Como otimizar planejamento e gestão de obras

Na execução de um planejamento e controle de obras são necessários alguns cuidados pertinentes para que a obra ocorra como previsto e assim evitar gastos desnecessários para permanecer dentro do orçamento determinado. Por isso o planejamento e gestão de obras.

Em primeiro lugar, define-se o planejamento. O que será construído? Com qual material e finalidade? Uma lista irá facilmente cumprir essa função de organizar os itens necessários. Logo em seguida, determina-se o orçamento, ou seja, os gastos que serão feitos para realizar a compra do material e mão de obra.

Em segundo lugar, é necessário um profissional para verificar se o planejamento está dentro do esperado ou se precisa ser modificado. Este profissional geralmente é o engenheiro civil que fiscaliza a construção e toda a lista que fez ali no início.

Esse é o passo a passo resumido de como otimizar e criar um cronograma de execução de obra. Veja mais abaixo sobre esse checklist e os benefícios que o planejamento e gestão de obras proporciona na execução da obra.

Gestão de tempo 

Saber como vai operar a obra, desde toda a logística até as funções operacionais são horas que são reduzidas no final do processo, principalmente ao tempo. Dar um início e o fim para a obra deixa mais palpável e permite que o profissional ou engenheiro civil examine melhor o seu material. Então é ótimo já ter o planejamento e controle de obras.

Redução de danos  

A verificação se o cronograma de execução de obras está sendo bem executado previne vários incidentes durante a obra, sejam estes causados pelo material requisitado, mão de obra ou razão aleatória. Na construção civil, é necessário mensurar se está na quantidade certa o que foi pedido no checklist de compras para também evitar alguma falha durante o processo.

Controle de custos 

O planejamento e gestão de obras proporciona a redução de custos desnecessários durante a obra por delimitar o processo e suas etapas, assim como o material. Dessa forma, o risco de despesas é muito menor.

Ao mesmo tempo, é necessário ficar atento. Com a fiscalização do engenheiro responsável, é possível que seja preciso adaptar a lista de materiais, seu cronograma de execução de obra para que chegue na data final com resultado satisfatório.

Por isso, verificar parte por parte da lista e se necessário, reavaliar os valores do orçamento inicial para uma execução mais alinhada à realidade da construção.

Logo, o planejamento e controle de obras é imprescindível para manter a qualidade e segurança durante o curso da obra. Um cronograma de execução de obra auxilia a verificar se todos os passos estão sendo seguidos junto ao profissional responsável. 

Depois realiza-se o orçamento inicial, mas este pode mudar ao longo do tempo que foi previsto para a construção. E isso é de suma importância para a gestão de obra: adaptar conforme a realidade encontrada. Quando preciso, adaptar o orçamento para a data prevista e dar andamento ao processo.

Por essas e outras razões o planejamento e gestão de obra é totalmente eficaz e recomendado para as empresas.

Conte com a ajuda da TDGI!

Para que a redução de custos em hospitais seja eficiente, é fundamental que a sua empresa conte com a ajuda de um parceiro especializado, como é o caso da TDGI.

Com mais de 20 anos de experiência no setor, a TDGI oferece aos seus clientes soluções completas e serviços totalmente adequados às necessidades da sua organização.

Contando com profissionais qualificados, nós também te auxiliamos desde o planejamento inicial até a sustentação das suas iniciativas, garantindo a redução de custos, o aumento da produtividade, a otimização constante e o diferencial competitivo para o seu negócio.

Quer saber mais? Fale com a TDGI!

Baixe nosso “Guia prático para redução de custos no setor industrial” e saiba as principais boas práticas para economizar e ter maior competitividade.