O que é retrofit de máquinas e equipamentos no contexto industrial?

O retrofit de máquinas e equipamentos industriais é uma prática muito importante para modernizar as instalações da sua fábrica. Apesar das vantagens promovidas, entretanto, muitos gestores não sabem o que é retrofit e como ele pode ser adotado no contexto industrial. 

De maneira geral, se trata de uma opção útil em casos de limitação da produtividade devido à obsolescência do maquinário, viabilizando uma forma mais econômica de atualizar as instalações.

A seguir, esclarecemos as principais dúvidas sobre o tema. 

Leia também: Como reduzir custos na indústria: entenda como diminuir a depreciação de ativos

O que é retrofit na prática?

O retrofit consiste no processo de modernização e atualização de máquinas e equipamentos industriais que estão ultrapassados, obsoletos ou inadequados aos novos processos e diretrizes produtivas da indústria.

Sabendo o que é retrofit, é possível entender que ele pode ser adequado às necessidades da indústria, considerando sua aplicação para sistemas eletroeletrônicos, hidráulicos ou mecânicos dos equipamentos.

Algumas das máquinas que podem passar por essa modernização incluem injetoras, sopradoras, extrusoras e equipamentos de termoformagem.

Veja ainda: Dicas para elaborar um relatório de manutenção industrial objetivo

Quando o retrofit é necessário?

O retrofit será necessário no contexto industrial sempre que os gestores identificarem limitações no chão de fábrica, como:

  • Alta depreciação dos equipamentos atualmente em uso;
  • Comprometimento dos níveis de produtividade do maquinário instalado;
  • Precariedade no estado de conservação do sistema hidráulico.

Um dos benefícios do retrofit no contexto industrial é que ele demanda um investimento menor do que a substituição completa do maquinário e mantém um equipamento já familiar para a equipe.

Além disso, outras vantagens adicionais da modernização do maquinário incluem o aumento da produtividade industrial, maior segurança operacional, prevenção de quebras e falhas, facilidade de manutenção e custo acessível.

Leia mais: Quais são as principais vantagens de investir em eficiência energética na indústria?

Como implantar o retrofit no contexto industrial?

Depois de entender tudo sobre o que é retrofit, para implementá-lo no contexto industrial, diferentes etapas são necessárias para garantir maior eficiência e segurança no processo, como:

  • Avaliação de desempenho: verificar os maquinários em uso e mensurar a produtividade de cada um, identificando oportunidades de melhoria e otimização por meio do retrofit;
  • Desenvolvimento do projeto: definição de quais sistemas serão modernizados, qual modelo será usado considerando a compatibilidade com o equipamento e qual o cronograma e responsáveis pela execução;
  • Compra de materiais: aquisição, por fornecedores confiáveis, dos componentes do novo sistema, conferindo informações como fabricante e exigências sobre a manutenção periódica;
  • Implementação do projeto: consiste na etapa de execução do projeto, que demanda, em muitos casos, interrupção da linha de produção para substituição do sistema, testes e padronização antes do uso.

Mesmo sabendo o que é retrofit e como executá-lo no contexto industrial, é fundamental que as etapas de análise, planejamento do projeto e execução sejam realizadas por profissionais especializados. O que garante maior eficiência nas operações.

Além disso, uma empresa especializada garante que a modernização do maquinário será um investimento mais acertado e com retorno direto em produtividade à indústria.

Saiba também: Como fazer uma boa gestão da manutenção industrial

Conheça a TDGI

A TDGI é uma empresa especializada em manutenção industrial, uma etapa fundamental na garantia de equipamentos mais produtivos e seguros. O que também influencia a vida útil da máquina e dos seus componentes e sistemas.

Portanto, além de saber o que é retrofit e como adotá-lo na sua indústria, conte sempre com profissionais especializados. Saiba mais sobre a manutenção industrial da TDGI aqui!

Baixe nosso “Guia prático para redução de custos no setor industrial” e saiba as principais boas práticas para economizar e ter maior competitividade.