Manutenção hidráulica industrial: os 5 acidentes mais comuns e como evitá-los
Para evitar quebras, falhas, gastos desnecessários e problemas posteriores, as empresas precisam ter em seu radar a importância da realização da manutenção hidráulica industrial.
Responsável pelo bom funcionamento dos equipamentos, a manutenção pode ser dividida em preventiva e corretiva. Quando combinadas, essas duas frentes ajudam a evitar danos e impedem que as organizações sofram com paradas não planejadas.
Além disso, manter a manutenção em dia faz com que alguns acidentes comuns na área sejam evitados e a segurança dos funcionários envolvidos nos processos seja devidamente preservada.
Leia também: Como organizar um departamento de manutenção industrial: conheça o fluxo de trabalho
Manutenção hidráulica industrial: acidentes mais comuns
Muitos podem ser os acidentes dentro de empresas que não realizam a manutenção hidráulica industrial com a frequência adequada. Separamos 5 dos mais importantes:
- Ruptura da tubulação;
- Queda da pressão de água;
- Ausência de reserva de incêndio;
- Retorno de esgoto;
- Infiltrações.
Para evitar estes problemas, o recomendado é que a empresa tenha um cronograma de manutenção preventiva. Vamos entender mais sobre ela?
O que é a manutenção hidráulica industrial preventiva?
Como seu nome já sugere, a manutenção hidráulica industrial preventiva é a responsável por prevenir eventuais falhas no maquinário, que podem, a curto ou longo prazo, comprometer a produção de toda a indústria.
A manutenção preventiva é necessária e obrigatória, uma vez que possui inúmeras ferramentas estratégicas para identificar possíveis falhas, defeitos ou danos – antes que aconteçam.
Ela pode ser realizada de tempos em tempos, por meio de um planejamento e inspeção adequados.
A manutenção industrial preventiva consiste em algumas atividades básicas como:
- Averiguar o fluído de óleo;
- Avaliar filtros de respiro;
- Inspecionar filtros de indicadores e medidores;
- Verificar mangueiras, tubos e conexões.
Outra parte importante da manutenção hidráulica industrial preventiva está ligada às especificações dos maquinários, presentes nos manuais. Ao conhecer as funcionalidades e pontos de atenção de cada equipamento, é possível detectar previamente falhas que podem ser causadas pelo uso constante.
Leia mais: Saiba como calcular manutenção preventiva e o seu ROI
Manutenção hidráulica industrial corretiva
Outro tipo de manutenção hidráulica industrial é a corretiva. Sua função é corrigir uma falha pontual ou um erro no maquinário/equipamento. Esse tipo de manutenção só pode ser realizado quando o dano já aconteceu.
Sendo assim, para evitar problemas maiores, como interromper a produção devido a alguma falha no sistema – o que pode gerar grandes prejuízos à indústria, é necessário investir na combinação desses dois tipos de manutenção: a preventiva e a corretiva.
A importância dos EPIs
Todas as atividades industriais precisam do uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), e na área de manutenção esses equipamentos se tornam ainda mais necessários.
Capacetes, luvas, protetor auricular, óculos de segurança e botas de borracha são alguns dos itens fundamentais para a segurança e o conforto dos colaboradores durante a manutenção.
A segurança dos funcionários reflete diretamente em uma equipe motivada e preparada para lidar com desafios e, também, na garantia de serviços bem realizados para a empresa.
Conte com a TDGI
Diante de tamanha responsabilidade, os gestores industriais precisam contar com uma empresa parceira para a realização da manutenção hidráulica industrial, seja ela preventiva ou corretiva.
Com 20 anos no mercado, e presente em 9 países, a TDGI é a empresa ideal para ser parceira do seu negócio.
Nossos serviços de manutenção técnica contam com ações preventivas, preditivas e corretivas, assistência 24 horas por dia e 7 dias por semana, suporte técnico especializado, plano de manutenção e rápido atendimento para conserto de equipamentos.
O objetivo da TDGI é entregar as soluções mais inovadoras do mercado, garantir o cumprimento dos níveis de serviços acordados e valorizar os ativos dos clientes.
Dessa forma, os gestores das indústrias podem focar no core business do negócio, sem se preocupar com a manutenção industrial.
Para saber mais, entre em contato com nosso time de especialistas!