serviços elétricos prediais

Serviços elétricos prediais: entenda mais sobre a importância do IDR

Os serviços elétricos prediais são de extrema importância para as empresas, uma vez que permitem uma maior segurança para todos os funcionários e possíveis clientes que podem visitar o local em que se estabelece a marca.

Nesse sentido, essas atividades promovem maior bem-estar de toda a equipe e a certeza de que nenhum incidente pode afetar diretamente a saúde dos colaboradores, ou danificar os equipamentos utilizados como computadores, televisões e outros maquinários.

Leia mais: Manutenção elétrica: confira os problemas que podem ser evitados

Para isso, é indispensável que os gestores promovam o cumprimento de todas as normas referentes a essa questão elétrica e utilizem tecnologias e dispositivos para minimizar as possibilidades de acidentes.

Um bom exemplo ao falar sobre isso é a utilização do IDR. Mas como exatamente esse elemento pode ajudar os serviços elétricos prediais? Para responder a essa pergunta, preparamos um conteúdo exclusivo. Confira:

Serviços elétricos prediais: entenda a importância do IDR

Antes de tudo, deve-se definir o que é IDR, também conhecido como Interruptor Diferencial Residual. Esse dispositivo tem como função evitar que as pessoas responsáveis pela manutenção de equipamentos elétricos levem choques.

Para isso, o IDR monitora constantemente as instalações e descobre se há alguma corrente de fuga com valor superior a 30 mA em aparelhos localizados em residências e comércios. Caso isso aconteça, esse mecanismo desliga imediatamente o circuito, possibilitando, assim, uma maior proteção da equipe. 

Veja também: Como garantir a redução de consumo de energia elétrica industrial

Vale ressaltar que o valor de 30 mA tem uma razão simples: esse é o limite de amperagem suportável por uma pessoa. Qualquer número maior pode trazer danos ao organismo, ocasionando lesões ou provocando até a morte.

Em um país como o Brasil, que teve mais de 700 mil casos de incidentes ocupacionais em 2020, segundo a Previdência Social, é fundamental redobrar a atenção aos serviços elétricos prediais e seguir todas as recomendações que protejam os funcionários.

O que diz a NBR-5410?

Para assegurar a utilização do IDR e dos serviços elétricos prediais de maneira geral, foi publicada, em 1997, a NBR-5410, que regulamenta o uso de instalações de baixa tensão por meio de alguns critérios mínimos.

Além disso, a norma fala sobre a obrigatoriedade do uso do IDR em circuitos com tomadas de uso específico, como é o caso de chuveiros.

Há também a necessidade do IDR em:

  • Circuitos que alimentam tomadas para a área externa de uma instalação elétrica;
  • Circuitos que forneçam corrente elétrica tanto a cômodos residenciais, como lavanderias, áreas de serviço, garagens, copas e cozinhas, quanto a outros ambientes corporativos e dependências molhadas ou sujeitas à lavagem. 

Conte com uma empresa especializada

Para ter sucesso na manutenção predial, deve-se ter à disposição os serviços de empresas consolidadas no mercado, como é o caso da TDGI.

Há mais de 20 anos no mercado, a TDGI oferece aos clientes as soluções de manutenção preventiva, preditiva e corretiva para instalações civis, hidráulicas e elétricas. Atuamos sempre seguindo todas as normas e legislações para evitar qualquer tipo de acidente.

Estamos presentes em nove países, sendo eles, Portugal, Angola, Moçambique, Espanha, Brasil, Bélgica, Luxemburgo, Argélia e Qatar. Com nossa experiência internacional, disponibilizamos as melhores práticas do mercado e possibilitamos aos nossos parceiros todo o suporte necessário.

Quer saber mais sobre nossos serviços e como podemos ajudar o seu negócio? Fale com nossos representantes agora mesmo e tire todas as suas dúvidas!

Baixe nosso “Guia prático para redução de custos no setor industrial” e saiba as principais boas práticas para economizar e ter maior competitividade.