Como organizar um departamento de manutenção industrial: conheça o fluxo de trabalho
Saber como organizar um departamento de manutenção industrial é fundamental para tornar o negócio mais competitivo devido à otimização do funcionamento do maquinário.
Quando o departamento de manutenção industrial é estruturado corretamente, pode-se observar ganhos operacionais, redução de custos, aumento da produtividade e um desempenho mais estratégico e inteligente.
Considerando essa relevância, saber como organizar um departamento de manutenção estrategicamente deve ser prioridade para os gestores.
Saiba mais: 5 passos para melhorar a gestão da manutenção na indústria
Como organizar um departamento de manutenção?
Existem algumas etapas comuns sobre como organizar um departamento de manutenção industrial que tornam a implementação desses processos mais fácil e rápida. Entenda a seguir algumas fases relevantes.
- Prioridades de manutenção: é a definição do tipo de manutenção necessário à indústria, como de emergência, crítica (até 7 dias) e normal (a partir de 7 dias);
- Ordem de manutenção: é o documento com as informações detalhadas sobre a manutenção, como recursos humanos e materiais necessários, em caso de demanda emergencial ou corretiva;
- Notas de manutenção: são documentos para registro das ocorrências, dados, análise de falhas e histórico do equipamento, inclui pedido de trabalho para solicitações programadas;
- Rotas de manutenção: trata-se de um documento que sistematiza as tarefas de manutenção periodicamente, sendo usados para casos de manutenção preditiva e de inspeção.
Veja ainda: 6 principais indicadores de manutenção para indústrias e empresas
Portanto, a organização do departamento de manutenção depende de uma decisão estratégica sobre o tipo de manutenção que será priorizado pela empresa.
Por exemplo, pode ocorrer de um equipamento apresentar problemas e interromper a operação para uma manutenção emergencial, mas as chances são significativamente menores se a estratégia englobar os reparos preventivos e preditivos.
Leia mais: Redução de custos na indústria: conheça os benefícios da terceirização de serviços
Quais os benefícios da manutenção preventiva?
Se o objetivo é saber como organizar um departamento de manutenção, a recomendação é sempre que possível priorizar a manutenção preventiva e condicionada ou preditiva nas indústrias. Isso se deve aos benefícios, que incluem:
- Promove maior controle dos recursos e das operações industriais;
- Minimiza as chances de interrupções na linha de produção, que pode comprometer prazos e entregas;
- Evita custos com consertos ou substituição do maquinário que são mais elevados do que os de manutenção preventiva;
- Permite a coordenação das atividades, promovendo a manutenção em períodos de ociosidade do maquinário, sem comprometer a produção;
- Aumenta a eficiência dos equipamentos, com ganhos de produtividade para a equipe;
- Reduz atrasos durante o próprio processo de manutenção, como devido à necessidade de comprar insumos e aguardar a entrega.
As vantagens da manutenção preventiva e preditiva garantem que as indústrias que optam por esse modelo sejam mais competitivas e eficientes.
Veja mais: Saiba como calcular manutenção preventiva e o seu ROI
Como estruturar corretamente a manutenção industrial?
Mesmo sabendo como organizar um departamento de manutenção industrial, os gestores são beneficiados quando optam por uma parceria estratégica com uma empresa especializada.
A TDGI, por exemplo, pode colaborar nesse processo devido aos serviços de manutenção que englobam desde o planejamento, detalhamento das atividades, até a execução com profissionais qualificados.
Leia também: Gestão de fornecedores na indústria: como torná-la mais eficiente
Com a terceirização da organização do departamento de manutenção, os processos são otimizados, sendo mais assertivos, eficientes e transparentes, o que gera economia, qualidade e competitividade à indústria.
Quer saber mais sobre a terceirização de serviços? Confira nossa página sobre manutenção para indústrias!