como reduzir custos de uma empresa

Como reduzir custos de uma empresa: 7 práticas que ninguém te contou ainda

Como reduzir custos de uma empresa? Essa é uma pergunta recorrente para gestores que buscam alcançar o sucesso no mercado, mas, na prática, é algo que depende de muitos fatores. 

Afinal, a redução de despesas é uma das medidas prioritárias, assim como direcionar melhor os investimentos dentro do negócio. Assim, com um ROI (Retorno sobre Investimento) maior, é possível ter um aumento significativo no faturamento da empresa.

Inclusive, um dos fatores que mais resulta no encerramento das atividades em pequenas e grandes empresas é, justamente, a falta de planejamento financeiro. Segundo estudo do Guia do Empreendedor, apenas 65% dos empresários têm envolvimento ativo com as finanças.

Sendo assim, aprender mais sobre como reduzir custos de uma empresa é o grande segredo para uma gestão eficiente e assertiva.

Mas, afinal, como reduzir custos de uma empresa?

No artigo de hoje, separamos 7 dicas de como reduzir custos de uma empresa, sem a necessidade de suspender investimentos. Confira as nossas recomendações:

Você pode se interessar: Como reduzir custos de uma empresa: conheça 5 metodologias essenciais para indústrias

1 – Investir em ações de marketing dentro do negócio

Investir em ações de marketing dentro de um negócio (endomarketing) é uma maneira de criar um maior envolvimento dos colaboradores com a empresa. Dessa forma, além de sua equipe realizar o trabalho com mais empenho e dedicação, pode apoiar a divulgação da empresa, ajudando na prospecção e reduzindo custos.

É inquestionável a importância da marca pessoal das empresas nas redes sociais, pois é lá que os potenciais clientes e futuros parceiros estão. Por meio do digital, a autoridade da sua empresa é instalada e quanto melhor atendimento e suporte dado ao cliente, mais marketing boca a boca ganhará do seu negócio. 

Estudos da American Marketing Association sobre o comportamento do consumidor já comprovaram que os consumidores querem saber se as empresas que estão interagindo se importam realmente com seus interesses. E como as empresas demonstram isso? Tratando com respeito e empatia os clientes, dando o suporte necessário, tocando em suas principais necessidades…

A performance de vendas aliada ao eficiente atendimento e marketing garante ótimos resultados e investimentos a longo prazo que evita gastos desnecessários.

2 – Automatizar tarefas repetitivas

Atualmente, o investimento em ferramentas tecnológicas, principalmente sistemas capazes de automatizar tarefas repetitivas e desburocratizar processos, é muito comum dentro das empresas. Com essas ferramentas, é possível ter um melhor gerenciamento do tempo, e os colaboradores podem dedicar mais energia ao core business (principais atividades) da empresa. 

Dependendo do setor, há várias empresas terceirizadas especializadas naquilo que você precisa. E, ao optar por contratá-las, as vezes sai mais em conta, tanto por permitir que a gestão e outras áreas desempenhem outras funções com mais empenho por terceirizar uma parte, tanto pela economia que a contratante tem ao contratar uma terceirizada, quando considera outro tipo de contratação mais onerosa e menos competente.

Clique e saiba mais: Como reduzir custos de uma empresa: conheça as vantagens da indústria 5.0

3 – Saber negociar com fornecedores

Você já ouviu a frase “o barato sai caro”? Ela cai muito bem, quando o assunto é fornecedor. Muitas vezes, substituir um parceiro apenas pelo preço, desconsiderando a qualidade do produto ou serviço, pode não trazer um bom retorno para o seu negócio.

Pensando nisso, sugerimos que você saiba negociar com seus fornecedores. Também vale a pena analisar a possibilidade de ter uma gestão multisserviços com o mesmo fornecedor, já que pode baratear o preço final. Por exemplo: é possível contar com uma empresa para realizar a gestão de manutenção, facilities e reformas corporativas.

Também é interessante fazer uma pesquisa de mercado minuciosa sobre o mercado para ver se os fornecedores cumprem com o que sua empresa necessita ou se ainda também acompanha as tendências, já que as mudanças são inevitáveis, mas ainda dá para se planejar baseando-se nos resultados obtidos agora e com o histórico de eventos. Ao analisar seu plano de gestão, é possível decidir quais dos fornecedores vale a pena continuar investindo ou começar a investir a partir de agora.

Leia também: Como reduzir custos na indústria: entenda como diminuir a depreciação de ativos

4 – Fazer o planejamento de estoque

É comum que muitos estoques fiquem repletos de produtos, com baixa rotatividade e em larga escala. Isso pode gerar custos adicionais para a empresa e, para evitar situações como essa, o setor de compras deve ficar atento às necessidades do mercado.

A dica é planejar as compras conforme o fluxo de vendas. Muitas vezes, investir em um software de controle de estoque, para evitar perdas dos produtos e ter um gerenciamento mais amplo das mercadorias, pode valer muito a pena.

Em princípio pode parecer caro investir em uma plataforma que lhe forneça esses dados, mas não se engane. É importante monitorar para identificar os danos o mais rápido possível e agir para solucioná-los. A tecnologia permite ter feedback cada vez mais ágeis que cooperam para estender a qualidade dos produtos e serviços das empresas, por isso é recomendável que usufrua desses produtos de monitoramento.

5 – Orientar a equipe

Realizar treinamentos e orientações pode ser interessante para estimular os colaboradores na adoção de alguns hábitos. Empresas que estão buscando alternativas sobre como reduzir custos de uma empresa podem colocar placas orientando os funcionários para que evitem desperdício de água e eletricidade, por exemplo.

Da mesma forma, é possível capacitar as equipes para o melhor uso de equipamentos e instalações, minimizando o risco de problemas e quebras. O que gera um gasto extra com manutenção corretiva.

A tecnologia pode ser também uma ótima aliada na realização desses treinamentos. Sabendo das mudanças de mercado com os novos modelos de trabalho, incluindo o híbrido e o remoto, há programas que visam o aproveitamento parcial ou totalmente remoto, o que facilita a aprendizagem de equipes que têm mais trabalho externo ou remoto. Dessa maneira, a empresa economiza tempo e valor com deslocamentos.

Visando também investimentos a longo prazo, há plataformas dentro do mercado que também monitoram o desempenho de colaboradores para assim dar feedbacks mais personalizados. Assim, suas habilidades e competências são estimuladas e há mais engajamento. 

Outras vantagens de investir em treinamentos, é que ajudam a manter a cultura organizacional, a conhecer as novas práticas e divulgar os valores da empresa. Além disso, os funcionários têm mais sensação de pertencimento e, consequentemente, maior satisfação, o que promove mais produtividade.

Veja mais: Projeto de redução de custos hospitalares: confira 7 dicas essenciais

6 – Usar a tecnologia ao seu favor

A tecnologia pode colaborar muito e ajudar a reduzir custos de uma empresa. Por exemplo, é possível substituir a impressão de arquivos por documentos digitalizados, ou mesmo reuniões presenciais por virtuais. Já a automação substitui as atividades realizadas por humanos, permite eliminar as tarefas manuais, repetitivas e burocráticas, evita erros e refações, gerando eficiência, produtividade e economia.

Além disso, o uso de tecnologias na manutenção, como nos serviços preditivos, possibilita analisar leves quedas de desempenho, já antevendo possíveis problemas futuros e direcionando esforços de manutenção. Assim, é possível reduzir os consertos mais trabalhosos futuros.  

A tecnologia ampara muito as empresas para prevenir incidentes e mais gastos com manutenção corretiva, que como já foi citado, traz mais despesas. Por meio da tecnologia ainda, as empresas têm mais conectividade com as ações do seu consumidor, e também conhece mais sobre a concorrência para destacar ainda mais seu potencial de mercado.

7 – Identificar ineficiências

Para realmente aprender sobre como reduzir custos de uma empresa, é necessário identificar ineficiências (de produção, manutenção, gestão etc.). Por vezes, um trabalho mal executado pode ser o responsável por um gasto adicional no seu negócio. Assim, quando o problema é rapidamente solucionado, é possível ter um retorno financeiro muito maior.

Por isso, aplicar em mais projetos que aumentam a vida útil do equipamento é bem mais rentável do que substituir por um novo. 

Logo é possível notar que para reduzir os custos da sua empresa, é necessário primeiramente uma visão integral dela. Das suas principais dificuldades, as personas, os valores… Dessa forma, é interessante então fazer a divulgação inteligente dos seus produtos e serviços, de forma que preze muito pela experiência do consumidor. Isso garante mais satisfação e um relacionamento mais confiante entre os clientes.

Em seguida, ver o que precisa ser automatizado para administrar melhor a energia dentro da própria empresa, e também o espaço, tudo a fim de dar mais produtividade em prol da empresa e liberdade para o colaborador. Por isso também é importante investir em capacitação para reter talentos dentro  do seu negócio, e a tecnologia é uma forte aliada em todas as etapas do processo para reduzir os custos administrativos.

Como a TDGI pode te ajudar?

Se você está em busca de como reduzir custos de uma empresa, precisa conhecer os serviços da TDGI. Com mais de 20 anos no mercado e presentes em 9 países do mundo, nós oferecemos trabalhos especializados para melhorar o desempenho do seu negócio e otimizar recursos.

Atuamos na execução e gestão das atividades de manutenção, facilities e construção civil. Tudo com o objetivo de valorizar os ativos da sua empresa, reduzir custos e garantir o pleno funcionamento de sua instalação. Com isso, você não precisa se preocupar e pode se focar no core business.

A TDGI é especializada na elaboração de planos e, com certeza, irá te mostrar como reduzir custos de uma empresa facilmente. Entre em contato conosco e conheça as nossas soluções personalizadas

 

Baixe nosso Guia “Passo a passo para criar um plano de manutenção hospitalar eficiente ” e saiba as principais boas práticas!