mudança de layout industrial

As 3 melhores práticas para mudança de layout industrial

Você sabe por que uma mudança de layout industrial é tão importante? Um bom projeto no espaço de trabalho pode facilitar a produtividade entre os colaboradores, melhorar o atendimento e as entregas.

Porém, se decisões erradas forem tomadas, o layout industrial também pode gerar alguns problemas para sua operação. Nesse texto falamos um pouco sobre os problemas que um layout mal planejado pode causar, e no artigo de hoje, vamos detalhar sobre as melhores práticas para realizar uma mudança de layout industrial efetiva.

Leia também: Como organizar um departamento de manutenção industrial: conheça o fluxo de trabalho 

Mudança de layout industrial: as 3 melhores práticas

Como o projeto de mudança de layout industrial deve ser realizado? A verdade é que cada projeto de layout é único e as particularidades de cada operação devem ser consideradas.

Ainda assim, existem alguns métodos certeiros para esse projetos de mudança de layout industrial. Veremos mais sobre esses tópicos, a seguir:

1. Definição de expectativas

Levando em consideração todos os cuidados para que o layout atenda às necessidades da equipe, gestores devem definir detalhes que farão a diferença. Alinhar as expectativas significa considerar as limitações do espaço para criar um layout satisfatório com os recursos existentes. 

Algumas restrições do ambiente podem estar relacionadas a ampliação de áreas, a aquisição de novas máquinas e estações de trabalho, ou falta de espaço para tráfego. Já as expectativas podem estar alinhadas a uma movimentação mais efetiva dos funcionários pela fábrica, economia de tempo de trabalho e aumento da produtividade.  

2. Definição de fluxo enxuto

A mudança do layout industrial também reflete uma expectativa de como a operação será realizada. O layout a ser projetado deve refletir a maneira como a operação irá acontecer, seja ela uma nova operação ou uma mudança em um layout já existente. 

O projeto do layout deverá ter como base uma visão clara do caminho que cada produto deverá percorrer. Com essa visão, gestores conseguem entender melhor as etapas de cada operação, conectar os processos entre si e desenhar formas para otimizar o tempo de trabalho.

Na prática, os diferentes tipos de atividades acabam coexistindo em uma mesma instalação produtiva. O importante é garantir um fluxo enxuto: o novo layout deverá resolver problemas existentes no layout atual e permitir uma operação mais rápida e produtiva. 

3. Criação de diferentes conceitos de layout 

Nesse momento, o importante é criar diferentes conceitos de layout para testar todas as possibilidades. Na prática, esse é um momento de brainstorm e detalhes específicos, como o posicionamentos de cada máquina ou como o abastecimento de materiais deve ser realizado, deverão ficar para as próximas etapas.

O foco, nesse momento, é macro. Os gestores devem desenhar layouts diferentes e propor locais para grupos grandes de máquinas e postos de trabalho, definir áreas disponíveis para estoque, fluxo produtivo, espaços para área administrativa, vestiários, sanitários, áreas para outras utilidades, circulação de caminhões, etc.

Por fim, é importante que esses diferentes conceitos sejam apresentados para um grande público, considerando áreas da própria operação, manutenção, qualidade, logística interna e externa, engenharia, recebimento, expedição, etc, visando uma análise sob diferentes pontos de vista.

Identificando os pontos fortes de cada conceito, pode-se prosseguir com a mudança do layout industrial em uma estrutura que contemple todas as necessidades.

Saiba mais: 7 principais tendências na gestão de manutenção industrial

Conte com a TDGI!

Para colocar a mudança de layout industrial em prática, é importante contar com uma empresa parceira, experiente, sólida e confiável, como a TDGI.

Com anos de experiência no mercado internacional, a TDGI tem o know-how na gestão de espaços e reformas. Assim, temos total conhecimento de todas as etapas dos processos e projetos de remodelação de layouts em empresas. 

Atuamos desde o planejamento, até a entrega e o acompanhamento da execução das obras. Quer saber mais sobre como podemos ajudar a sua empresa? Entre em contato conosco agora mesmo e tire suas dúvidas!

Baixe nosso “Guia prático para redução de custos no setor industrial” e saiba as principais boas práticas para economizar e ter maior competitividade.