Instalação predial: quais são os principais serviços de manutenção predial?

Para manter a instalação predial dentro dos padrões de qualidade e segurança, é necessário que os serviços de manutenção predial estejam em dia para que não corra riscos desnecessários.

Cerca de 90% das manutenções devem consistir em manutenção preventiva, do contrário, o prédio fica à mercê de danos dos equipamentos, falhas na produtividade e situações que poderiam ter sido facilmente evitadas. A preocupação também se estende às instalações elétricas prediais, hidráulicas e toda a infraestrutura industrial.

A saúde do prédio está totalmente ligada aos serviços de manutenção predial eficientes, quando não, o prédio fica suscetível à falhas nas paredes, infiltrações e, dessa forma, a vida útil dos equipamentos é reduzida e as despesas de manutenção só aumentam.

Veja mais a seguir os principais serviços de manutenção predial.

Quais os principais serviços de manutenção predial?

Segundo a pesquisa de 2002 a 2007 da Câmara de Inspeção Predial do órgão em São Paulo com a colaboração do Corpo de Bombeiros do Estado, sobre acidentes prediais nas edificações comerciais e residenciais com mais de três décadas de uso, cerca de 66% dos acidentes eram provenientes de falhas de manutenção.

Entre os problemas mais comuns que originaram acidentes, estão:

  •     29% nos revestimentos (principalmente em fachadas, como desplacamento e fissuras); 
  •     27% relacionados ao sistema elétrico e para-raios (sobrecarga, curto circuito e falta de aterramento); 
  •     18% no sistema de combate a incêndio; 
  •     13% na impermeabilização (infiltração); 
  •     9% em falhas da rede de gás e hidráulica.

 

Veja mais: Manutenção de instalações: conheça os principais serviços

Os incidentes podem ocorrer tanto nos revestimentos, seja por fissuras ou deslocamentos, assim como estar relacionado com o sistema elétrico. Por isso, tem que ser verificada a tensão dos equipamentos para que não ocorram acidentes elétricos. É preciso ser protegido e encapado se necessário.

O sistema de combate a incêndio é outro que precisa ficar muito atento. Há normas que devem ser respeitadas dentro da manutenção de forma periódica para não afetar a segurança predial.

As demais como a segurança hidráulica, controle de gás e falhas na impermeabilização, é necessário investir em uma manutenção preditiva e preventiva para aumentar a durabilidade dos equipamentos e assim não ter muita manutenção corretiva.

A manutenção corretiva ocorre quando a falha já aconteceu, logo, as despesas são maiores. Por essa razão, é mais interessante prevenir com uma manutenção periódica nas áreas principais: revestimentos, sistema elétrico, sistema de combate a incêndio e rede de gás e hidráulica.

Ao utilizar da manutenção preventiva nesses setores, garante que a saúde do prédio seja ainda melhor e com maior vida útil dos materiais, além do menor custo com manutenção corretiva.

Conte com a ajuda da TDGI!

Para que a redução de custos na construção civil seja eficiente, é fundamental que a sua empresa conte com a ajuda de um parceiro especializado, como é o caso da TDGI.

Com mais de 20 anos de experiência no setor, a TDGI oferece aos seus clientes soluções completas e serviços totalmente adequados às necessidades da sua organização.

Contando com profissionais qualificados, nós também te auxiliamos desde o planejamento inicial até a sustentação das suas iniciativas, garantindo a redução de custos, o aumento da produtividade, a otimização constante e o diferencial competitivo para o seu negócio.

Quer saber mais? Fale com a TDGI!

Baixe nosso “Guia prático para redução de custos no setor industrial” e saiba as principais boas práticas para economizar e ter maior competitividade.