um reservatório, para as épocas de poucas chuvas.

Portanto, é preciso ter cuidado para fazer uso desta fonte, para que o ambiente ao redor dela não seja prejudicado com a sua utilização.

Veja também: Como fazer a gestão de instalações da sua empresa?

Para melhores soluções de energia, chame a TDGI

Como vimos, a sustentabilidade energética é um assunto muito importante para o nosso futuro na Terra, e para te ajudar a deixar o seu negócio com as melhores fontes, chame a TDGI.

Realizamos consultoria, auditoria e análise de energia, apresentando estudos e soluções técnicas, a fim de otimizar a eficiência dos seus aparelhos e de suas instalações.

Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas.