gestão de compras hospitalares

Como organizar a gestão de compras hospitalares e superar desafios

Escolher os melhores fornecedores é um dos grandes desafios da gestão de compras hospitalares. Afinal de contas, firmar a parceria correta com os vendedores é a melhor maneira de garantir a qualidade dos insumos e serviços nas instituições de saúde para prestar um atendimento médico adequado aos pacientes.

Por isso, ressalta-se que o trabalho não visa apenas comprar produtos mais baratos, mas sim assegurar o melhor custo-benefício e ter um bom relacionamento com todos os stakeholders.

O artigo de hoje vai mostrar como você pode organizar a gestão de compras hospitalares e superar os desafios possíveis ao procurar bons fornecedores.

Leia também: Gerenciamento de manutenção de equipamentos: 5 preocupações em hospitais

4 dicas para fazer uma boa gestão de compras hospitalares

O departamento de compras tem uma relação direta com o setor financeiro. Até porque o preço e a qualidade das mercadorias e serviços prestados irão impactar a rentabilidade e o desempenho da unidade de saúde.

Diante disso, a gestão de compras hospitalares é o setor responsável por guiar os procedimentos de negociação, encontrando as melhores soluções para garantir a alta produtividade.

Abaixo, confira algumas dicas para fazer esse trabalho com eficiência.

1 – Verifique a procedência dos materiais e equipamentos adquiridos

Para fazer a aquisição de bons produtos, é fundamental verificar a procedência dos materiais e equipamentos adquiridos. Os suprimentos contribuem para toda a estrutura hospitalar e, por esse motivo, até mesmo os itens básicos devem priorizar a alta qualidade.

A partir desse levantamento, é possível oferecer um atendimento de excelência, aproveitando-se de artigos de saúde de qualidade, maquinário de primeira linha, tecnologia de ponta, serviços e processos de manutenção adequados, entre outros itens.

2 – Defina as principais metas

A gestão de compras hospitalares é um processo pautado em metas. Afinal, é preciso delimitar quais são os insumos mais urgentes e necessários para os hospitais, a fim de promover o atendimento humano e de qualidade.

Para casos de emergência, as solicitações devem ser ainda mais focadas. É o que ocorreu neste ano, quando o Ministério da Saúde adquiriu mais de 3,3 mil ventiladores pulmonares para enfrentamento da Covid-19.

3 – Controle o tempo e o estoque

É importante analisar o tempo gasto em cada compra para o hospital e os insumos armazenados em estoque para utilização da equipe médica. A ausência de produtos ou maquinário e os atrasos na recepção dos materiais e nos procedimentos de manutenção de equipamentos podem ocasionar muitos problemas, entre os quais:

  • Demora no atendimento ao paciente por falta de equipamentos;
  • Prejuízo para a imagem institucional do hospital;
  • Perdas financeiras para a instituição.

Saiba mais: 7 riscos de não fazer a manutenção de equipamentos hospitalares

4 – Evite desperdícios

Fazer uma grande aquisição pode não ser a melhor estratégia para a gestão de compras hospitalares. Afinal, os materiais vão ocupar um amplo espaço e, além disso, alguns produtos podem passar do prazo de validade.

Por esse motivo, o melhor é controlar as compras para evitar desperdícios, gastos desnecessários, alto nível de estoque e materiais que a instituição não precisa, entre outros aspectos.

Como a gestão de compras hospitalares escolhe os fornecedores?

Outro ponto importante é escolher bem os fornecedores de produtos e serviços, especialmente para a manutenção de equipamentos e recursos.

Para fazer isso, o departamento deve:

  • Analisar a qualidade dos serviços oferecidos por meio de indicadores de desempenho;
  • Encontrar parceiros capazes de atender às demandas do hospital;
  • Garantir que os serviços prestados estejam de acordo com as normas de segurança;
  • Prezar por fornecedores que estejam de acordo com o nível de qualidade exigido pela empresa.

É fundamental também que a área de compras esteja em constante contato com os demais setores a fim de obter um feedback de todos os serviços prestados.

Conte com a TDGI para apoiar a gestão de compras hospitalares

Para ajudar a gestão de compras hospitalares e obter melhores serviços de manutenção dos equipamentos, conte com a TDGI, uma empresa experiente, com sólida reputação no mercado e com profissionais especializados para cumprir as boas práticas da empresa.

A TDGI realiza a gestão de operação e manutenção para instituições de saúde, valorizando os ativos dos clientes e usando as melhores soluções para manutenção preventiva, preditiva e corretiva de instalações. 

Além disso, possui equipes interdisciplinares para realizar a manutenção de equipamentos hospitalares.

Estamos prontos para entregar serviços de máxima produtividade e eficiência, com redução de custos, otimização de recursos, plano de manutenção, transparência, cumprimento dos SLAs e rápido atendimento para consertos.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre todos os nossos serviços!