5 razões para adotar um projeto e execução de obras
Na construção civil, é necessário um bom gerenciamento dos processos construtivos para não perder tempo com atividades pouco funcionais. Para isso, o projeto e execução de obras precisam ser pensados com cuidado para gerar produtividade dentro da obra.
A fim de evitar correções que geram perdas irreparáveis, o projeto e execução de obras funciona através da cotação de materiais, planejamento orçamentário, contratação de material, montagem da instalação, manutenção, etc.
Veja mais a seguir sobre a importância do projeto e execução de obras.
O que é o projeto e execução de obras?
O planejamento e gestão de obras é de suma importância na construção civil. Através do passo a passo das etapas da obra, é possível garantir que tudo ocorra como planejado.
Na gestão de obras na construção civil, ao determinar o orçamento inicial se consegue controlar os materiais que serão utilizados e o giro dos mesmos, avaliar os processos e se necessário ter adaptações para que o fluxograma de processos seja executado corretamente.
Além disso, há algumas razões para aplicar um projeto e execução de obras como serão apresentados a seguir.
Veja mais: Riscos de não contar com um projeto e execução de obras
1- Melhor gerenciamento do tempo
Ao respeitar o planejamento de obras, a produtividade aumenta e assim o projeto fica mais otimizado, o que é interessante para todos ao redor.
Quando uma obra tem início, muito se perde quando um responsável não cumpre sua tarefa. Com efeito em cadeia, todos são afetados, o que compromete até o prazo da obra.
Para minimizar circunstâncias que afetem diretamente nas datas da obra, é importante respeitar o fluxograma de processos.
2- Redução de custos
Com o monitoramento e gestão de obras, os custos são reduzidos pela otimização dos processos. Casos que exigem uma correção de emergência são evitados e gastos desnecessários são minimizados.
Veja mais: 3 benefícios de um cronograma de execução de obras bem elaborado
3 – Mais segurança
A gestão de obras permite que o projeto e execução de obras tenha mais manutenções preventiva e garantem mais estabilidade da infraestrutura local. Há com isso mais segurança para os funcionários.
4 – Serviço especializado
Ao adotar o projeto e execução de obras, é importante determinar quem vai ficar responsável pela execução do planejamento. Quando não, contratar uma empresa terceirizada especializada para cumprir essa tarefa.
Ao fazer isso, garante que o serviço prestado será de qualidade por pessoas especializadas no assunto.
5 – Controle de tarefas
O projeto e execução de obras permite que as etapas aconteçam no tempo previsto e, caso hajam imprevistos, seja logo adaptado para se entrar dentro do prazo novamente.
Conte com a ajuda da TDGI!asso a passo para montar um plano de manutenção preventiva
Para que a redução de custos em hospitais seja eficiente, é fundamental que a sua empresa conte com a ajuda de um parceiro especializado, como é o caso da TDGI.
Com mais de 20 anos de experiência no setor, a TDGI oferece aos seus clientes soluções completas e serviços totalmente adequados às necessidades da sua organização.
Contando com profissionais qualificados, nós também te auxiliamos desde o planejamento inicial até a sustentação das suas iniciativas, garantindo a redução de custos, o aumento da produtividade, a otimização constante e o diferencial competitivo para o seu negócio.
Quer saber mais? Fale com a TDGI!