O que faz um supervisor de manutenção industrial? 3 dicas para contratar!
Toda indústria precisa passar por vistorias, independentemente do porte ou segmento de atuação. Por sua vez, esses serviços são acompanhados por um gestor técnico especializado. Embora esse profissional seja crucial para o bom andamento da operação, muitas fábricas possuem dúvidas sobre o que faz um supervisor de manutenção industrial.
De maneira geral, o sucesso das vistorias de manutenção depende de uma equipe muito bem preparada, que entenda o planejamento previamente realizado e seja capaz de colocar essas atividades em prática com segurança e eficiência.
Nesse cenário, entender o que faz um supervisor de manutenção industrial, o seu papel na gestão do time envolvido nesses processos e como contratar um profissional qualificado é fundamental para empresas que desejam atingir bons resultados nessa área. Saiba mais abaixo.
Leia também: 7 principais tendências na gestão de manutenção industrial
O que faz um supervisor de manutenção industrial?
Na prática, o supervisor de manutenção é responsável por gerenciar e orientar toda a equipe, o que inclui a organização dos turnos de trabalho, acompanhamento do desempenho de cada colaborador, aplicação ou definição de treinamentos e monitoramento das atividades cotidianas.
Outras ocupações que fazem parte do trabalho desse profissional são:
- Planejar e implementar as ações de manutenção;
- Mapear informações sobre maquinários e peças;
- Acompanhar o gerenciamento dos estoques;
- Definir e analisar indicadores de manutenção;
- Fiscalizar o serviço de parceiros terceirizados;
- Elaborar e analisar relatórios e tomar decisões estratégicas.
Como contratar um supervisor de manutenção industrial?
Agora que você entendeu o que faz um supervisor de manutenção industrial, veja abaixo algumas dicas que podem te ajudar a contratar o melhor profissional para o seu negócio.
Analise as habilidades técnicas
As habilidades técnicas são um dos pilares para que os gestores de manutenção realizem um bom trabalho e, por isso, devem ser analisadas ainda no período de recrutamento do novo profissional.
Nesse sentido, verifique quais foram os cursos que os candidatos fizeram e suas experiências anteriores. É possível também analisar o conhecimento dos candidatos com perguntas durante as entrevistas ou, até mesmo, questionários.
Fique atento às soft skills
As soft skills correspondem às características socioemocionais de uma pessoa. Embora sejam fundamentais para o andamento da operação, não são tão simples de analisar durante as entrevistas e, por isso, exigem ainda mais atenção do recrutador.
Algumas soft skills positivas para as iniciativas de manutenção são:
- Pensamento crítico;
- Trabalho em equipe;
- Empatia;
- Comunicação;
- Capacidade de adaptação e flexibilidade.
Conte com uma empresa especializada
Por fim, uma maneira de contar não somente com um supervisor de manutenção preparado, mas também com toda uma equipe devidamente capacitada é optando pela terceirização.
Ao contratar uma parceira terceirizada, a sua indústria tem acesso a uma prestação de serviço totalmente customizada às suas necessidades, além de qualidade, eficiência e alta produtividade.
Saiba mais: Como fazer uma boa gestão da manutenção industrial
Conheça a TDGI!
Ao entender o que faz um supervisor de manutenção industrial e a importância de contar com profissionais preparados, muitas fábricas optam por contar com uma empresa terceirizada, como é o caso da TDGI.
Com mais de 20 anos de experiência no setor, a TDGI oferece aos seus clientes soluções completas de Manutenção Técnica e Gestão Integrada de Facilities, implementando serviços preventivos, corretivos e preditivos em toda a infraestrutura da sua fábrica, como elétrica, civil, hidráulica e mecânica.
A TDGI conta com uma equipe técnica multidisciplinar especializada para garantir os melhores serviços para o seu negócio. Quer saber mais? Acesse agora mesmo e fale conosco.