5 benefícios da gestão de qualidade em obras

A gestão de qualidade em obras é um dos principais processos que o setor da construção civil precisa implementar. De maneira prática, essa iniciativa tem como objetivo principal garantir altos níveis de qualidade e eficiência da obra, desde o planejamento até a entrega da construção. 

Isso significa que uma empresa que implementa a gestão de qualidade consegue utilizar de modo mais estratégico os recursos disponíveis e atender com eficiência o projeto durante a execução da obra, reduzindo os desperdícios sem colocar a segurança dos colaboradores em risco. 

Por conta disso, o gerenciamento de obras pautado em qualidade oferece uma série de benefícios às organizações. Veja abaixo quais são eles e como implementar essa iniciativa.  

Veja também: Como fazer um orçamento para uma obra? Confira 3 dicas!

5 benefícios da gestão de qualidade em obras

Dentre as principais vantagens da gestão de qualidade em obras estão:

1. Garante padronização de processos

A gestão de qualidade em obras é pautada no ISO 9001, que consiste em uma certificação emitida pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).

Para que esse documento seja processado, é feita uma auditoria pelos órgãos competentes que analisa todos os fluxos internos, desde o planejamento até a execução do projeto, contexto da organização, operação e indicadores de desempenho.

Diante disso, a padronização é uma das bases da gestão de qualidade em obras, isso porque permite controlar melhor os processos e garantir transparência, com iniciativas bem planejadas, elaboradas, executadas e alteradas, quando necessário.

2. Aumenta a eficiência e produtividade

Outro benefício da gestão de qualidade em obras, sem dúvidas, é o aumento da eficiência e a produtividade da execução do projeto.

O gestor consegue ter uma visão holística da obra e controle mais estratégico da operação, o que facilita acompanhar o andamento da construção e otimizar constantemente os fluxos sem afetar a qualidade, acelerando o tempo da obra. 

3. Reduz custos

A redução de custos é promovida por uma série de fatores da gestão de qualidade, como: minimização de desperdícios, melhor uso dos materiais, melhor controle operacional, além da utilização consciente dos recursos como água e eletricidade.

Ademais, qualquer processo que saia do padrão e consuma uma parte expressiva do planejamento orçamentário é facilmente detectado, simplificando a implementação de ações paliativas por parte dos gestores. 

4. Minimiza os riscos de problemas futuros

Ao seguir um criterioso padrão de qualidade em uma obra, a organização reduz drasticamente os riscos de que problemas no futuro aconteçam. 

Afinal, adversidades no setor da construção civil são preocupantes e podem colocar a segurança e a saúde de dezenas, centenas e, até mesmo, milhares de pessoas em perigo. 

5. Facilita uma gestão mais estratégica

Por fim, a gestão de qualidade em obras permite um gerenciamento mais estratégico da execução do projeto. 

Isso significa que os gestores têm acesso a dados atualizados acerca da operação e conseguem tomar decisões mais efetivas.

Leia também: 5 motivos para terceirizar o planejamento de projetos e execução de obras

Como implementar o gerenciamento de obras?

Para implementar um planejamento de projetos e execução de obras baseado na gestão de qualidade, é fundamental fazer uma avaliação detalhada dos processos atuais, identificar gargalos, adotar ações para otimizar os fluxos, definir responsáveis, estabelecer metas e selecionar indicadores que serão acompanhados.

Uma maneira de garantir padronização e alta conformidade é contar com um parceiro qualificado na área, como a TDGI.

Com mais de 20 anos de experiência no setor, a TDGI oferece a solução de Gestão de Espaços e Obras (GEO), auxiliando o seu negócio com o desenvolvimento de layouts, ocupação dos espaços, gestão de projetos, execução de obras e remodelação de espaços interiores.

Tudo isso contando com uma equipe técnica multidisciplinar e tecnologias inovadoras, não somente apoiando a gestão de qualidade em obras, mas também garantindo eficiência, produtividade e melhor controle de custos.

Quer saber mais? Acesse agora mesmo e entre em contato com o nosso time.

 

Baixe nosso “Guia prático para redução de custos no setor industrial” e saiba as principais boas práticas para economizar e ter maior competitividade.