Manutenção de Instalações: por que fazer a programação da ordem de serviço?
A manutenção de instalações é extremamente importante, uma vez que esse processo garante o funcionamento correto das operações, diminui riscos de problemas nas estruturas, aumenta a segurança das pessoas e promove um ambiente de qualidade.
Porém, é só com o apoio das ordens de serviço que gestores de manutenção podem manter as máquinas e os equipamentos funcionando, com a garantia de que as tarefas e os reparos na fábrica serão realizados corretamente.
Vamos entender mais sobre a importância das ordens de serviço?
Leia também: Como organizar um departamento de manutenção industrial: conheça o fluxo de trabalho
Programação da ordem de serviço para a manutenção de instalações
A ordem de serviço é um formulário que contém informações de contato e detalhes importantes do trabalho que precisa ser feito.
Com o aumento do volume das atividades nas fábricas, os gestores precisam desses registros para conseguir gerenciar todos os processos e projetos adequadamente.
As ordens de serviço são importantes uma vez que permitem que a empresa tenha controle dos projetos e possa delegar ou terceirizar tarefas e recursos quando necessário.
A programação das ordens de serviço tem se tornado cada vez mais fundamental para que a empresa mantenha suas estruturas em ordem.
O que acontece quando a empresa não mantém um fluxo correto de ordens de serviço?
A importância das ordens de serviço para a manutenção de instalações se dá a partir de uma série de problemas que essa documentação ajuda a evitar. Vamos citar algumas delas:
Falta de segurança
A ordem de serviço serve para guiar a execução das tarefas, ajudando os colaboradores a evitarem acidentes no ambiente de trabalho, por exemplo. Por meio desse documento, o gestor consegue descrever todas as medidas e cuidados a serem tomados, de modo que nenhuma adversidade aconteça.
Espaços para dúvidas ou erros
A ordem de serviço é também utilizada para fornecer uma descrição completa e detalhada de cada tarefa que precisa ser realizada dentro da empresa. Geralmente, a falta desse formulário gera espaços para dúvidas sobre o que deve ser feito e também para erros que poderiam ser evitados
Paralisação das máquinas
Quando há a necessidade de manutenção de instalações e ativos dentro de uma indústria, essas atividades estão descritas em uma ordem de serviço. O gestor emite uma ordem de serviço para instruir um funcionário a realizar a atividade, e essa ação acontece de uma forma mais rápida, evitando paradas.
Insatisfação do cliente
Quando não há uma manutenção de instalações baseada em ordens de serviços, a empresa pode começar a diminuir a qualidade e velocidade de produção, o que resulta em perdas de prazos de entregas e clientes possivelmente insatisfeitos.
Leia também: Gestão de manutenção preventiva: entenda como as peças stand-by podem ajudar as indústrias
Como uma empresa terceirizada pode ajudar?
Fazer a manutenção de instalações por meio das ordens de serviço é necessário para manter a qualidade das operações.
Porém, dentro desse processo existem muitas etapas e estratégias específicas que devem ser consideradas pelas empresas, por isso é recomendável contar com um parceiro especializado.
Assim, a empresa pode focar no core business do negócio, ou seja, aquilo que realmente gera lucros, e garantir a execução dessas atividades com qualidade e excelência através de uma empresa terceirizada.
Conheça a TDGI!
A TDGI realiza a manutenção de instalações e equipamentos, incluindo atividades preventivas, corretivas e preditivas.
Contamos também com soluções técnicas de engenharia e gestão de espaços e obras, com equipes interdisciplinares compostas por engenheiros e profissionais especializados.
Temos o compromisso de trazer os melhores resultados aos nossos clientes, tanto na gestão quanto na ocupação dos espaços e instalações, garantindo que a manutenção esteja sempre em dia.
Quer saber mais detalhes? Entre em contato conosco agora mesmo!